Coluna do Blog

por Carlos Britto // 12 de junho de 2018 às 07:00

Projeto de lei de Gabriel Menezes esbarra em ‘detalhe’

A três dias para a abertura do São João oficial de Petrolina, o integrante da bancada de oposição, Gabriel Menezes (PSL), esquentou um debate semana passada na Casa Plínio Amorim. O vereador lamentou que um projeto de lei, de sua autoria, continue sendo ignorado pela atual administração.

A matéria estabelece um valor máximo de R$ 100 mil para pagamento de cachê a artistas ou grupos artísticos contratados pela prefeitura nos festejos juninos ou em outros eventos que recebam qualquer apoio financeiro por parte da administração.

Gabriel Menezes lamenta que seu projeto esteja há um ano tramitando na Casa, sem nenhum sinal de que será votado. O vereador reforça que o projeto não veta que as contratações de valores mais altos sejam custeadas por outras fontes, tais como convênios com a União ou Governo de Pernambuco, nem com a iniciativa privada.

A intenção do oposicionista pode até ser boa, mas esbarra num detalhe: a questão política. Na gestão do aliado de Gabriel, o ex-prefeito Julio Lossio (REDE), a prefeitura teve de arcar com as cifras altas dos artistas de renome nacional, sobretudo porque Lossio não era sintonizado com o Estado e tinha pouca abertura com o governo federal. Isso rendeu, inclusive, muito barulho na Casa, devido a denúncias de suposto superfaturamento na contratação dos artistas nacionais.

Por isso não será surpresa nenhuma que, mesmo com a justificativa de Gabriel, de ser preciso impor limites de gastos públicos diante de um cenário ainda delicado de crise financeira, o projeto dificilmente saia de onde está. Primeiro, porque o atual prefeito Miguel Coelho está ciente desse cenário; tanto que toda a estrutura da festa não é de responsabilidade do município, mas da iniciativa privada, o que ameniza bastante os custos. Depois porque, na política, há coisas que dificilmente mudarão.

APLB cobra da Prefeitura de Curaçá

Em recente reunião com a coordenação da APLB/Sindicato, o prefeito de Curaçá (BA), Pedro Oliveira, se comprometeu em discutir com a categoria de professores e a comunidade escolar as mudanças e adequações que serão feitas nas unidades escolares, bem como como serão investidos os recursos dos Precatórios do Fundef. Como encaminhamento, ficou agendada uma nova discussão no dia 1 de agosto próximo.

Injeção na economia

A Prefeitura de Petrolina vai antecipar 50% do 13º salário, contemplando milhares de petrolinenses e injetando mais de R$ 9 milhões no comércio do município. A liberação do pagamento ocorrerá nesta quarta-feira (13). De acordo com o prefeito Miguel Coelho, a antecipação desta parcela do 13º salário é resultado de um esforço da administração que, mais uma vez, fez um planejamento financeiro para priorizar o pagamento dos servidores regularmente.

Lossio acompanha Marina

Quem chega a Pernambuco nesta quarta-feira (13) é a ex-senadora Marina Silva, pré-candidata à Presidência da República pela Rede Sustentabilidade. Ela cumprirá uma agenda de dois dias no Estado. A presidenciável irá participar, amanhã, a partir das 19h, de uma plenária com os filiados do partido e com simpatizantes de sua candidatura, no auditório da torre 1 do Shopping RioMar. Na quinta (14), prestigia o lançamento da pré-candidatura do Pastor Jairinho ao Senado. Os pré-candidatos da REDE ao governo do Estado, Julio Lossio, e ao Senado, Jairinho e Antonio Souza, acompanharão Marina em sua agenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários