Coluna do Blog

por Carlos Britto // 19 de junho de 2018 às 07:00

A torre de Babel do São Francisco

O xadrez eleitoral no Sertão do São Francisco começa a se mostrar mais evidente. O antigo aliado pode não ser mais o companheiro dessa batalha, e pode até virar o inimigo político do futuro.

Só para usar exemplos simples, vamos a essa movimentação na região.

Miguel Coelho (PSB), prefeito de Petrolina, vai votar com Armando Monteiro Neto (PTB). Humberto Mendes (PDT), de Santa Maria da Boa Vista (PE), e Josimara Cavalcante (PTB) de Dormentes, antes aliados de Armando, já viraram governistas e devem marchar com Paulo Câmara (PSB).

Em Cabrobó (PE) o atual prefeito Marcílio Cavalcanti (PMDB), que recebeu apoio de Armando em sua última eleição, já pulou do barco e segue o governador por onde ele apareça.

Em Lagoa Grande (PE) Robson e Dhoni Amorim, ex-prefeitos do PSB, seguiram a orientação do senador Fernando Bezerra (MDB) e também marcharão com Armando.

Voltando a Petrolina, o ex-prefeito Odacy Amorim (PT), que recebeu apoio de Armando em suas últimas eleições, vai com Paulo Câmara se o projeto de Marília Arraes, sua colega de partido, cair por terra.

Mesmo destino do ex-prefeito Julio Lossio se, por acaso, o seu projeto de candidatura própria não vingar e se o seu partido se aliar com o governador. Na política é assim: o que foi, pode não ser mais. Ou talvez nunca tenha sido.

Acordo com INSS

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, recebeu no último final de semana, o superintendente Regional do INSS no Nordeste, Marcos de Brito Campos, que veio acompanhado dos gerentes executivos do INSS Recife, Denise Martins e Renato Mousinho do INSS de Campina Grande. O motivo da vista foi fazer com que as duas instituições possam celebrar um acordo de cooperação para entrada de Requerimentos Eletrônicos do INSS Digital nos Municípios. A celebração desse acordo deverá acontecer na próxima reunião extraordinária, em julho próximo.

Paralisação de advertência

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, aprovou paralisação de advertência. Eles decidiram, em assembleia, devendo cruzar os braços por 48 horas a partir das 7h desta quinta-feira (21). De acordo com a entidade, a intenção é “demonstrar a insatisfação de toda a categoria em face do endurecimento das negociações com o prefeito em chegar a um acordo para pagamento do retroativo do reajuste salarial referente ao mês de janeiro de 2018”. O sindicato disse já ter informado a prefeitura sobre a paralisação.

A força política de Rui

O governador da Bahia, Rui Costa, deu uma demonstração de sua força política ontem (18), ao reunir 108 prefeitos – entre eles o de Juazeiro, Paulo Bomfim, como o Blog já informou – e 41 deputados federais e estaduais para o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/19. Nos bastidores, o que se comenta é que Rui vai conseguindo traduzir em articulação política o fruto do seu trabalho administrativo.

Coluna do Blog

  1. Anacleto Silva disse:

    E os políticos ainda dizem não saber porque a credibilidade permanece no chão.
    Não existe um mínimo de coerência e compromisso em suas posições e discursos. Tudo muda ao sabor dos interesses pessoais imediatos.

  2. Defensor da Liberdade disse:

    Penso que esteja na hora do PSB expulsar Miguel por infidelidade partidária, no mais espero que a derrota da turma dos demagogos agora com Armando seja grande, antes o imóvel Paulo Câmara do que os abutres que faziam parte do governo, mas pularam fora por oportunismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários