Artigo: Promotor faz críticas aos vereadores de Petrolina que não apoiaram repúdio à PEC 37

por Carlos Britto // 14 de junho de 2013 às 20:01

promotor julio cesarO requerimento de repúdio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, apresentado pelo vereador Ronaldo Cancão (PSL) na sessão de ontem (13) na Casa Plínio Amorim, ainda repercute em Petrolina.

Ao contrário dos próprios vereadores de oposição, que criticaram veementemente a iniciativa, o promotor de Justiça Júlio César Soares Lira enviou um artigo ao Blog, elogiando a atitude do vereador e destacando o posicionamento de outras casas legislativas contra a proposta.

A PEC 37 reduz o poder de investigação do Ministério Público. De acordo com o promotor, não se posicionar contra ela demonstra o desejo de aumentar a impunidade no país.

Confiram:

Não posso me imiscuir na questão política da Câmara Municipal de Petrolina. Todavia não poderia deixar de parabenizar a iniciativa do vereador Ronaldo Cancão ao apresentar requerimento de moção de repúdio à PEC 37.

Diversas Casas Legislativas em vários municípios do Brasil e, notadamente, de Pernambuco, vêm apresentando ao Congresso Nacional moções de repúdio à PEC 37, que visa retirar do MP o poder investigatório.

Parece-me que os nobres vereadores apresentaram uma desculpa ininteligível para rejeitar o requerimento do vereador Ronaldo, posto que o mesmo era muito claro e explícito quanto ao seu objetivo: demonstrar que os representantes do povo de Petrolina estariam contra essa iniciativa velada de aumentar o sentimento de impunidade no nosso País.

Divergências internas da oposição ou divergências com a situação não poderiam ser expostas naquele momento. O momento era de demonstrar o espírito público dos vereadores desta terra, de se ombrear ao Ministério Público na luta contra a impunidade. Mas, infelizmente, os nobres vereadores preferiram criar uma cortina de fumaça para não se posicionarem e, assim, perderam grande oportunidade de honrar os votos que receberam do povo petrolinense.

O tempo irá determinar os equívocos ou acertos de suas posições. O tempo e o povo.

Júlio César Soares Lira/ Promotor de Justiça

Artigo: Promotor faz críticas aos vereadores de Petrolina que não apoiaram repúdio à PEC 37

  1. josemar disse:

    Lamentável a atitude desses vereadores de Pretrolina (Maria Elena,Cristina e outros fracos). Vocês terão o quê vocês merecem logo logo, vereadores fracos que não representan a população,más só mente os interesse próprio uma vergonha………Parabéns Ronaldo! NÃO a pec.

  2. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    PARABÉNS AO PROMOTOR DE JUSTIÇA DR JÚLIO CEZAR PELAS COLOCAÇÕES CONTUNDENTES.F AÇA SABER O NOBRE PROMOTOR QUE NÓS SIMPLES CIDADÃOS BRASILEIROS ESTAMOS COM O MINISTÉRIO PÚBLICO POIS O MESMO PRESTA UM BRILHANTE TRABALHO EM PROL DO POVO BRASILEIRO,AI DE NÓS SE NÃO FOSSE O MINISTÉRIO PÚBLICO.POR ISSO SOMOS CONTRA ESSA TAL DE PEC QUE AFRONTA O POVO BRASILEIRO.

  3. PAULO disse:

    MAIS UMA VEZ PARABÉNS PARA O VEREADOR RONALDO CACÃO…………..

    VC É O ÚNICO REPRESENTANTE DO POVO NESSA CASA. E NÃO É DE FORMA IRRESPONSÁVEL COMO ALGUNS PODERÃO COLOCAR, POIS SEUS QUESTIONAMENTOS SÃO FUNDAMENTADOS COM DOCUMENTOS E PROVAS CONCRETAS. COMO DEVERIA SER
    UM BOM REPRESENTANTE DOS INTERESSES DE UMA POPULAÇÃO.

    MUITO OBRIGADO VEREADOR RONALDO CACÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!! VOÇÊ FAZ BEM A PETROLINA…..

    SUA ATITUDE FOI DIGNA DOS POUCOS POLÍTICOS HONESTOS QUE AINDA EXISTEM.

    1
    POR QUE A MAIORIA COMO SE VER NA REALIDADE “QUER QUE O POVO SE DANE”. AÍ ESTÁ A PROVA.
    – UM BANDO DE DEMAGOGO COM DISCURSO MEDÍOCRE QUE NÃO TEM INTENÇÃO DE ACABAR COM A CORRUPÇÃO, E SIM PERPETUÁ-LA. É MAIS VANTAJOSO PARA ELES.

    ISSO É LAMENTÁVEL E TAMBÉM MUITO GRAVE ESSA ATITUDE. MAS NÃO SE PODE ESPERAR MUITA COISA DESSE TIPO DE VEREADORES QUE ESTAMOS VENDO EM PETROLINA. ESSE LEGISLATIVO COMPACTUA COM VARIAS IRREGULARIDADES DO EXECUTIVO MUNICIPAL.
    NÃO É MUITO ESTRANHO ISSO??

    ATENÇÃO POVO DE PETROLINA, VAMOS FISCALIZAR ESSES HIPÓCRITAS.

    NÃO VAMOS APOIAR A IMPUNIDADE E DEIXAR QUE A CORRUPÇÃO SE PERPETUAR NO NOSSO PAÍS, EM NOSSA CIDADE.

  4. TOLERÂNCIA ZERO. disse:

    daqui a pouco não vai ter mais nem juiz, prefeito, vereador, delegado, coronel.
    quem vai mandar mesmo é a PROMOTORIA.
    PETROLINA VEIA Q TEM APARECIDO É DONO VIU.

    1. TOLERÂNCIA ZERO. disse:

      só uma obs. sou a favor do ministério publico tomar de conta logo de uma vez por todas.
      só assim iria diminuir o índice de falcatruas.
      PETROLINA TÁ PRECISANDO MESMO DE UM DONO, PARA OLHAR PRA ELA.
      E ISSO O DOUTOR JULIO CESAR SABE FAZER MUITO BEM, AFINAL NÃO É UM LOSSIO.

  5. Fonseca disse:

    Dizer que alguns tipos de Vereadores desse país, valorizaram mais os interesses dos seus respectivos Partidos Políticos ,que mamam nas tetas da impunidade , que desviam dinheiro público e que precisam se esconder por trás das cortinas do Teatro que é a politicagem desse país. Eu jamais diria isso!
    Dizer que os Vereadores no Brasil não satisfeitos com os seus gordos salários, recebem propinas nos bastidores ,para aprovar projetos do interesse das Prefeituras ,eu jamais diria isso!
    Dizer que existem Barões com rabo preso que estão se borrando de medo de serem descobertos pela PF e MP ,que tiram do Vereador ,a Graça de agir com honestidade em favor do povo, os colocando para votar sob forte imposição da sua legenda partidária., visando preservar assim ,o pescoço dos caciques que roubam, fraudam licitações, beneficiam empresas que possuem alguma ligação ilícita. Mais eu jamais diria isso! Vereador nesse país não é comprado, não se vende, trabalha ,realmente pelo interesse do povo e jamais valorizaria o interesse partidário em detrimento da vontade do povo. Sinceramente gostaria de acreditar que nossos Vereadores não foram dominados pela vontade dos seus partidos ou lideres ,sinceramente gostaria!

  6. Maninho disse:

    A Câmara de Vereadores tem se especializado em pulverizar, de forma constrangedora, oportunidades de ser relevante à cidade.

  7. Analista disse:

    Como MP nao precisa de povo, condena tudo que aparece de preferencia pobre, ministério publico precisa de vereador?….Precisa ir pras ruas como os sindicalista? Claro pra defender o seu pode, apela ate pra argumentos nada diplomático. Para ganhar a sociedade, reveja o papel de vcs ou vcs nao erram nunca? E sempre o dono da verdade, aí onde mora o risco

    1. Júlio César Soares Lira disse:

      Senhor(a) Analista, o MP, por certo, comete erros e tem enormes dificuldades para cumprir as funções que lhe foram dadas pela Constituição, principalmente orçamentárias. Não se quer ser dono da verdade, mas dono da esperança de continuar lutando contra a corrupção e contra a impunidade. Convido-o a no próximo dia 21.06, comparecer ao Fórum de Petrolina para se inteirar dos nossos argumentos contra a PEC 37 e aí poder “analisar” melhor a sua posição.

  8. Maria disse:

    Aprendam uma coisa: Juiz, Promotor não são preparados para fazer investigação nenhuma. Quem faz investigação são as polícias civil e Federal.
    Segundo um Jurista de São Paulo, em entrevista na Folha de São Paulo, Juíz e Promotor quando se metem em investigação podem correr o risco de atrapalhar todo o trabalho investigatório.
    Essa celeuma toda é politicagem, estão ferindo a Constituição Federal onde se diz claramente o papel de cada Poder.
    E o povo besta aprendam a discernir primeiro para poder não ir na onda, é por isso que a cada eleição se elege a sujeira da política.

    1. Júlio César Soares Lira disse:

      Prezada Maria, o argumento do Jurista Paulista é por demais desarrazoado, pois a história recente do nosso País tem mostrado os êxitos das investigações capitaneadas pelo MP.

  9. ALCIDES NUNES BARROS disse:

    MEUS PARABÉNS AO VEREADOR RONALDO CANCÃO PELA INICIATIVA DO REQUERIMENTO DE REPUDIO A PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL (PEC) 37, BEM COMO AO PROMOTOR JULIO CEZAR PELA NOTA, MUITO BEM COLOCADA NESTE BLOG NA CRITICA A FALTA DE SENSIBILIDADE DOS DEMAIS VEREADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETROLINA. INIBIR O PAPEL INVESTIGATIVO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E NO MINIMO UMA INCOERÊNCIA DO TAMANHO DA IMPUNIDADE, SE COM O MINISTÉRIO INVESTIGANDO MUITAS FALCATRUAS AINDA FICAM NA ESCURIDÃO E OS BANDIDOS DO COLARINHO BRANCO, PRETO AMARELO, ETC. USUFRUINDO DAS ROUBALHEIRAS E GOZANDO COM A CARA DO CIDADÃO, IMAGINE SEM ELES.

  10. Mauricio Dantas disse:

    Os vereadores não vão apoiar uma nota de repudio aquilo que os políticos mais querem: que é a impunidade aos crimes cometidos por eles. E como políticos que são querem gozar da “plena liberdade” de fazer coisas erradas e continuarem impunes longes do alcance da lei acima de qualquer cidadão comum!

  11. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    RONALDO CANCÃO,PARABÉNS CONTINUE FISCALIZANDO O ERÁRIO PÚBLICO POIS ESSA É A FUNÇÃO QUE O POVO DE PETROLINA LHE CONCEDEU.E OS OUTROS QUE REFLITAM E PROCUREM TAMBÉM ESTAREM DO LADO DO POVO,POIS ELES PENSAM QUE NÓS SOMOS UM POVO DESENFORMADO,SE ENGANAM PORQUE ESTAMOS VIGILANTES E SABEMOS TUDO QUE ACONTECE NA CÂMARA DE VEREADORES,ESQUECEM ELES QUE SOMOS UM POVO POLITIZADO.OS QUE ESTÃO DO LADO POVO SERÃO AGRACIADOS PELO POVO AGORA OS QUE ESTÃO NA TURMA DO CONTRA NÓS VAMOS DEMITI-LOS,UM POR UM.
    ISSO É GRAVE,DIZER QUE NÃO TEM CONHECIMENTO DESSE ABSURDO QUE AFRONTA O POVO BRASILEIRO DESDE DE 2011,TENHA SANTA PACIÊNCIA,NOBRE.QUER DIZER QUE SÓ RONALDO CANCÃO ESTÁ ATENTO.VAMOS ESTUDAR COMO DIZ ALGUNS NA CASA,PRECISAM ESTUDAR MAIS.

  12. pingo lingo disse:

    Concordo plenamente com o promotor… E essa câmara precisa entender que a moção não era aos deputados e sim a PEC… Agora a vereador do PT não aceita porque quer ver os seus companheiros do mensalão inocentados. Porque se a PEC passar o julgamento do mensalão é anulado…

  13. GEANE disse:

    O que danado é IMISCUIR?

    1. TOLERÂNCIA ZERO. disse:

      Significado de Imiscuir-se no Dicionário de Português. O que é … 1. meter-se em algo: imiscuir-se nos negócios alheios …

      1. TOLERÂNCIA ZERO. disse:

        OU MELHOR PROCURE NO GOOGLE.

    2. Júlio César Soares Lira disse:

      Intrometer-se

  14. GEANE disse:

    Queria saber o significado de IMISCUIR

    1. Nêgo D'agua disse:

      Consulte um dicionário

  15. Luiz Antonio Costa de Santana disse:

    A PEC tem que ser aprovada. Creio que Dr. Julio não criticou; apenas defendeu suas convicções. A liberdade de expressão, da qual ele é um defensor, impõe a todos um dever de tolência.

    1. Júlio César Soares Lira disse:

      Não se pode tolerar a impunidade, meu Caro Luiz. Convido-o para no próximo dia 21.06, no salão do Júri de Petrolina, ouvir nossos argumentos contra a PEC 37. Constitucionalista que é, sabe que há princípios que garantem ao MP investigar, sendo nefasta a exclusividade. A quem interessa instigar a disputa entre o MP e as polícias ? Outra coisa, se o MP não possui atribuição Constitucional para investigar, para que PEC para afirmar que ele não tem ?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários