Atual matadouro de Petrolina vai ser fechado e área poderá ser vendida

por Carlos Britto // 27 de abril de 2015 às 20:55

reunião matadouroO matadouro público de Petrolina deverá funcionar por mais 30 a 45 dias, até ser definitivamente fechado. A decisão saiu de um encontro ocorrido na manhã desta segunda-feira (27) no Fórum Dr.Souza Filho. Da reunião participaram a promotora do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ana Cláudia de Sena Carvalho (Defesa do Consumidor), o prefeito Julio Lossio, o vereador Adalberto Filho ‘Betão’ e representantes das Agências Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

Betão – que representou a Câmara Municipal no encontro – justificou que a promotora foi categórica ao afirmar que o atual matadouro não tem mais condições de abater animais.

Ao Blog o vereador revelou que, devido à falta de higiene, o local tem atraído muitos urubus, que estão sendo espantados com fogos de artifício. A prática, no entanto, chamou atenção da Infraero, que alertou para os riscos de acidentes que possam ocorrer por conta das aves.

O prazo, explicou Betão, seria para a Abatal – empresa que cuida do matadouro de Juazeiro (BA) – ter o selo de qualidade para receber os animais de Petrolina. A empresa também implantará um contêiner na cidade para manter a carne resfriada. Só depois essa carne irá para os balcões das seis principais feiras livres da cidade (entre elas a da Areia Branca e da Cohab Massangano).

Ceape

O vereador ressaltou, no entanto, que Petrolina não ficará sem um matadouro. Na reunião a promotora deixou claro que a administração municipal precisa construir um novo equipamento, em um local mais adequado. Lossio concordou, mas alegou que somente com a venda da área onde fica o atual (motivo de muita polêmica, inclusive, na Casa Plínio Amorim), será possível construir um novo matadouro.

Betão, que já foi contra a venda, mudou de ideia. Ele disse que fará uma indicação solicitando do gestor o envio de um projeto de lei nesse sentido. O vereador também destacou que o projeto deverá condicionar que o eventual comprador da área só poderá usufrui-la depois do novo matadouro construído, juntamente com os boxes dos açougueiros nas feiras.

O assunto acabou rendendo um outro igualmente polêmico: o Ceape. Betão sugeriu ao prefeito que uma parte do dinheiro oriundo da venda do matadouro fosse utilizada na construção de um novo centro de abastecimento. O governo do estado, através da ADdiper, já cedeu uma área no distrito industrial para a obra.

Após a reunião no fórum, o prefeito acabou convidando o vereador para um almoço, onde os dois discutiram melhor esse assunto. Segundo Betão, Lossio teria se comprometido em estudar “com carinho” a ideia. Ele disse ainda que também vai se reunir com os permissionários, que atualmente travam uma ‘batalha’ contra a prefeitura pelo atual espaço. Já amanhã (28) haverá uma reunião com os feirantes no Sest/Senat, às 10h, com a presença de Lossio, na qual o assunto também será colocado em pauta. Betão disse ter sido convidado para o encontro.

Atual matadouro de Petrolina vai ser fechado e área poderá ser vendida

  1. itapebi disse:

    O que mim admiro e ver este vereador falando em ceape e matadouro e esquece da tapera que é seu maior colégio eleitoral tapera que falta uma quadra de esportes uma praça iluminação pública agora correndo atrás de uma coisa que até ontem ele era contra aí tem coisa se liga seu Betão porq eu voltei em vc e até agora vc não convenceu meu voto se liga

  2. tapera disse:

    Aí tem coisa um vereador que até ontem tá brigando pelo matadouro e agora tá apanhando o prefeito coitado do canção porq esse aí e outro que vai abandonar a posição quitado senhor Betão porq se vc mudar de lado sem pedir permissão au chefão seu filho perde o emprego

  3. leitorpe disse:

    A área do atual matadoro deve virar um condomínio de luxo nos próximos anos.

  4. João José dos Santos disse:

    Ao invés dessas reuniões, não teria sido mais facil o município já ter providenciado outro madouro mais descente, mais higiênico, como manda os órgãos de higiene sanitária?

  5. jh disse:

    De tudo isto fico admirado com mais uma área para sendo vendida. Mais uma vez o patrimônio é abandonado e tem que ser vendido sem uma solução para o problema.
    Petrolina onde tudo pode acontecer e sempre com apoio dos vereadores.
    Povo de Petrolina acorda.

  6. Petrolina potência disse:

    Comer carne oriunda de juazeiro, Nunca na galaxia!!!

  7. Luis Fernando disse:

    Mais uma área com potencial de valorização sendo sucateada e posteriormente vendida pela administração municipal para amigos a preço de banana. O CEAPE é o próximo da lista. O prefeito da saúde está mais para prefeito da especulação imobiliária.

  8. Roseane Lima disse:

    Roseane Lima.
    Muito me admira e vcs veriadores e população ficarem colocando a culpa no prefeito .
    Sabendo que é ele não faz nada sem o apoio de todos.
    Gente façam uma lista de tudo que o prefeito Julio Lossio e os veriadores já veneram aqui em petrolina..Daqui a pouco estão vendendo MINHA CASA MINHA>>
    OOO povo TROUXA.. eu acho é graça…rsrsr

  9. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    O AVISO FOI DADO EM 2012,MAIS O POVO QUIS ACREDITAR EM BEIJINHOS,ABRACINHOS,PULINHOS,DANCINHAS,PROMECINHAS.
    OLHA AI NO QUE DEU.

  10. VANDERLEY ANDRADE DE LACERDA disse:

    Os urubus mais poderosos do mundo! Nessa lógica, nenhuma cidade aeroportuária teria matadouro… E já ensinaram os urubus de Juazeiro a não voarem para o céu daqui, ou os daqui procurarem outros ares? E se construir outro matadouro, vão adestrar os urubus para não voarem além dos muros do matadouro? Enfim, aplauso para a criatividade!

  11. palestrante disse:

    gente tudo isto e balela. este prefeito nao e do tipo que constroe ele so distroe. ele nao faz outro matadouro, primeiro porque nao e de interesse dele. o unico interesse dele e vender e depois vai dar um pe na bunda dos machantes.e incrivel sinismo dele se. voces machantes sair antes de ser contruido outro, nunca mais voces ganharao outro matadouro, sabe por que, porque ele nao vai ter tempo de fazer outro ai voces ja era.nao caiam nesta conversa fiada do prefeito, isso e so nen nen nhe, como diz alvorlandi.

  12. palestrante disse:

    este prefeito e um cancer para a cidade de petrolina

  13. olho aberto disse:

    Júlio lossio deveria mudar de profissão ao invés de médico, ser corretor de imóveis… a nova agr, é a venda do matadouro! soh no Brasil mesmo… agr o dinheiro ngm sabe onde vai parar. São avenidas esburacadas, hospitais um lixo e por ai vai… acordaaa Petrolina!!!

  14. Luis Fernando disse:

    Há algum tempo atrás ele tentou vender o estádio, alegando que ia construir uma arena esportiva. Daqui a pouco esse assunto volta. Podem esperar.

  15. Arraes disse:

    “Quando eu sair da Prefeitura, abro uma imobiliária, já milionário…”.
    Esse é o pensamento….Esperto como esse eu nunca vi, está provado que somos uma cidade de bobos e babões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários