Assentamento em Petrolina serve de experiência para projeto de reutilização da água de esgoto para irrigação

por Carlos Britto // 24 de dezembro de 2018 às 20:49

Foto: Ascom/divulgação

O destino da água utilizada em atividades domésticas na propriedade rural do Seu Humberto Rodrigues, pequeno produtor do Assentamento Terras da Liberdade, zona rural de Petrolina, é o mesmo que o da maioria dos demais moradores da localidade: o desperdício.

Por dia, centenas de litros de água usada para lavar pratos, roupas, para tomar banho ou escovar os dentes (chamada de água cinza), são simplesmente descartadas. Com o objetivo de promover seu reaproveitamento, um projeto de extensão desenvolvido no IF Sertão-PE/Campus Zona Rural propõe como alternativa o reuso da água cinza, sobretudo em pequenas propriedades rurais, na irrigação.

Há duas semanas, a propriedade de seu Humberto recebeu uma unidade demonstrativa do projeto, por meio da instalação de uma caixa de gordura desenvolvida artesanalmente. De acordo com o professor Sebastião Costa, a ideia é reaproveitar toda a água cinza, através de um processo simples de filtragem. De baixo custo, a caixa de gordura é dividida em duas partes: de um lado recebe a água de esgoto, que passa para o outro lado deixando resíduos de sabão, óleo de cozinha e restos de comida.

Depois disso basta retirar a água e usar para a agricultura, seja através de regador ou sistema simples de irrigação. Além de promover a conscientização em relação à importância do reaproveitamento de água, evita a proliferação de insetos e doença com o acúmulo de água suja e, a depender dos resultados, pode servir de modelos para implantar em outras comunidades“, explicou o professor.

Experiência

O estudante de Agronomia e bolsista do projeto, Adriano José da Silva, também é morador do assentamento. Segundo ele, a localidade foi escolhida para implantação da unidade demonstrativa porque muitas pessoas não sabem o que fazer com a água cinza, que acaba empoçada nas ruas. “Além de enfeiar a comunidade, a questão do desperdício é muito grave. É uma água que pode ser utilizada para a fruticultura, já que muitos cultivam quintais produtivos”, afirmou.

O projeto de reutilização de água cinza na agricultura já foi implantado em comunidades em que a água é bastante escassa. Nesse caso, todo o volume reaproveitado é utilizado no cultivo da palma forrageira, que só necessita de um litro de água por semana. “A proposta é manter o cultivo de palma só com a água que seria desperdiçada“, disse o estudante Carlos Eduardo Possídio.

O produtor Humberto Rodrigues ficou animado com a proposta e espera os melhores resultados: “Espero que a gente tenha uma economia muito grande, porque é muita água que é desperdiçada e agora teremos o destino certo para essa água, com uma qualidade melhor. Espero que tudo dê certo“, afirmou. As informações são da assessoria.

Assentamento em Petrolina serve de experiência para projeto de reutilização da água de esgoto para irrigação

  1. João Carlos Moreira Gomes disse:

    Me parece que já temos caixas de gordura pré moldadas com a capacidade do modelo acima com os tubos de comunicação para a passagem da água superficial para o reservatório de irrigação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários