Centro de Estudos e Práticas de Psicologia da Univasf garante atendimento ao alcance de todos

psicologiaO mito de que “psicologia é coisa para gente rica” está caindo por terra, pelo menos em Petrolina. Graças ao serviço do Centro de Estudos e Práticas de Psicologia (Ceppsi) do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), pessoas das classes sociais mais carentes têm acompanhamento psicológico gratuito e com hora marcada.

O serviço foi inaugurado há um ano e hoje realiza 200 atendimentos em média por mês, desde o acompanhamento individual de todas as faixas etárias até a terapia em grupo, além da orientação familiar. O atendimento é realizado pelos alunos dos dois últimos períodos do curso de psicologia com a supervisão dos professores. Cada aluno tem uma carga horária de dez horas semanais na clínica para realizar os acompanhamentos. Para a coordenadora do Ceppsi, a professora Ana Lúcia Barreto da Fonseca o espaço ainda não é suficiente para atender a demanda, “temos uma lista de espera de mais de 50 pessoas e essa procura deve crescer ainda mais, considerando que atendemos a uma região circunvizinha com população de 1 milhão de habitantes”.

Os pacientes são encaminhados pelas unidades de saúde de Juazeiro e Petrolina, pelas escolas públicas e até pelo poder judiciário, especialmente pela vara da família, mas também há uma grande procura de demanda espontânea, já que para ser atendido no Ceppsi, basta procurar o serviço. Quem chega ao Centro, passa por uma triagem psicológica e outra social, que vai identificar o perfil sócio-econômico do usuário. Os pacientes de baixa renda têm preferência, mas os casos urgentes são sempre priorizados, independente da classe social do usuário.

O Ceppsi atende a qualquer tipo de dificuldade psíquica, como os mais variados transtornos afetivos (depressão, ansiedade, etc) e possui convênio com entidades como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Mas além da área clínica, outros serviços são oferecidos à comunidade. São realizados treinamentos, orientação vocacional, oficinas, palestras, cursos e consultorias.

A sede do Ceppsi é localizada na Univasf, campus Petrolina (ao lado do Parque Josepha Coelho). O horário de atendimento é das 7h às 20h, sem intervalo.

Comentários

Deixe uma resposta

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br