Coluna do Blog

por Carlos Britto // 06 de junho de 2018 às 07:00

O cenário indefinido da corrida ao Palácio do Campo das Princesas

A pesquisa Vox Populi para consumo interno, vazada na tarde desta terça feira (5), caiu como uma bomba na cena política de Pernambuco. mesmo sendo para consumo interno, o levantamento mostrou a imensa rejeição do governador Paulo Câmara e a súbita subida dos seus adversários diretos: Marilia Arraes (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB).

Se a pesquisa chegou até a este blogueiro, longe da capital, claro que está, nesse momento, aberta na mesa do governador e dos seus atônitos secretários.

Paulo até tentou equilibrar as contas do governo, mas pecou na falta de habilidade política e na soberba dos seus mais próximos e deslumbrados secretários.

Falhou imensamente na segurança pública, que assolou Pernambuco com aumentos enormes na violência sem controle e em outras áreas vitais

É claro que a eleição está longe de estar decidida e o fator Marília pode ser coisa do passado, com a brutal canetada do PT nacional levando o partido para Paulo Câmara. Mas os indícios de que algo vai muito mal no palanque do governador pode começar a afugentar aliados e novas adesões.

Em total desgoverno

É assim que está a cidade de Jaguarari, no norte da Bahia. A população está usando as redes sociais para lamentar o atual momento político que o município se encontra. Comenta-se em política “rasteira”, que “envergonha” e tem colocado a cidade em evidência na mídia estadual quase que semanalmente, por conta de frequentes escândalos – um deles envolvendo Everton Rocha, prefeito que foi cassado pela terceira vez. Mas a péssima situação, segundo os moradores, se estende também ao Poder Legislativo, que estaria manifestando total desinteresse em fazer a boa política. Haja bronca.

Operação-pipa cortada em Juazeiro

Na tribuna da Câmara de Juazeiro (BA), ontem (5), o vereador Agnaldo Meira (PCdoB) voltou a criticar as medidas adotadas pelo Governo Temer em relação à operação carro-pipa, que está deixando famílias da zona rural da cidade desabastecidas. “Em nosso município são mais de 16 mil pessoas beneficiadas com a Operação Carro-Pipa. O governo federal cortou mais de 95% dos recursos para o Nordeste, o que tem impedido que a operação possa circular em nossa região. Estive em contato com o SAAE e com o prefeito Paulo Bomfim, e estão sendo encaminhadas alternativas para beneficiar essa população”, argumentou Meira.

Debate ampliado

Vice-líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) defendeu, nesta terça-feira (5), a ampliação do debate sobre a política de preços de combustíveis praticada pela Petrobras. Ao apresentar dados comparativos de aumentos de valores da gasolina, do diesel e do gás de cozinha nos últimos governos, ao longo de 15 anos, o senador afirmou que a política conduzida pela estatal precisa deixar de ser suscetível à volatilidade do câmbio e dos preços internacionais do petróleo, mas sem o que Fernando Bezerra classificou como “volta ao passado”. O parlamentar também se posicionou pelo estabelecimento de uma alíquota máxima de impostos estaduais sobre combustíveis, energia e comunicações. E olhe que o senador é aliado do presidente.

Cortes criticados

A deputada estadual Socorro Pimentel (PTB) criticou os cortes anunciados pelo governo federal para custear a despesa com o subsídio ao óleo diesel. A parlamentar enfatizou que, para compensar a redução do preço do combustível, a Medida Provisória nº 839/2018, de 30 de maio, retira R$ 179 milhões da saúde e R$ 205 milhões da educação. A parlamentar chamou a atenção, ainda, para o estudo publicado pelo periódico científico PLoS Medicine, apontando que as políticas de austeridade contra a crise econômica no Brasil, como o teto de gastos públicos, podem levar a um aumento de 8,6% na taxa de mortalidade infantil até 2030. É problema.

Coluna do Blog

  1. Francisco Junior disse:

    O pior de tudo é quem são os opositores, uma galera que come no mesmo prato do governo Temer, inclusive livrando a pele do vampirão das garras da polícia, e o outro do PT que ta mais sujo do que pau de galinheiro e não tem o minimo de humildade pra reconhecer os erros e ainda se acha acima do bem e do mal. Acorda Pernambuco há de aparecer mais nomes do que esses que aí estão.

    1. Guilherme disse:

      Falou o petista, aquele que comeu 15 anos no prato de Temer a agora critica quem faz o mesmo. Povo cínico…

      1. Defensor da Liberdade disse:

        O erro de um não justifica o do outro. Guigui é metido à neocon, mas parece um esquerdista. Aliás neocons são os esquerdistas da direita, veneram Olavo de Carvalho que acham que Pepsi Cola é feita de “fetos abortados”! Pense num feto gostoso esse! Para vê o nível intelectual dessa gente que se acha superior a esquerda.

  2. Defensor da Liberdade disse:

    “o senador afirmou que a política conduzida pela estatal precisa deixar de ser suscetível à volatilidade do câmbio e dos preços internacionais do petróleo”

    Meu Deus olha o que o suprassumo da inteligência humana propõe! E o custo de oportunidade vai para onde senador? E o lucro excedente com base no preço international (que a anta da Dilma suspendeu e vimos a tragédia nas contas da empresa) que estava tirando a empresa do buraco, vai para onde senador? Será que o exemplo da PDVSA Venezuelana, que deixou de seguir a cotação internacional, e hoje não conseguem nem manter os equipamentos que têm, a produção de petróleo lá só despenca, é pouco? … Ah falar dessas coisas para quê, falar de economia para socialista é o mesmo que estar falando com uma porta!

  3. Jair Vasconcelos disse:

    Não dá para incluir a Venezuela nessa discussão, pois ela pratica preços surreais no mercado interno, na verdade, simbólicos. O preço praticado pela Petrobras é criminoso. Lucro acima de 300%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários