Casa Nova: Audiência discutirá daqui a pouco situação delicada de agricultores à borda do lago

por Carlos Britto // 17 de agosto de 2017 às 17:04

Município de Casa Nova-BA. (Foto: Reprodução)

Uma audiência pública logo mais às 19h, na Câmara de Vereadores de Casa Nova, no norte da Bahia, tentará buscar uma solução para o cenário delicado pelo qual atravessam os agricultores à borda do Lago de Sobradinho (na mesma região). Por conta da crise hídrica, muitos agricultores estão sendo multados pelo Ibama por fazerem canais de aproximação para salvar suas lavouras. O problema é que a Agência Nacional das Águas (ANA) baixou uma resolução, em junho deste ano, restringindo às quartas-feiras o uso da água do lago para atividades de irrigação.

Essa restrição deverá ir até novembro próximo, podendo se estender, caso haja algum atraso no período de chuvas na Bacia do São Francisco. Para o presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Alex Tanuri – um dos convidados da audiência –, é provável que a maioria dos agricultores esteja sendo notificada por desconhecer a determinação da ANA.

“Agricultura é o nosso forte, mas sem o rio não se tem agricultura”, ponderou Tanuri, ao reconhecer a gravidade do momento. Porém, o presidente da Casa Aprígio Duarte Filho acredita que não dá para fustigar ainda mais os agricultores. “Eles já estão em dificuldades para manter suas culturas, diante dessa crise hídrica, ainda mais para arcar com multas”, pontuou. A audiência contará, além de Tanuri, com representantes do Legislativo de Casa Nova e dos agricultores da borda do lago – entre outros convidados. (Foto/arquivo reprodução)

Casa Nova: Audiência discutirá daqui a pouco situação delicada de agricultores à borda do lago

  1. Eduardo Reis Cavalcante Guimarães disse:

    Muitos agricultores em Casa Nova estão sabendo que não pode retirar a água na quarta-feira. o problema maior lá, é que o IBAMA está autuando todos os agricultores que estão correndo atrás da água. Por fazer canais de aproximação de suas captações as quais o governo com seu órgãos deveriam ter feito uma reunião e disponibilizado pra todos os agricultores do lago mecanismos pra solucionar o problema da crise que está acontecendo. Pois estes agricultores vem enfrentando uma crise financeira pelo seu auto custo com rebobeamentos e construção destes canais de aproximação. E é estão sendo penalizados injustamente pelos órgãos federais.

  2. Emerson Costa disse:

    O agricultor estava com receio da seca do rio mas, o Ibama é que vai bater o último prego do caixão.
    Multas de até R$ 300.000,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários