‘Craques’ do ballet clássico preparam oficina em Juazeiro e falam ao Blog sobre carreira

por Carlos Britto // 21 de agosto de 2014 às 21:47

 

 

1508507_664711256883359_2131874277_nOs bailarinos Daniel Lessa e Vitória Almeida vivem uma rotina de preparação para a oficina de Ballet Clássico que ministrarão nos dias 12 , 13 e 14 de setembro, em Juazeiro. Mas, entre a rotina de ensaios, os bailarinos reservaram um tempo para falar ao Blog sobre a carreira e a dança.  Acompanhem a entrevista:

Blog – Como o Ballet entrou em sua vida?

DanielIniciei meus estudos em dança na minha cidade natal, Fortaleza. No início me aproximei do ballet apenas como um meio de praticar uma atividade física que me despertava curiosidade. Fui para São Paulo e estudei com Halina Biernacka e Toshie Kobayashi, posteriormente no Rio de Janeiro fui aluno de Tatiana Leskova e Emílio Martins, professores que marcaram profundamente a minha formação e a quem devo o que construí na busca de ser um bailarino profissional. Graças ao que me foi dado por todos eles, consegui fazer parte do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Blog – E você Vitória?

VitóriaEu estava vendo na internet um grupo de brasileiros, eles eram bem novinhos, que estudavam e dançavam em uma companhia de dança muito famosa nos Estados Unidos, e foi bem na época do ensino médio que eu estava começando a precisar pensar o que eu queria da minha vida. Percebi que eu queria ser que nem eles, trabalhar com o ballet clássico.

Blog -Daniel , Para você os anos que  fez parte do corpo de baile do  municipal do Rio  foram os mais importantes para sua formação e sua carreira?

DanielCom toda certeza ter feito parte do corpo de baile do municipal do Rio foi fundamental para minha trajetória no plano profissional e pessoal. No período em que estive ligado à companhia, o corpo de baile foi dirigido por Jean-Ives Lormeau, etóile da Ópera de Paris, que deixou um legado para a história do ballet no Brasil que dificilmente será esquecido.

Blog – Vitória, Você tem 21 anos. Quantos desses  são dedicados à dança?

VitóriaNo total são 12 anos. Eu entrei no ballet com nove anos de idade, mas tive que me ausentar do ballet. Voltei aos 14 anos  e não parei mais.

Blog – Qual sua formação, Daniel ?

DanielSou graduado em Educação Física e penso que aplicar o conhecimento adquirido nesse curso torna minha prática no ballet mais eficiente, tanto no aspecto pedagógico quanto nos princípios biofísicos.

Blog –Daniel , em Juazeiro   você  vai ministrar 3 dias de oficinas para iniciante intermediário e avançado. Qual importância  do aluno e do profissional  participar?

DanielAlunos e profissionais devem estar abertos a aprender e exercitar coisas novas. Acredito que sempre há lugar para aprender algo em nossas vidas. Eu mesmo aprendo diariamente até com meus próprios alunos. Gostaria que as oficinas fossem um momento de troca de experiências.

Blog – Vitória , ao contrário  do que muita gente  pensa, essa vida  que vocês  levam não é fácil. Qual sua rotina  diária?

Vitória – É muito pesada, porque além de eu fazer aula de ballet eu dou aula e faço faculdade de dança. A minha rotina praticamente é igual todo dia, eu faço faculdade de manhã e de tarde (com muitas disciplinas práticas e teóricas), ensaio três dias pela manhã, no fim da tarde eu dou aula e faço aula de técnica até 21h50, mais ou menos. Dia de sábado também ensaio pela manhã.

Blog -Daniel, qual o conteúdo das oficinas ?

Daniel –O curso irá abordar os princípios da técnica clássica a partir de uma visão que contempla a individualidade biológica. Conhecer o próprio corpo é o princípio fundamental para que possamos obter um bom desempenho no ballet.

Blog – Vitória  em Juazeiro  vocês vão dançar dois pas de deux , explica pra gente como vai ser?

VitóriaVamos nos apresentar como uma forma de mostrar para o pessoal do curso o trabalho que estamos desenvolvendo em Fortaleza, não será um espetáculo, será uma apresentação de conclusão de curso. Iremos apresentar o Pas de Deux do Espectro da Rosa e o Grand Pas de Deux do Quebra Nozes.  Essa apresentação será para o público amante da dança também.

Blog – Muito obrigado,  façam o convite ao pessoal de Juazeiro e Petrolina.

VitóriaEstou muito feliz em poder  dançar aqui novamente. Faz cinco anos que não danço na região. Convido vocês a assistir nossa conclusão de curso. Estamos trazendo esses dois Pas de Deux com muito carinho! Será dia 14/10 no Teatro João Gilberto, às 20h.Contamos com a presença de vocês, um grande beijo.

DanielGostaria de deixar o meu convite a todos de Juazeiro e Petrolina, e espero que em breve nos encontremos nas oficinas de ballet em setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários