Ave conhecida como ‘mãe-da-lua’ é vista ao lado da Prefeitura de Petrolina e chama atenção

por Carlos Britto // 02 de dezembro de 2018 às 15:10

Ave conhecida como ‘mãe-da-lua’ foi vista ao lado da Prefeitura de Petrolina. (Foto: Clailton Ribeiro)

Uma ave conhecida como ‘mãe-da-lua’ foi vista neste domingo (2) ao lado da Prefeitura de Petrolina. A aparição da ave chamou a atenção de quem passava pelo local. O registro foi feito por Clailton Ribeiro, treinador de goleiro da Juazeirense.

O nome da mãe-da-lua é urutau, que em tupi significa “ave fantasma”. As penas acinzentadas com tons de marrom se misturam às cores dos troncos das árvores, situação incomum no mundo das aves, que não costumam se camuflar.

A mãe-da-lua é comum em bordas de florestas, cerrados e campos com árvores, mas também pode ser vista em locais abertos, inclusive dentro das cidades. A ave ocorre em todo o Brasil e tem o hábito de cantar à noite.

Ave conhecida como ‘mãe-da-lua’ é vista ao lado da Prefeitura de Petrolina e chama atenção

  1. Poliano disse:

    Dizem que seu canto traz mensagens do mundo dos mortos, entregando boa sorte aos amigos e azar aos inimigos.

  2. Paulo rogerio de araujo disse:

    Mae da lua muito comum no centro oeste conhecido como urutau.

  3. Rose disse:

    Ave muito interessante!

  4. Paulo Nogueira disse:

    A ave pertence à Ordem dos Caprimulgiformes, da família dos Nyctibiidae, ocorrendo no Brasil 3 espécies: Nyctibius grandis (Mãe-da-Lua Gigante); Nyctibius griseus (Urutau) e Nyctibius aethereus (Mãe-da-Lua Parda).

    O que se sabe é que as lendas em torno dessa incrível ave são muitas. Dizem que seu canto traz mensagens do mundo dos mortos, entregando boa sorte aos amigos e azar aos inimigos. Outra lenda diz que uma índia passou grande sofrimento por um amor impossível e tamanha foi sua tristeza, que a jovem transformou-se no urutau, sendo condenada a empoleirar-se toda noite em um tronco de árvore, vagando pela noite a olhar fixamente para a Lua e a cantar sua tristeza pela falta de seu amor. A ave possui um arrepiante canto, um som alto ecoa na noite, parecendo um grito de desespero de alguém em grande perigo. Outra lenda afirma que o urutau foi um menino órfão, transformado em ave que chora triste todas as noites a perda de seus pais.

  5. Observador disse:

    Parece com uma coruja.

  6. Francisco Uchôa Cavalcante Filho disse:

    Tem que ser preservada pois hoje se ver pouquíssimas, fazia muito tempo que não se ouvia falar dela.

  7. Edenilton disse:

    Aqui na minha cidade em barao de antonina sp , tem um urutau que mora em cima de um tronco e ainda tem um filhote coisa linda de se ver..

  8. ANA MARIA SCARPELLI DE LIMA disse:

    Bom dia…
    Apareceu um Urutau em minha chácara situada em Mogi Mirim!Faça Sol,chuva,vento,tempestade,ele não se move e se camufla com o o tronco para se preservar dos predadores!Está chocando e para minha surpresa ontem nasceu o filhotinho!Estou apaixonada por esse pássaro !Foi um presente maravilhoso que recebi da natureza!Tirei lindas fotos,agora aguardando o filhotinho aparecer para continuar fotografando!

  9. Gilberto disse:

    Proteja a natureza.

  10. Sueli Marques Brantis disse:

    Adoro essa ave e admiro muito gosto do seu canto triste aqui na minha cidade no interior de São Paulo (Catanduva) no CPP (Centro Professora Paulista). Tem um que deu a luz a um filhotinho que hoje está adulto.

  11. Aldenício Lino disse:

    Quando criança os mais velhos diziam que se repetíssemos o canto do Urutau íamos quebrar os copos e xícaras. No meu rancho ainda tenho estes belos vizinhos, aí pelas 21 horas é musica certa.

  12. Leila disse:

    Tem uns anos que ela apareceu no sítio de meu pai.Linda.Na localidade de Tanque novo dos Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários