Artista plástico pernambucano Romero Brito estimula criatividade de alunos da Escola Maroquinha

por Carlos Britto // 12 de dezembro de 2014 às 19:27

romero brito maroquinharomero brito maroquinha2Reconhecido mundialmente pelos seus trabalhos, o artista plástico pernambucano Romero Brito serviu de tema para um projeto desenvolvido pela equipe da Escola Municipal Maroquinha, na Areia Branca, zona leste de Petrolina, junto aos seus alunos, que foi encerrado nesta sexta-feira (12).

Contando com o apoio da Secretaria de Educação, a iniciativa – intitulada ‘Maroquinha: Resgatando valores através da arte com Romero Brito’ – teve o objetivo de enaltecer a amizade, caridade, paciência e amor através da arte, buscando fazer de todos envolvidos pessoas melhores. Além disso, procurou ampliar a qualidade de ensino, valorizando a arte, os artistas e a cultura local.

Marina Coelho, de 6 anos, é uma das que participaram do projeto. Mesmo muito jovem ainda, ela aprendeu um pouco sobre a cultura e os artistas da região.

A professora foi contando as histórias [dos artistas] e fomos nos interessando. Quando contei para minha mãe, ela não sabia muito deles. Mas agora eu já contei“, diz, orgulhosa.

O trabalho da Maroquinha é um dos contemplados pela política de ensino da Secretaria de Educação, cujo objetivo é levar cada escola a desenvolver projetos educativos que chamem atenção das crianças.

Simbolismo

A gestora da escola, Silvana Célia Bezerra, ainda lembra que a iniciativa foi desenvolvida durante todo o ano e a coleta das obras artísticas aconteceu no igual período. “Passamos o ano inteiro pensando nesse projeto. Hoje, é um dia muito especial para nós porque é o momento de culminância de tudo que fizemos“.

ainda segundo Silvana, o tema e o artista escolhido é bastante simbólico. “Romero Brito foi escolhido pelos fatores de superação, uma vez que ele saiu de uma favela de Pernambuco para ganhar o Mundo, o colorido que sua arte representa e a característica regional que pode ser encontrado nas suas obras. O nosso objetivo é fazer um resgate dos valores através da arte”, conclui.

Além de professores e alunos, o projeto envolveu também os pais das crianças. Além de produzirem alguns dos objetos à mostra, também pintaram o rosto das crianças.  “É uma oportunidade de nossos filhos conviverem com a arte desde pequenos. Por isso, quanto mais incentivarmos, melhor será para eles“, afirma Eliete Luzia Cazé, mãe de uma das alunas da Escola Municipal Professora Maroquinha. (fonte/foto: Ascom PMP/Seduc)

Artista plástico pernambucano Romero Brito estimula criatividade de alunos da Escola Maroquinha

  1. Leonardo disse:

    Posso dizer que a Maroquinha é a melhor escola infantil de Petrolina, pena que o ensino básico e médio não tenham a qualidade da Maroca.

  2. marta Souza disse:

    Sou Mãe de alunos da escola professora Maroquinha e me orgulho em saber que na nossa cidade existe uma escola que é referencia em educação, assim como Leonardo eu também acredito que não existe outra melhor que a Maroquinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários