ASA lança carta denunciando a ‘morte’ do Rio São Francisco e exigindo ações do governo

por Carlos Britto // 21 de novembro de 2017 às 19:31

(Foto: Ilustrativa)

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) soma-se às muitas vozes de lideranças e especialistas para denunciar, através de uma carta, a ‘morte’ do Rio São Francisco e exigir do Estado brasileiro ações imediatas para reverter tal quadro de penúria, abandono, exploração, descaso e privatização de suas águas.

Os mais de 500 anos de exploração do rio, em especial o barramento de suas águas, provocaram o assassinato e expulsão de povos originários dos seus territórios, escravização de povos negros, alagamento de grandes áreas e inundação de cidades ribeirinhas, devastação das matas, águas demandadas e poluídas. O Cerrado está sendo destruído! Em seu lugar implanta-se o agronegócio com suas monoculturas para exportação e a mineração, o que provoca a destruição das áreas de recargas de águas da Bacia. A caatinga está sendo retirada para dar lugar à fruticultura e à cana-de-açúcar irrigada. Este desmonte da cobertura vegetal natural provoca o entulhamento do rio e, neste cenário de devastação e exploração das águas do Velho Chico, espalham-se diversos conflitos por terra e águas dos povos tradicionais que resistem em luta“, diz um trecho da carta, a qual pode ser conferida acessando aqui. (foto/arquivo divulgação)

ASA lança carta denunciando a ‘morte’ do Rio São Francisco e exigindo ações do governo

  1. Cleber disse:

    O PT nao fez nada pelobrio. Ajudou apena a mata lo com a transposiçao. Gogó e mariba rocha da CPT dizem o que agora? Que é culpa do vampiro Temer? Vão chorar o leite derramado seus hipocritas/facistas. http://www.modclima.com.br

  2. Fernando Silva disse:

    Pois é, Cleber. Inclusive na gestão de Dilma, a CHESF teve que liberar 1.200 m³ de água por ordem do governo numa época de escassez, num final de ano antes da reeleição da Anta, para dizer que estava tudo bem. Pura hipocrisia dessa quadrilha. Vale lembrar que essa ASA é uma ONG que recebia milhões dos comunistas e chegou a organizar movimentos contra as cisternas de plástico, distribuídas pelo próprios comunistas. Hoje o povo está vendendo as cisternas.

  3. Beattriz Morganna disse:

    Lamentável, doloroso.
    Fizeram a transposição de um Rio que já se encontrava doente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários