Bodocó: Secretaria de Saúde promove Campanha de Rastreamento da Hepatite C

por Carlos Britto // 24 de janeiro de 2017 às 07:50

A Secretaria de Saúde de Bodocó (PE), no Sertão do Araripe, realizou, na segunda-feira (23), a Campanha de Rastreamento da Hepatite C. O principal objetivo foi identificar a infecção pelo vírus da hepatite C por meio de testes rápidos, promovendo o diagnóstico precoce, fator crucial para o sucesso da terapia, já que o vírus pode permanecer por mais de 20 anos no organismo sem manifestar-se.

Foram administrados 230 testes rápidos para pessoas com idade a partir de 15 anos. Além dos testes, a equipe de profissionais de saúde realizou atendimento para aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, gel lubrificantes, folders e prestou informações sobre saúde à população.

A ação, que aconteceu na Praça José Gomes de Sá, foi fruto da parceria entre a Vigilância em Saúde/Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A Hepatite C é uma doença silenciosa e raramente sintomática. Por isso, a importância de identificá-la na fase precoce, reforçar os alertas para a prevenção e detecção da doença. A doença é causada pelo vírus VHC, que leva à inflamação do fígado e é transmitida principalmente por sangue contaminado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a Hepatite C é um dos maiores fatores de risco para cirrose e câncer de fígado. Recomenda-se às mulheres grávidas a realização do exame pré-natal, pois o vírus pode ser transmitido ao bebê. (foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…