Blog convoca sociedade civil a dar as mãos em prol do Velho Chico

por Carlos Britto // 21 de agosto de 2017 às 09:00

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

O cenário desolador do nosso Rio São Francisco tem desencantado a nossa alma e entristecido nossos dias. Hoje somos expectadores de uma morte, que cada dia se mostra mais evidente, bem diante dos nossos olhos.

O rio está secando e agora de forma muito rápida. A barragem de Sobradinho, agora quase no volume morto, continua liberando a vazão, alta para sua situação caótica e baixíssima, revelando um cenário desolador, como nunca vimos.

Pipocam nas mídias sociais e nos grupos de WhatsApp fotos e mensagens diversas em relação a situação do rio. Resumo da ópera: todos sabem, mas como tem acontecido na vida, a preocupação tem ficado no computador o no celular e não transportamos para a vida real.

Passou da hora de irmos para ruas e exigirmos providências sérias e contundentes. Não podemos mais aceitar discursos vazios de políticos sem a sensibilidade devida e o cuidado necessário. Vamos exigir, chamá-los ao trabalho agora. Já!

Os governadores dos Estados banhados pelo rio deveriam sair de suas cadeiras, urgentemente, chamarem suas bancadas de deputados e senadores e pressionarem o governo federal, aquele que gasta tubos comprando deputados, para que se movimente em caráter de urgência urgentíssima para salvar o rio. Se juntem para cobrar.

Mas não queremos discursos demagógicos ou salvadores da pátria. Queremos luta justa, desapegada de ambições pessoais de políticos de todos os partidos. Precisamos cobrar deles agora, exigir agora. Já!

E nem adianta pensar que a transposição do Rio Tocantins, como luta o deputado Gonzaga Patriota (PSB), vai resolver, porque não vai. Essa é apenas uma das muitas ações que precisam começar imediatamente como proteção das bacias, recomposição da mata ciliar, cuidado com os afluentes, desassoreamento e muito mais.

Esse Blog vai começar uma campanha forte no sentido de cobrar e chamar a atenção, mas já reforça que abre mão da autoria desse projeto e o oferece a toda a sociedade civil. Essa bandeira tem que ser de todos nós.

Por isso convocamos os colegas da imprensa, prefeitos, deputados, vereadores, líderes comunitários – entre outros segmentos. Todo mundo para se levantar e agir agora, antes que seja tarde demais. Não podemos assistir ao rio secar e só ficar reclamando.

Está na hora de ir às ruas e cobrar de todos os políticos, para que seja formada uma grande frente com um só objetivo.

Vamos compartilhar esse texto com todos, para que nossa luta tenha mais gente para fortalecer o movimento. Salvar o Rio São Francisco depende de cada um de nós, para cobrar quem já deveria estar fazendo o seu trabalho. Há muito tempo.

Blog convoca sociedade civil a dar as mãos em prol do Velho Chico

  1. Ferreira Britto disse:

    É simples! a retirada de água de um rio que depende das chuvas de apenas um estado foi burrice! tendo em vista que este rio capta suas águas apenas no seu inicio e depois percorre uma distancia superior a 70% do seu curso em área com pouca ou nenhuma chuva! como ainda resolvem tirar um volume gigantesco de água para a transposição!? para quem não viu, os canais por onde a água sai do rio são muito largos e profundos! façam a conta! e vejam quantos metros cúbicos cabem! agora para ganhar votos do povo sofrido que vive em locais sem água esse projeto foi ótimo! o problema é que assim vamos todos ficar sem água! os políticos!? esses conseguiram mais uma futura promessa de campanha! criaram uma crise para eles mesmos “resolverem” eu não sou contra a transposição más desta forma arbitrária que foi feita! a água podia correr por tubulação para evitar perda com evaporação e para evitar roubo d’água, aliás o tanto de gente que está roubando a água e enchendo reservatórios imensos próximo aos canais não é divulgado nem tampouco combatido! assim não tem água que dê! esse negócio de baia do tocantins! deixem de ser bestas quanto tempo isso demoraria!? quanto roubo e desvio de verba teria!? “MEU DEUS DÊ JUÍZO E ESPERANÇA PARA ESSE POVO”

  2. Amaral disse:

    Salvem o Rio , parabéns pela iniciativa Britto

  3. Maria disse:

    Precisa é de educação no uso da água. Educar os produtores agrícolas, a população urbana e ribeirinha a ter o uso consciente da água, isso também faz parte para preservar. Dar as mãos por dar, não resolve o problema.

  4. Luiz Vicente de Souza disse:

    Estamos juntos nessa luta Britto.

  5. WILHAME TADEU RAMOS disse:

    As pessoas ainda não imaginaram, estas cidades banhadas pelo Rio São Francisco, sem água elas se transformarão em cidades FANTASMAS.

  6. Cris Araújo disse:

    Adorei a iniciativa, precisamos sim ir as ruas, fazer movimento, caminhadas, tentar educar esse povo na tentativa de salvar nosso são francisco. #Tocolada

  7. Só observo disse:

    O rio é a vida dessa cidade. Secando tudo, a população vai ter que deixar Petrolina. Verdade!! Não existe Petrolina e suas atividades sem o rio. A cidade vive e sobrevive por cauda do rio. Todos os setores giram em torno do rio. A população e demais ainda não acordaram e enquanto isso o rio está a cada dia mais seco e mais ralo. Infelizmente!! Tem que ser um trabalho conjunto e de força tarefa. Ainda dá tempo de reverter se começarmos agora. Triste nosso cenário e mais ainda o motivo que o levou. O rio secando todos nós secaremos. Com a baixa da evasão já incomoda muita gente, imagina com a falta de água por completo. Só quem mora em locar onde há seca sabe o que estou falando que não tem um rio perene na sua porta. Atravesso a ponte e vejo que não existe mais alegria. Só sofrimento e lamentação…

  8. cesar otoni pimenta disse:

    Transpor o Tocantins como? se lá também está seco, vejo imagens diárias daquele rio também agonizando!, Parque fazer tanta propaganda de preservação durante tanto tempo, derramar dinheiro publico em beneficio de politico ou de suas bases. Pesquei durante anos no período de 2006 a 2011 em passeios pelo velho chico na altura de Petrolina/Juazeiro/Tamotinga e outras áreas dos vermelhos, e já via que toda a margem era devastada sem o olhar da Lei.
    Porque não obrigar os fazendeiros a reflorestar as margens por conta deles e não do poder publico, sob pena de suas terras serem confiscadas! Ação mesmo teria que ter medidas duríssimas contra os assassinos do rio, mas infelizment nossa lei não atinge estes proprietários de grandes ou pequenas áreas, que deveriam respeitar as margens do chico, e não querer passar o trator ate chegar nas aguas pra molhar as plantas com as próprias mãos!!tomem consciência disso!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários