Cabrobó: Perenização do Riacho Grande é debatida em audiência pública

por Carlos Britto // 05 de maio de 2017 às 17:45

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB/foto) defende a perenização do Riacho Grande, em Cabrobó (PE), Sertão do São Francisco. O manancial é um dos afluentes do Rio São Francisco no sertão do estado. O assunto foi tema de uma audiência pública na Câmara de Vereadores do município nesta sexta-feira, 5.

No evento foram defendidos projetos que viabilizem a ação, o que beneficiaria diretamente produtores cabroboenses e do município vizinho de Terra Nova. Em nota, Lucas – que por estar cumprindo agenda administrativa na região do Araripe com o governador Paulo Câmara (PSB) -, não pode comparecer ao debate, mas disse que como representante dos pernambucanos, dos sertanejos e mais ainda da população de Cabrobó na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), não medirá esforços para concretizar a perenização do Riacho Grande.

Iremos interceder pela licença de operação para que haja a liberação de água da Transposição do São Francisco no ponto da Barragem de Terra Nova. A operação trata da abertura das comportas do reservatório três vezes ao ano para alimentar o leito do Riacho Grande e seis barragens em Cabrobó, o que garantirá sua perenização”, assinalou o parlamentar. Uma medida, segundo o socialista, que  beneficiaria 2 mil famílias em Cabrobó que ocupam uma área irrigada de 10.200  hectares e outras 800 famílias do município de Terra Nova em 2 mil hectares. “Daí a importância da perenização do Riacho Grande para a estruturação econômica da região”, frisou.

A água atenderá as necessidades de produtores de abacaxi, caju, cebola, coco, feijão, goiaba, manga, maracujá, milho, tomate e uva que ficam às margens do Riacho Grande, garantindo a lavoura durante todo o ano. “Não podemos descansar um minuto sequer nesta luta. Não é justo que os filhos e filhas de Cabrobó e Terra Nova apenas observem as águas do São Francisco cortando suas cidades sem deixar uma gota para seus moradores. Estamos fazendo a nossa parte”, registrou Lucas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários