Canal Futura estreia hoje série sobre convivência com o semiárido gravada na região

por Carlos Britto // 28 de março de 2018 às 18:30

Os retratos da convivência com o semiárido e genuínas e inspiradoras histórias de pessoas que vivem em comunidades rurais do norte da Bahia e Sertão pernambucano servem de cenário para uma série que terá início logo mais às 22h30, no Canal Futura. Trata-se da série de documentários “Natureza Forte”, produzida pela WW Filmes em parceria com o Canal  da Fundação Roberto Marinho, além do aparato de cinema, drone filmando em 4k e câmeras digitais de alta resolução, a produção contou também com trilha sonora original composta pelo Wagner Lima do Grupo Matingueiros.

Serão 13 episódios documentais, entre 12 e 13 minutos cada, que serão exibidos toda quarta-feira às 22h30 e reprisados às quintas-feiras às 11h15min, sábados à 1h15min e terças às 4h45min. Além disso, todo conteúdo poderá ser acessado no site do FuturaPlay. A Série foi gravada em 13 comunidades rurais, sob a direção de  Wllyssys Wolfgang e Geisla Fernandes. Cada episódio será embalado por trilha sonora específica composta por Wagner Lima, do Grupo Matingueiros, de Petrolina. A construção dos roteiros, a fotografia, trilha até a escolha do nome da Série se deu a partir da intenção de retratar um Semiárido viável, alicerçado na proposta de Convivência com o Semiárido.

Ao todo são mais de 2h40min de conteúdo que destaca a capacidade de convivência com o Semiárido, ao invés de pensar em combater a seca, desconstruindo estereótipos.

Estávamos lá num momento histórico em 2017. Foi a pior seca dos últimos 173 anos [de acordo com Inmet]. Mesmo assim, não trazemos vitimismo ou miséria. Ao contrário, temos um material repleto de sorrisos, superação, perspicácia e muito muito trabalho, de um povo cuja natureza é heroica. Por isso ‘Natureza Forte’, e por isso que é inspirador!“, afirma o cineasta e jornalista Wllyssys Wolfgang, que divide a direção da série com a Geisla Fernandes, que esteve pela primeira vez na caatinga para a preparação e produção da série.

As pessoas que encontrei foram tão genuínas e maravilhosas, com histórias tão incríveis de uma busca incansável por desenvolvimento, que dava sempre uma tristeza quando chegava a hora de ir embora. O que eu trouxe foi um aprendizado sobre  força de vontade e amor“, destaca a diretora Geisla Fernandes.

A série “Natureza Forte” contou com o apoio do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), que há 28 anos desenvolve soluções e alternativas para a convivência no Semiárido. A instituição esteve presente em todo o processo de pré-produção e gravação, acompanhando, orientando e abrindo portas e porteiras para que as equipes chegassem a lugares jamais visitados por equipes de TV/Cinema.

Próximas produções

As produções não param por aqui. Em julho deste ano a WW Filmes também gravará na região o piloto da minissérie de ficção “Atrofia” (suspense). A produtora fará seleção de equipe e elenco na região. Mais informações e confirmação de datas serão publicadas no site da produtora (wwfilmes.com.br) e na fanpage (facebook.com/WWFilmes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…