Coluna do Blog

por Carlos Britto // 15 de maio de 2018 às 07:00

Combustível caro, suspeita de cartel e silêncio das autoridades

O absurdo nos preços dos combustíveis em Petrolina e a forte desconfiança de um cartel na cidade começam a ganhar força nas mídias sociais com o mesmo barulho do silêncio cumplicioso das autoridades.

Um chamamento para um protesto nesta quarta-feira (16) está sendo compartilhado pelos grupos de WhatsApp, pelo Facebook e Instagram.

Mas só o povo tem falado. As autoridades estão todas caladas e o Ministério Público não emite uma linha sequer sobre essa grita antiga do povo petrolinense. Ou ainda não se sentiu provocado?

O fato é que a gasolina a quase R$ 5,00 é um acinte e, há quem diga, que o preço dos combustíveis na cidade estaria entre os maiores do Brasil. Vamos ver quem vai se pronunciar depois dessa nota.

Suporte à comissão

O presidente das Associações de Bairro de Petrolina, José Santos, disse estar disposto a ajudar a Comissão Especial de Inquérito da Casa Plínio Amorim, que será criada para investigar denúncias contra o HDM/Imip. Segundo ele, a Comissão de Líderes Comunitários, que formalizou ontem (14) uma ação cível pública no MPPE contra a direção do hospital, “tem muitas informações” que poderão ajudar os vereadores.

Pra bom entendedor

Ex-aliado de Julio Lossio (REDE), o vereador Major Enfermeiro (MDB) deixou no ar uma frase que, pra bom entendedor, não precisa de explicações. De volta ao grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), Major resumiu a recente reunião que o atual prefeito Miguel Coelho (sem partido) fez com sua bancada governista. “Queria parabenizar Miguel por fazer reunião com os vereadores, porque passem um bocado de tempo, dois mandatos, e não via muita reunião com o prefeito (Lossio). Esse pelo menos chama a bancada pra conversar”.

Clebel e a redução dos gastos

Durante duas entrevistas, ontem (14), o prefeito de Salgueiro (PE), Clebel Cordeiro (MDB), disse ter reduzido os gastos do município e  que o dinheiro economizado foi revertido em diversas atividades e pagamento salarial em dia. “Com todo respeito às lideranças locais e a população, vim aqui hoje enfatizar que estou à disposição da população em busca de melhorias. Se unirmos nossas forças, pode ter certeza que conseguiremos fazer uma Salgueiro melhor”, afirmou.

Segundo turno sob risco

Caso as novas regras das emancipações passem nesta terça-feira (15) na Câmara dos Deputados, Petrolina poderá adiar por muito mais tempo as chances de ter um segundo turno para as eleições de 2020. Isso porque se Izacolândia e Rajada virarem cidades, o número de eleitores de Petrolina reduziria significativamente, já que para ter segundo turno seriam necessários 200 mil eleitores. A constatação é de Júlio Cesar Monteiro, um dos integrantes da Comissão Pró-Izacolândia.

Coluna do Blog

  1. Alécio Coelho disse:

    “SILÊNCIO CUMPLICIOSO DAS AUTORIDADES” ! Palavras muito bem colocadas com relação ao assunto em questão.
    O Ministério Público tem o DEVER e OBRIGAÇÃO de verificar este ABSURDO que está acontecendo aqui em Petrolina com relação aos preços dos combustíveis. Se não podermos contar com o MP para nos defender em quem confiar? O CARTEL dos combustíveis aqui em Petrolina é ANTIGO e NUNCA, NUNCA se fez nada com relação a isso. O que é isso? Cadê a LEI? Cadê a defesa dos direitos dos cidadãos? Cadê as AUTORIDADES que ocupam os CARGOS importantes para nos proteger? O MP está omisso ! Porque? Algo a temer? Qual o problema em executar suas funções? Estou de saco cheio de tanto descaso com relação a muita coisa.
    Petrolinenses, vamos começar a mudar, nas próximas eleições municipais NÃO REELEGAM NINGUÉM ! RENOVEM seus candidatos, pessoas novas, com novas idéias. Tirem os sugas sugas das tetas do governo, a maioria é só para receber os salários e ficam com blá blá blá blá, brigas nas seções plenárias, um presidente vitalício, semi analfabetos, professores mau educados. RENOVEM, RENOVEM, RENOVEM. Fala sério.

  2. Defensor da Liberdade disse:

    Essa indignação com os cartéis de postos combustíveis beira a hipocrisia: Atacam somente os empresários donos de postos de combustíveis, que são a ponta do iceberg, quando deveriam atacar o sustentáculo dessa imbecilidade, que é o monopólio do governo sobre a produção, refino e distribuição de petróleo através da Petrobrás e suas subsidiárias, e a regulamentação asfixiante e fiscalização achacadora através da ANP, INMETRO, CADE e outras agências reguladoras, que não passam de cabides de empregos e objetos de manipulação para manter os privilégios dos grandes empresários ligados ao governo, enquanto que atacam os pequenos empresários, limitando a concorrência e mantendo público cativo para aqueles que tem poder político e financeiro de barganha.

    Ou atacamos o mal na raiz, ou continuaremos pagando preços absurdos por produtos que, pela sua elevada necessidade, deveriam ter preços baixos, além da péssima qualidade de tais produtos. Mas infelizmente a maioria da população analfabeta funcional acha que o petróleo é “patrimônio do povo”, e deve ser mantido nas mãos do estado para protegê-lo da cobiça dos estrangeiros. O resultado é que estamos sendo explorados pelos próprios compatriotas com essa imbecilidade de “setor estratégico”.

    1. Samuel disse:

      Interesante que não vejo um dono de posto falindo por causa do preço alto do combustível ( tão vivendo de migalhas ). Você só pode ser dono de um ou tem parente que tenha.

      1. Defensor da Liberdade disse:

        Antes de falar tamanho besteirol e atacar os outros, vá pesquisar sobre como funcionam os monopólios e oligopólios e como seus operadores obtêm grandes lucros, depois volte aqui com argumentos de gente inteligente e a gente conversa.

  3. Leonildo disse:

    A única explicação para tanta omissão do poder público e das autoridades seria que esse cartel tem “tentáculos” em todos poderes e as autoridades direta ou indiretamente tem vínculo com algum dono de posto..
    É um absurdo

    1. Samuel disse:

      É dono de posto, eu sabia!

  4. cidadão disse:

    um absurdo esta exploração em Petrolina, vou passar uma semana andando a pé para protestar. Não vou comprar gasolina por uma semana.

  5. Nelio G L Jobim disse:

    Cartel declarado a muito tempo! Só as autoridades não vê. São todos cúmplice da safadeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários