Codevasf e Exército concluem serviço de contenção de processos erosivos em cidade do norte baiano

0
Foto: Ascom Codevasf/divulgação

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Exército Brasileiro realizaram ontem (20) a cerimônia de conclusão dos serviços de contenção de processos erosivos em um trecho de 2,8 quilômetros às margens do rio São Francisco, na localidade de Porto Novo, distrito de Itacoatiara, norte da Bahia. O evento contou com a presença do superintendente regional da Codevasf, Harley Nascimento, e do Coronel Eduardo Bastos, Comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC) do Exército Brasileiro.

O serviço de contenção de processos erosivos foi realizado no local graças a uma parceria firmada entre a Codevasf e o Exército Brasileiro, por meio de seu 4º BEC. O investimento foi de cerca de R$ 9,8 milhões, viabilizados em um termo de execução descentralizada firmado entre as instituições.  O município fica no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf.

Os serviços realizados no local tiveram também a finalidade de captação e acúmulo de águas pluviais, com o objetivo de aumentar a infiltração no solo e, por consequência, promover o abastecimento dos lençóis freáticos. As intervenções buscam também a redução do escoamento superficial de água, evitando, assim, que sedimentos sejam arrastados, além de que o solo seja empobrecido e os cursos d’água sofram assoreamento. A parceria foi elogiada por representantes das duas instituições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome