Biovasf será ampliada e recuperada em Petrolina

por Carlos Britto // 17 de novembro de 2009 às 20:57

biodieselA ampliação e recuperação da Companhia de Biodiesel do Vale de São Francisco (Biovasf), em Petrolina foi anunciada na manhã desta terça-feira  (17), pelo governador Eduardo Campos.  A empresa vai receber um  investimento de aproximadamente R$ 100 milhões e tem expectativa de gerar  300 novos empregos diretos na cidade.

A companhia foi adquirida pelo grupo português HLC Enviromental Holdings em 2007. Atualmente a empresa trabalha com o processamento de óleos vegetais, nos segmentos de alimentação, óleos especiais e biodiesel.

Participaram do encontro o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, o presidente mundial da HLC Enviromental Holdings, Horácio Carvalho e o presidente da Companhia de Biodiesel do Vale de São Francisco (Biovasf), Luiz Antonio dos Santos.

Segundo Bezerra Coelho resgatar esse empreendimento é reconhecer o esforço do país em direção ao programa de Biocobustivel. “Tenho certeza que a empresa vai se integrar com a nossa refinaria e também dar um novo gás na agricultura familiar, tanto do pinhão como de outras matrizes como a mamona, na região do Vale de São Francisco”, ressaltou.

Com este planejamento para a indústria, a empresa passará a processar por ano 100 mil toneladas de soja e óleo, farelo e caroço de algodão, e 25 mil toneladas de mamona. A previsão é de que a unidade de soja comece a operar em março de 2010, enquanto a de mamona e algodão deve ficar para o segundo semestre. Uma unidade química, que irá processar derivados da mamona, também está sendo planejada para o ano que vem.

Além disso, a Biovasf pretende reativar a hidrovia do São Francisco, gerando uma logística maior para a empresa e para Pernambuco.

Biovasf será ampliada e recuperada em Petrolina

  1. CESAR SOUSA disse:

    APÓS ANOS DE EXPECTATIVA DA IMPLANTAÇÃO DA BIOVASF, FINALMENTE SAI O PROJETO.

  2. CÍCERO VIANNA (CICINHO) disse:

    QUE BOA NOTICIA, UM GRANDE INVESTIMENTO, QUE COM CERTESA TRARÁ PARA PETROLINA MAIS OPORTUNIDADES DE EMPREGO (300), MAIS UMA OPORTUNIDADE DE GERAÇÃO DE RENDA, POIS PARA SE PRODUZIR O BIODISEL SE PRECISA DA MAMONA E OUTRAS SEMENTES, ABRINDO ASSIM MAIS UMA PORTA PARA QUE OS PEQUENOS PRODUTORES DO VALE PASSEM A CULTIVA A NOSSA VELHA E PROMISSÓRA MAMONA. LEMBRANDO AINDA QUE MAIS UMA VEZ, O SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO FERNANDO BEZERRA, JÁ PREVIA O FUTURO DO VALE, ELE NÃO É NENHUM NOSTRADAMUS, MAIS É UM GRANDE EMPRESÁRIO E MAIS UMA VEZ MOSTRA QUE TRABALHAR SEMPRE DE OLHO NO FUTURO DESSA TERRA E NO BEM ESTAR DO SEU POVO, POIS ONDE SE CRESCER A GERAÇÃO DE RIQUEZAS, CRESCER O SEU POVO.

  3. Jullyan Castro disse:

    Mais uma vez… numa bela parceria… o futuro acontece. Quela bela notícia, é um projeto audacioso, pois trabalhar com o biodiesel com 50% ou mesmo 100% de óleo de mamona é um desafio aos químicos no processo de transesterificação e fabricação do biodiesel, dado a sua alta viscosidade. Mas o pinhão manso, o girassol, o amendoim e no futuro… óleos de espécies silvestres como a faveleira, macaubeira, licuri, pequi… PARABÉNS A TODOS OS HOMENS FORTES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários