Avianca deverá indenizar ex-funcionária alvo de assédio moral em Petrolina: “Eu era chamada de cavala”

63
(Foto: Reprodução)

A companhia aérea Avianca terá de indenizar, por danos morais, uma ex-funcionária que trabalhava como agente de despacho no setor da empresa em Petrolina, em R$ 5 mil. A ex-colaboradora, de 41 anos, que não quis se identificar, disse a este Blog que era chamada de “cavala” – além de outros apelidos pejorativos, inclusive de cunho sexual – e passava por situações vexatórias diariamente.

Eu era chamada de cavala, eles gritavam comigo na frente das pessoas. Minha saúde mental foi abalada, era uma tortura, dinheiro não paga. Respeito cabe em qualquer lugar”, afirma ela, que permaneceu na empresa por quase sete anos e foi demitida em fevereiro de 2017.

A mulher disse que tinha medo de denunciar, mas mudou de ideia depois de receber apoio familiar e de outra colega de trabalho, que testemunhou junto à Justiça. Ela disse que muitos a aconselhavam “a não denunciar, porque seria difícil encontrar outro emprego depois”. O mesmo, segundo a denunciante, era dito dentro da empresa, por parte dos seus superiores.

A sentença saiu na última semana. “Sendo assim, entende-se comprovado que a honra da reclamante foi macula, vez que sofreu tratamento depreciativo na empresa, praticado por prepostos da reclamada no curso da relação empregatícia, atitude que tem o condão de lesar a sua esfera psicológica e de causar menoscabo profissional“, diz trecho da sentença judicial.

Exemplo

A ex-funcionária também relatou que os apelidos pejorativos eram ditos, inclusive, por meio de um rádio que os funcionários utilizam. Ela espera que isso mude a situação na empresa e sirva de exemplo para outras pessoas – também de outras empresas – procurarem seus direitos. “Era humilhante esse assédio moral. Temos que procurar nossos direitos, não é bom para a saúde. Isso fica na vida da pessoa, não abaixe a cabeça, ninguém é mais do que ninguém. Peça ajuda”, aconselhou.

A denunciante também disse que a empresa levou testemunhas para as audiências, alegando desconhecer a denúncia. Mesmo assim, as provas apresentadas por ela foram contundentes, resultando no ganho da causa. “As duas partes foram ouvidas nas audiências, eles alegaram desconhecer a situação. Isso tem que parar, respeito já”, finalizou ela, que já está novamente empregada.

O Blog procurou a assessoria da Avianca para comentar o caso. Por meio de nota, a empresa disse que “não comenta processos judiciais em trâmite“.

63 COMENTÁRIOS

  1. Devia ter denunciada quando trabalha na empresa, mas o ser humano é assim, aceita ser humilhada pensando em ser dar bem quando for demitida. É por isso que essa país está na merda, as pessoas aceitas as coisas erradas desde possam ter proveito de alguma forma.É TRISTE.

  2. Por acaso o valor indenizado a pessoa está sendo pago do seu bolso? Sr. GOMES, no mínimo vc é conivente com a situação é não passa de um puxa saco! Achando que pode ser promovido sqn, quando seu serviço não for mais importante dentro da empresa será demitido do mesmo modo e não irão lembrar se seu serviço contribuiu ou não para o crescimento da empresa, fica a dica.

  3. Frescura! Se tivesse achando ruim na época q estava trabalhando ,pq num reclamou em quanto estava trabalhando? Só reclama depois q é demitido pra ganhar dinheiro fácil.

  4. Parabéns ao blog por expor o caso. Que quem passa por isso não pode se calar. Por mais que a pessoa ganhe não repara o mal que foi feito e isso deixa marcas pra vida. Corajosa a moça. Parabéns pra ela .

  5. Tem várias pessoas que passaram pelo o mesmo problema e tem medo de falar por que podem ser ameaçados a perder o emprego, porem devemos sim manifestar a nossa indignação com relação aos gestores da base de Petrolina

  6. Acho que uma empresa desse porte deveria escolher melhor os seus encarregados… atitudes como essas citadas pela ex funcionaria, mancha o nome de qualquer empresa. Lamentável! Relatos desse tipo deveriam chegar aos ouvidos do dono…. com certeza!!

  7. parabéns a colaboradora que teve a iniciativa de denunciar ao Ministério do Trabalho esse vergonha, interessante que o código de ética da Avianca é totalmente contrário a esse tipo de atitude.

  8. Os brasileiros são muito infantis e infantilizados. Em uma sociedade madura e saudável o tipo de comportamento descrito aqui não deveria acontecer. É preciso evoluir psicologicamente….

  9. Trabalho na Avianca e sei que tudo isso que essa ex funcionária esta falando é verdade, por varias vezes também fui constrangida na frente outros funcionários, os gestores da base de Petrolina tratam os colaboradores como animais e usam todos os tipos de argumentos pejorativos para humilhar e constranger, no código de ética da Avianca vou dá uma resposta a,esse tipo de atitude.

  10. Muito bem, parabéns para essa moça, guerreira. Tem que abrir a boca mesmo. Bando de covardes, vocês pensam que isso ficaria escondido por muito tempo, é? Pois a hora chegou, gestores de quinta categoria. Vocês não merecem nem o chão que pisam, monstros. Pois, aguardem a justiça Divina está chegando para cada um de vocês. Que humilharam não só ela, como muitos outros . Se preparem porque isso aí só é o início do pagamento que vocês plantaram. Estar pra chegar a colheita de vocês. Deus é contigo moça, não abaixe aguarda.

  11. Ela não mentiu uma linha. Trabalho no aeroporto e esses coitados da avianca são tratados como lixo. Só que o medo domina todos. E eles não denunciam com medo. Parabéns pra essa jovem. Muito corajosa.

  12. Ja trabalhei na Avianca a muitos anos atras, e isso sempre aconteceu e sempre vai acontecer, porque o problema ta na lideranca que esta la a mais de 10 anos, sao uns abutres, e eu vou da nomes aos bois, Marileide, Pablo e Rodrigo, a cupula de gestores que nao tem formacao e capacitacao alguma para ta onde estao.

  13. Embora seja iminente a revolta dos ex colaboradoras da Avianca em denunciar as práticas errantes dos gestores da Avianca na base de Petrolina, ainda é muito pouco o que foi relatado nos argumentos dessa ex funcionária, o que acontece na Avianca em Petrolina está muito alem disso são gritos, xingamentos, abusos, desrespeito, ameaças e todos os tipos de agressão verbal, acabando assim com o respeito para com os funcionários, os Coordenadores regionais deveriam tomar uma providência para acabar com essas atitudes na base de Petrolina.

  14. Meu Deus!!!

    Pessoal!!! Se certifiquem das coisas antes de saírem julgando e expondo pessoas de famílias, excelentes profissionais e acima de tudo, muito humanos, que faz parte da gestão da base de Petrolina. Sou ex colaborador sim, sem mentiras, como foi dito acima. Sou pai e por meus filhos e Deus que está vendo, isso é MENTIRA!!! Assim como eu, existem varios colegas que tiveram o maior prazer de fazer parte desse time, extensão da nossa casa no sentido de ser um lugar tão prazeroso para se trabalhar. Essas pessoas acimas, provavelmente ex funcionários demitidos e não à toa, são pessoas anônimas falam o que querem sem provas e com mentiras absurdas a começar pelo post dessa senhora quuma mulher que se preza, que preza pela sua honra, possuía um comportamento ridículo falando escrotamente de sexo onde até alguns homens sentiam-se desconfortáveis com tal postura. Sobre “cavala” era algo entre ela e o seu amigo de setor que assim o chamava permitido por ela como uma brincadeira e ela???? Adorava, sorriaa!!! Porquê??? Era uma pessoa grossa e achava bonito talvez ser assim, daí quando o colega a chamava em tom de brincadeira e ela amando e respondendo com outros apelidos para ele também, e entre eles apenas, sem alguma participação da gestão!
    Porquê não colocou o colega na justiça??? sou ex funcionário, tive o desprazer e tristeza de ver esse post com tanta mentira e todos ficamos revoltados porque sabemos que a gestão desta é exatamente o contrário do que foi dito, o grande diferencial deles é o respeito pelo outro, tanto a gerência no papel devuna mulher incrível como a sua equipe de supervisores qye copiam exatamente a sua forma de liderar. Além de muito humanos, eles prezam sempre pelo funcionário como um seres humanos importantes ali dentro, eles sempre muito acessíveis, porta aberta, se preocupam com o funcionário, é uma marca da empresa isso, sendo extremamente perceptível por todos, colaboradores, colegas da outras companhias, passageiros… é admirável o relacionamento gestão/ funcionário dessa empresa, não há distinção, até um canal existe dentro da empresa completamente sigiloso para denúncia caso aconteça algo que fuja da conduta de ética, tanto que após esse sistema, alguns”profissionais”, inclusive cargo de confiança, foram demitidos por não seguir o código de respeito para com todos independente da sua função, que é exatamente o que acontece lá, nem maus tratos de passageiros com os funcionários são permitidos, imediatamente eles “gerência ou os supervisores”, intervém prezando sempre pelo respeito mútuo. Isso é notório, todos os funcionários pessoas íntegras que gostam da verdade, fala isso, é lindo desse ver, o respeito e o ambiente harmônico que existe entre todos! Penso que o céu e o inferno é aqui mesmo e que essa senhora há de pagar por essa tamamha injustiça e mentira, principalmente com a gerência pessoa humanamente incrível, marcada pelo seu amor dispensados a todos, além do seu profissionalismo e experiência de muitos e muitos anos, onde conquistou uma legião de admiradores, tanto internamente como externamente, amada por funcionários de serviços gerais aos comandantes, a diretoria… pelos passageiros simples a alta corte que seja, todos a amam, pelo seu jeito “diferente” e raro de dispensar atenção, respeito, amor e profissionalismo para com todos. Desejo que Deus e a justiça possa desmascarar essa cidadã e mostrar a verdade a sociedade, chega pessoal, deste país de tanta mentira, vamos abrir a cabeça, se informar, saber do outro lado antes de sair julgando e expondo pessoas boas e de bem!
    Para mim, tive que buscar outros caminhos fora da aviação mas é unânime os comentários dos colegas “justos”, empresa e gestão como essa, somente essa!
    Procure a Deus Senhora, que ele te dê discernimento e paz, porque dinheiro nenhum vale o fim da reputação e honra de um homem dado a todos que o conhecem como mentiroso e ridículo, onde ninguém dará confiança e provavelmente todas as portas serão fechadas. Procure outros meios de ganhar mais dinheiro, porque tem coisas que não vale a pena. Desnecessário isso!
    Que Deus abençoe a todos!!!

    • Caro “pai” anônimo de família, que julga as mulheres sem voz de defesa, não aguento mais ver abusadores/assediadores se escondendo atrás da máscara PAI DE FAMÍLIA como se isso significasse algo nobre ou um passe para canalhice.
      Se ela sorria era para não ser mal educada, era por medo de represália, o mercado não contrata mulheres e quando o faz nos paga uma miséria. Mesmo quando mais estudadas e mais preparadas e a consciência disso nos faz suportar a humilhação diária, especialmente quando dependemos do salário não só para nos sustentar mas para sustentar aqueles que precisam da gente como nossos pais e filhos.
      Você assim como eu se escondeu no anonimato por medo de represália, pois saiba conheci vários homens pessoalmente com discurso parecido com o seu e TODOS eram machistas que não respeitavam as mulheres, não respeitam as esposas, as filhas, as mães muito menos colegas de trabalho ou desconhecidas.
      Sei na pele o que é ser assediada, tocada contra a minha vontade por homens “pai de família” que nunca trocaram uma fralda, não levam as crianças nas escolas, não ajudam no dever de casa, não cozinham e não lavam a própria cueca e quando é para cuidar das crianças deixam na mãe, na sogra, com a tia

      Basta comprimentar sorrindo e eles acham que estamos dando mole, acham que gostamos de fiu fiu ou beijo roubado

      Simpatizo com ela e com todas as mulheres que sofrem todos os dias e entendo que as vezes só quando saímos que da coragem de denunciar, e a empresa merece ser processada sim, pois quando não demite esse caras que tornam o ambiente de trabalho hostil é a mesma coisa que concordar com as atitudes deles

    • kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Como pode usar o nome de Deus num texto que só fala MENTIRAS.
      Você não é ex funcionário. VC SÓ É MAIS UM BABÃO.
      Ganhou o que para escrever isso? Uma folga ou um troca de horário???????

      Me poupe, se poupe e nos poupe

  15. Tinha muitas coisas a falar, mais a pessoa ai acima “anonimo” já resumiu tudo o que eu queria!…

    Reforçando apenas um trecho do texto, na empresa existe um codigo de etica totalmente anonimo para denuncia de qualquer tipo de desvio de conduta que a empresa orienta, tanto da gestão como de todos os funcionarios da empresa, por quê a tal pessoa não realizou a denuncia enquanto estava lá? medo? de quem? da gestão ? medo tem que ter eles de pessoas como você, Deus nos livre de pessoas como você em nossas vidas! vá viver mulher, ame, sorria, tire essa armagura do seu coração e procure Deus, por que só ele que pode lhe dar paz e lhe perdoar!.. Todos esses comentarios contra a empresa e contra a gestão são fakes da mesma pessoa ou de uma meia duzia de ex funcionarios revoltados que simplismente até hoje não aceitam a demissão!.. esse é o unico motivo de tanta revolta da colega e de alguns outros!..

    Muita luz pra você viu criatura!….

  16. kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Como pode usar o nome de Deus num texto que só fala MENTIRAS.
    Você não é ex funcionário. VC SÓ É MAIS UM BABÃO.
    Ganhou o que para escrever isso? Uma folga ou um troca de horário???????

    Me poupe, se poupe e nos poupe

  17. É mais fácil aceitar que essas pessoas que voces pitam de incríveis e íntegras são na verdade uma farsa.
    E voces como babões estão fazendo seus papéis. afinal é só isso que sabem fazer mesmo… babar

  18. Mano que baixaria. Não adianta defender. Sabe você que defende hoje e puxa o saco amanhã tá lá na caixa sacando o FGTS. Cuidado que hoje foi essa moça. Amanhã pode ser outra pessoa.
    O mundo tá cheio de gente se dizendo chefe, líder ou gestor que faz um monte de abusos.
    Vocês que dizem quê é mentira vão pro meio do saguão do aeroporto segurando uma faicha defendendo sua chefia?

  19. Como pode ser permitido a postagem de algo dessa natureza com tamanhas mentiras, falando exatamente o contrário do contrário da política da empresa. Isso NUNCA existiu e não procede esse comportamento por parte da empresa ou gestão desta. Lamentável essa permissividade por parte desse blog, expor todo um time de guerreiros, pessoas competentes e incríveis bis relacionamentos profissionais… com tamanha improcedência de informações. É inadmissível qualquer funcionário ser destratado, foge completamente às regras, a realidade de lá, ambiente massa de trabalho!!!
    Realmente esse post só veio a confirmar a sua falta de ética e profissionalismo, não expondo só os outros mas a si própria com MENTIRAS ABSURDAS, como pode tamanho cinismo por parte de uma só pessoa?
    Será que você consegue deitar e dormir bem???

    Uma empresa desse porte e perfil, padrão internacional… realmente nunca seria pra você! Você comprova, não tem o perfil e assim como vários é desligado sim!!! Faz parte de empresa privada que preza pela excelência em serviços prestados, conduta e relacionamentos interpessoal, harmônico e profissional, não fica mesmo!!!

    Te desejo resiliência e Paz!!!

    Deus te perdoe e abençoe a sua vida!!!

  20. Como a mesma fala na entrevista que dinheiro nenhum paga… Realmente dinheiro não paga caráter c, pois se fosse eu pediria demissão na primeira humilhação que a mesma diz ter passado… Que mulher decente é essa que passa sete anos aguentando abuso? Minha filha se dê valor, se tinha medo dos superiores pq sofria ameaças, pedisse demissão e honrrava seus princípios, vitimismo e cinismo você vê por aqui!…

  21. Difícil. Não vou julgar.
    Muitas vezes a pessoas aguenta calado por pressão psicológica. Por que precisa trabalhar e por que é ameaçado.
    Não adianta pedir pra sair do trabalho. Tem que denunciar covardias assim e buscar resolver na justiça.
    Tem uma sentença. Será que os disse me disse vão mudar a sentença?
    Será que quem defende a covardia amanhã vai tá aposentado pela empresa?
    Vocês são só números. Cuidado com a fila da caixa.

  22. Só eu que acho que tem gente querendo se aparecer aqui?????
    Nunca trabalhei na empresa, mas conheço várias pessoas que trabalham nela e a grande maioria veste sim a camisa da empresa, gostam de trabalhar nela. É só procurar saber a quantidade de funcionários que já trabalham há anos nela. Infelizmente, como em toda empresa, tem aqueles mal caráter (como é o caso de um ou dois aqui q está se passando por outras pessoas) q foram demitidos por não serem bons e em vez de reconhecer o erro, de tentar melhorar, continuam piorando a cada vez mais. Para essa moça que falou essas barbaridades aí, ela realmente fique de olho, pq eu não iria querer ela na minha empresa nunca! Se ela trabalhasse na minha empresa, amanhã as contas dela estariam prontas, pq certeza que ela fará o mesmo por onde passar. O que vejo por aqui são algumas pessoas de má índole, tentando prejudicar pessoas q está na empresa há mais de 10 anos, será que elas são tão ruins e estão lá há esse tempo todo???? Vejo tb, um monte de gente que adora julgar sem nem antes mesmo tentar saber da outra parte, se isso realmente é verdade e vejo tb um blog que poderia até ser sério, mas q publica as coisas sem saber se fato o que acontece!!!! Passem bem julgadores, passem bem ex funcionários da avianca, melhorem, vistam a camisa da próxima empresa que vcs forem trabalhar, não queiram só o salário no final do mês, salário esse q da avianca era bem bonzinho ne? e para os funcionários, não percam tempo de vcs com isso não, vcs sabem os valores de cada um daí de dentro. Aproveitem a chance e se tiver alguma ovelha negra, façam o mesmo, demitam!!!! Gente boa querendo trabalhar é o que não falta!!!

  23. Então a Juíza que jugou e sentenciou a Avianca está errada, nenhuma Juíza vai julgar um processo e exigir indenização baseado em fatos irreais, nenhuma Juíza determinaria o pagamento de indenização em 48 horas sem ter analisado as provas, e também dando a aportunidade de defesa.

  24. Sempre assim todo caso de assédio. A vítima se denúncia é hostilizada.
    Fez bem em denunciar.
    E o povo de bem que comenta defendendo e se defende atacando covardemente a moral e a postura da vítima.
    Sejam mais inteligente meu povo.
    Venham aqui se defende com argumentos e não com baixaria tentando desmoralizar a pessoa que passou por tudo isso.
    Mas não pensam só em se livrar acusando.
    Quem tem telhado de vidro não atira pedras.
    Como disseram TEM SENTENÇA.
    Fuxico e pirraça não muda decisão da justiça.
    Paz e luz pra vocês.

  25. Pessoal… A sentença já saiu! Tudo isso é perca de tempo vcs estarem justificando. Se olhem mais, se respeitem mais agora a empresa deve tomar medidas cabíveis. E mudar o quadro e não ficar batendo boca parecendo vizinhos de porta de rua. Um profissional não perde tempo respondendo esses tipos de coisas. Uma empresa de grande porte será que não tem um setor para resolver isso? Ficam um bando falando besteiras. Um profissional de postura não usa palavras de baixo calão.

  26. Eu trabalho na avianca e vou falar porque sei que ninguem vai saber quem eu sou mesmo, mas trabalhar aqui e horrivel, ganha pouco, so tem uma folga na semana, ficam mudando nossos horarios o tempo todo. 95% que estao aqui estao insatisfeitos, essa e a realidade e porque nao tem outras opcoes e nao estudamos pra ta em algo melhor. Todo mundo pensa que aqui e o emprego dos sonhos a aviacao, agora vem trabalhar pra tu ver o que se passa aqui. aqui e uma ilusao minha gente e a gente passa por muita coisa aqui dentro que voces nem imaginam. desculpem, foi um desabafo.

  27. Trabalhei na Avianca e seu o quanto às pessoas ali são tratadas com animais, que pena que nada e feito para minimizar o que acontece ali, e uma vergonha na minha opinião vários funcionários já firam humilhados sem nenhuma razão para encobrir os erros dos Supervisores, é uma vergonha ser humilhado na frente de outras pessoas, tudo isso e mais um pouco faz parte da realidade da base de Petrolina.

  28. Vim pela notícia que saiu na rádio hoje. Um absurdo! Onde esse mundo vai parar?
    E me admirei com os comentários dos que defendem os agressores. São tão de bem que tão atacando a pessoa. Cuidado baba ovo tem prazo de validade.

    • Time da ingratidão?
      Eu queria saber que gratidão é essa?
      A empresa é de quem?
      Ou vocês são profissionais e estão onde estão por que fazem o trabalho?
      Gratidão? Tem outro significado.
      Usem outro jeito de se defender, sem ataque.
      Tá feio. Gente que emana luz não se defende atacando.
      Já leu a sentença?

  29. Que nada essa empresa covarde, paga uma mixaria aos funcionários cerca de 1mil reais pra tratar os funcionários como lixos! Ainda mais o funcionário não tem folga ou qdo tem não sabe o dia que tem!

  30. Seria bom servir de exemplo esse caso, pois não é o único, e infelizmente acontece todos os dias…É difícil provar, pois as pessoas têm medo de testemunhar a favor devido a essas pressões psicológicas que acontecem🙁É disso pra pior, muito pior

  31. Tenho vergonha de ter passado pelo quadro de funcionários da Avianca em Petrolina, entrei na Avianca pesando que estava entrando em uma empresa com princípios porem nada disso conseguir enxergar

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome