Casarão da Ilha do Fogo receberá mutirão de limpeza neste domingo. Coletivo esclarece sobre suposto incêndio ocorrido no balneário

por Carlos Britto // 03 de julho de 2015 às 06:40

ilha do fogoApós reunião realizada no último dia 1º de julho, o Coletivo Amigos da Ilha decidiu realizar um mutirão de limpeza no Casarão da Ilha do Fogo, balneário localizado entre Petrolina e Juazeiro (BA), desocupado recentemente pelo Exército Brasileiro e repassado à União, que se encarregará de transferir o domínio da área à Prefeitura de Petrolina. O mutirão terá início às 9h30 deste domingo (5).

Segundo o Coletivo, esse é o primeiro passo para a ocupação cultural que o grupo pretende fazer na Ilha. Eles elencaram os materiais que cada pessoa deve levar para o local: sacos de lixo; luvas de higiene; carrinhos de mão; vassouras sintéticas grandes; máscara de filtro (por conta da poeira); pás; baldes grandes; rodos; caixas de sabão em pó; e um corda de 8 metros (para ajudar a retirar água).

Avaliamos a necessidade de ocuparmos culturalmente a ilha, diante da ausência do poder público, garantindo assim sua preservação e o uso democrático e saudável do espaço. Nesse sentido foi enfatizada a necessidade do cuidado individual e coletivo que cada um deve ter com relação à Ilha, garantindo que não se instalem ali barracas de comercialização, que o local não seja ainda mais depredado e a natureza seja preservada. A ocupação cultural do Casarão (ao lado do Cruzeiro) foi tomada como ponto inicial do nosso processo de ocupação da Ilha”, diz um trecho do relatório da última reunião divulgado pelo Coletivo nas redes sociais.

casarão ilha do fogoSuposto incêndio

Ainda durante a reunião, o grupo informou que o suposto incêndio divulgado por alguns veículos de comunicação da região, “foi um processo controlado e necessário à limpeza do espaço e não destruiu e nem degradou, em qualquer aspecto, a Ilha”. (foto 2/reprodução Facebook)

Casarão da Ilha do Fogo receberá mutirão de limpeza neste domingo. Coletivo esclarece sobre suposto incêndio ocorrido no balneário

  1. Diego disse:

    seria interessante colocar umas cadeiras de praia e um espaço Cultural com vendas de artesanato e tb um museu para ser mais um ponto turístico pois a cidade é pobre nestes aspectos! fazer uma campanha tipo “PRAIA LIMPA” como em Recife onde sao distribuídos sacos platicos para os frequentadores jogarem o lixo no lixo! nos fins de semana o corpo de bombeiro ficaria c salvas vidas para garantir a tranquilidade da população! outro ponto de aluguel de caiaque tb seria uma boa!

  2. Pacato Cidadão disse:

    A limpeza da Ilha até pode, mas transformar em um espaço cultural arevelia do poder público, é ato de invasão, cabendo reintegração de posse, e, se necessário, uso de força policial.

  3. Jucinei Martins disse:

    Pacato Cidadão, pode impetrar o mandato de reintegração de posse. Você não sabe do que se trata, como pode sugerir força policial?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários