Carnaíba: Elenco de atores de filme critica Secretaria de Educação por negar espaço público

por Carlos Britto // 21 de julho de 2015 às 21:49

Nota-de-RepudioAtravés deste manifesto enviado ao Blog, um grupo de atores que estrelaram o filme “Sertão dos Sonhos”, em Carnaíba (PE), Sertão do Pajeú, critica veementemente a “forma arbitrária” da Secretaria de Educação daquele município, que teria negado um espaço público para intercâmbio dos atores.

Confiram:

Nós, artistas do filme “Sertão de Sonhos”, estamos tornando público o evidente descaso dado à Cultura pela atual gestão da Escola Complexo Educacional Governador Miguel Arraes de Alencar, sob a direção da professora Cleide e da vice Fábia Pereira, além da Secretaria Municipal de Educação de Carnaíba. Com este manifesto, vimos exigir a devida atenção às nossas conquistas históricas, propostas públicas, demandas e reivindicações, para que se efetive de fato que espaços públicos sejam utilizados pelos verdadeiros donos, a fim de que se construam e se mantenham ações como possibilidade de se pensar e se desenvolver políticas públicas no âmbito artístico e cultural de Carnaíba.

Na contramão dos desejos e conquistas da classe artística, desde as esferas municipais até a esfera federal, salientamos que a atual gestão da referida escola negou o espaço para um intercâmbio de atores do filme, que foi gravado em Carnaíba, de outubro de 2014 a fevereiro de 2015. Este intercâmbio aconteceria nos dias 19 ,20 e 21 de junho passado, servindo para trabalhos e desenvolvimentos dos artistas que trabalham agora para o lançamento do filme, se apoderando elas do espaço público. O que presenciamos é uma gestão arbitrária que, sem qualquer compromisso, com a arte:

* A Direção da escola alega verbalmente que não cederia o Espaço Público ao grupo de atores, porque durante o período de gravações, quando o elenco estava alojado no referido local, um dos médicos que atende no Hospital Dr. José de Souza Dantas Filho, que fica ao lado da escola, não “conseguia” dormir com o barulho. Mas isso não foi comprovado pelo médico e nem pela polícia. Essa seria a justificativa da Direção da Escola para não ceder o espaço aos atores.

* Indagamos ainda; O médico estaria no hospital para trabalhar atendendo os pacientes ou para dormir? É assim?

* Informamos ainda a isenção do gestor José Mário Cassiano Bezerra e a Secretaria Municipal de Cultura de qualquer responsabilidade, haja vista que a solicitação foi feita entre a produção local do filme com a direção da Escola, não sendo estes informados da situação.

* É lamentável, pois a perda maior é para Carnaíba, que receberia o grupo de atores de várias outras cidades do Pajeú como Afogados da Ingazeira, Flores, Custódia, Sitio dos Nunes, Serra Talhada e até de Bodocó e Belo Jardim.

Sendo assim, o longa metragem intitulado “Sertão dos Sonhos”, de autoria do autor carnaibano Cauê Rodrigues, gravado em Carnaíba e Flores com patrocínio e apoio inclusive do Governo Municipal de Carnaíba, Moinho Felicidade e Cartório Único de Notas e Registros de Carnaíba, será lançado dia 15 de agosto em Serra Talhada, e a exibição de uma première no Cine São José, em Afogados da Ingazeira, no dia 20 de agosto.

* Pedimos respeito, atenção e prioridade às políticas já implementadas aos projetos e ações da Pasta da Cultura. Repudiamos assim a atitude destas funcionárias que atrapalharam um trabalho cultural em favor de Carnaíba.

Elenco de Atores/filme “Sertão dos Sonhos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários