Bahia e Pernambuco somam 12 parlamentares entre os ‘100 Cabeças do Congresso’

por Carlos Britto // 05 de setembro de 2017 às 15:29

(Foto: Reprodução)

Anualmente o Departamento Sindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) lança os ‘100 Cabeças do Congresso Nacional’, publicação que diferencia deputados e senadores pela atuação durante o exercício do mandato. O objetivo da iniciativa é fornecer à sociedade uma radiografia sobre a atuação dos principais representantes do Poder Legislativo.

Dos 100 integrantes da lista, a Bahia tem sete representantes, número que coloca o Estado em quarto lugar em termos de parlamentares escolhidos. São eles: Afonso Florence (PT), Alice Portugal (PCdoB), Arthur Maia (PPS), Daniel Almeida (PCdoB), José Carlos Aleluia (DEM), José Rocha (PR) e Otto Alencar (PSD).

Já Pernambuco tem cinco representantes: os senadores Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT), os deputados federais Luciana Santos (PCdoB), Silvio Costa (PTdoB) e Tadeu Alencar (PSB).

A entidade considera os seguintes atributos para efeitos do ranqueamento: capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações, formulações, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

O Estado que mais teve representantes é São Paulo, com 15 parlamentares. Vale o destaque que a Unidade Federativa é que tem a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 70 parlamentares. Depois dos paulistas, os Estados com mais integrantes na lista são Minas Gerais, com nove, e o Rio de Janeiro, com oito. Esta foi a 24ª edição dos ‘100 Cabeças do Congresso Nacional’, que começou em 1994. (Com informações do Jornal A Tarde e do JC Online)

Bahia e Pernambuco somam 12 parlamentares entre os ‘100 Cabeças do Congresso’

  1. Alexandre disse:

    Acho que é a primeira vez que a Bahia está à frente de Pernambuco nessa lista. Deve ser porque vários pernambucanos tornaram-se ministros de Temer, e não atuam mais no Congresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários