Barragem da transposição rompe em Sertânia

por Carlos Britto // 03 de março de 2017 às 18:30

Um barragem que integra o sistema da transposição do Rio São Francisco, em Sertânia, sertão do Moxotó, rompeu nesta sexta, 3, próximo a PE-275, no sentido do Distrito de Rio da Barra, zona rural do município. A Barragem de Barreiros tem capacidade média de 5 milhões de metros cúbicos de água. Durante as últimas horas, houve informações desencontradas sobre a real extensão do dano.

O Ministério da Integração usou o termo “vazamento”, que chegou a ser difundido nas redes sociais. Mas as imagens divulgadas pelas redes sociais, dão a ideia real de um rompimento importante na parede, tamanha a água que se perdeu no local. As versões iam de um simples vazamento a um grande estouramento.

Ainda não se tem certeza do comprometimento da barragem com o acidente. Engenheiros da empresa Paulista estão alertando moradores de comunidades como Maxixe e Rio da Barra. Técnicos também estão fechando o bombeamento antes da Barragem e bombeando parte da  água para o Açude Campos. A barragem já tinha sangrado para o canal da transposição, bombeando água para a Barragem de Campos, que manda água para abastecer outra Barragem em Sertânia. Comportas foram fechadas para evitar mais danos.

O vazamento começou por baixo da parede, em uma depressão que surgiu e acaba escoando grande volume de água. A área fica entre as EBVs 5 e 6. está indo embora. São mais de dez caçambas movendo pedras e areia para tentar conter o vazamento, mas a situação é complexa.  Autoridades do governo foram avisadas no fim da manhã desta sexta-feira. Pelas informaçõse colhidas até o início da tarde, não havia risco de rompimento dessa barragem, localizada no eixo leste da Transposição do Rio São Francisco. De toda forma, as comunidades que moram na região teriam sido avisadas sobre o episódio. (Com informações do Blog Nill Junior)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários