Coletivo volta a criticar Exército por fechar novamente Ilha do Fogo e cobra compromisso da Prefeitura de Petrolina

por Carlos Britto // 29 de maio de 2015 às 21:35

ilha do fogo_600x400/Blog Carlos BrittoO novo fechamento da Ilha do Fogo, localizada na fronteira entre Petrolina e Juazeiro da Bahia, suscitou duras críticas por parte de integrantes do Coletivo ‘Amigos da Ilha’ ao 72° Batalhão de Infantaria Motorizado (72 BIMtz), braço do Exército Brasileiro na região. O motivo do fechamento, desta vez, deve-se ao fato de o Corpo de Bombeiros em Petrolina anunciar que não mais disponibilizaria salva-vidas para o local.

Revoltados, os representantes do movimento pediram ao Exército para repassar a administração da Ilha do Fogo a quem tem competência para isso. Confiram:

O Exército Brasileiro maltrata os ribeirinhos de Juazeiro e Petrolina desde setembro de 2012, quando usurpou da população o direito de acesso ao espaço público, ao lazer, à vida saudável através da prática esportiva, quando nos roubou a Ilha do Fogo.

Contudo, nós cidadãos dos Vale do São Francisco, somos fortes! Não nos curvamos aos desmandos dos interesses privados que usurpam o patrimônio público do nosso país. Lutamos e conquistamos a abertura parcial da Ilha do Fogo, ainda que em condições muito precárias. Desde 2013, foi adicionado ao termo que delega a posse da Ilha do Fogo para o Exército a exigência de que ela fosse aberta aos finais de semana, garantindo o acesso ao público. Tal termo foi publicado no Diário Oficial da União em 9 de abril de 2013 com anuência do Exército.

Durante o período em que a Ilha esteve aberta aos finais de semana e feriados, o Coletivo Amigos da Ilha sempre reclamou do Exército e do poder público de Juazeiro e Petrolina o respeito aos cidadãos e a garantia de um uso adequado e com segurança do equipamento público.

Agora, mais uma vez, somos atacados pelo Exército Brasileiro. Desde o início do mês de maio fomos privados de acessar o espaço público diante da justificativa infundada de que o Corpo de Bombeiros, que sempre se fez presente na ilha, não disponibilizaria mais guarnições de salva vidas para o local. Com isso o Exército tem descumprido o estabelecido administrativamente pela Secretaria do Patrimônio da União e continua maltratando os cidadãos ribeirinhos.

Não solicitamos ao Exército Brasileiro que ocupasse a Ilha do Fogo. Não ficaremos com o ônus da incompetência das forças armadas em fazer a gestão de um equipamento público! Conclamamos ao 72° BIMtz que tenha bom senso, saia da Ilha do Fogo e a repasse para quem pode e tem competência para fazer a gestão adequada do espaço.

A Univasf já declarou o interesse em assumir a posse do equipamento público e, inclusive, já se esforçou em pensar melhorias para o local através de grupo de trabalho, juntamente com outras instituições e o Coletivo Amigos da Ilha.

Exigimos também que o poder público de Petrolina saia da inércia e omissão inescrupulosa e respeite os seus cidadãos, assumindo os compromissos firmados para o bom funcionamento da ilha.

Esperamos que a Ilha do Fogo seja reaberta o mais rápido possível, antes que uma intervenção maior da sociedade seja tomada ou que a degradação pela atual situação de abandono a torne inutilizável. 

Coletivo Amigos da Ilha,

29 de maio de 2015.     

Coletivo volta a criticar Exército por fechar novamente Ilha do Fogo e cobra compromisso da Prefeitura de Petrolina

  1. Dreda disse:

    Sou frequentador da Ilha do Fogo e também fico incomodado com o fechamento da Ilha no mês de maio, ainda mais pelo motivo alegado, de falta de bombeiros. Mas a Univasf não tem a menor condição de assumir a gestão da ilha. Está passando por séria crise financeira, com o contingenciamento de recursos pelo governo federal. Universidades federais também têm o histórico de negar acesso da PM, sem garantir a segurança adequada de usuários. Se a gestão passa à Univasf, a ilha volta a ser foco de drogas ilícitas da noite para o dia. Aliás, mesmo com o exército, ainda se via jovens fumando maconha nas pedras, mesmo em dias movimentados da ilha.

  2. Lampião disse:

    Coletivo Amigos da Ilha do Fogo… longe de ser…frequento a Ilha e nunca vi esse grupo fazer nada de concreto para manter o espaço limpo, pelo contrário tenta manchar a imagem dos representantes legais do poder público, além de insistirem na pauta da contramão do progresso, cuja via impede a busca de melhorias que sirva a todos, não apenas a um pequeno grupo ” Coletivo “. Divulguem seus projetos para melhorar o espaço, ao inves de dizer que “a” ou “b” deve fazer ou deixou de fazer. Assim fica muito facil. Faça-me um favor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários