Artigo: Professor faz análise do atual momento da oposição a Governo Isaac Carvalho

por Carlos Britto // 03 de junho de 2013 às 20:02

Neste artigo enviado ao Blog, o professor Otoniel Gondim faz uma breve análise da situação político-administrativa em Juazeiro, especialmente em relação ao atual momento em que o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) praticamente não tem opositores a seu governo.

Para Otoniel, não é que a cidade não tenha oposição. O que falta, segundo ele, é “qualidade política idônea” na oposição. Nesse contexto, ele enaltece o papel do vereador José Carlos Medeiros (PV) e alfineta outras lideranças que ‘mudaram de lado’ por conveniências eleitoreiras. Confiram:

Isaac e Irmão Francisco/Foto: Ascom PMJ/divulgaçãoOposição por Oposição, Nunca!

Vejo, não gosto, não compactuo. De que políticos, cronistas, chuveirarem de que a cidade de Juazeiro não tem oposição. Erradíssima constatação: o que falta é qualidade política idônea na oposição. Criou-se somente quem é pró e quem é contra e as ideologias jogadas a ‘migué’ (saiba, leitor amigo, significa oportunistas e oportunidades a recuperarem).

Por que o governo municipal de Isaac Carvalho e companhia desmantelou, matou (fui forte? Não acho) e aniquilou o poder da oposição? Acontece de acontecer que as oposições juntaram-se com,simplesmente,ganância de retorno do poder.

Tarde demais, pois quando estiveram na gestão do poder (nem preciso dizer as nomes… você sabe, leitor) esculhambaram, dizimaram, fizeram um caos medonho com o povo de Juazeiro.

Esse povo,então,sentiu,chorou,entristeceu, minguou. E enxotou todos nos votos (gostou,menti,alterei,meu leitor?).Simples, a eleição e reeleição do prefeito Isaac Carvalho configurou-se . Manteve uma câmara favorável e, como sempre quando não há ideologia, os opositores pulam para o governo. Isso acontece. Basta não haver filosofia política, seriedade ideológica e compromisso. Na câmara, quem dessa minha análise sobrou, merece elogios, considerações e respeito. Mas, quem sobrou?José Carlos Medeiros merece aplausos.

Volto ao que comecei. A péssima oposição fez essa situação. Cronistas, políticos, ficam estrebuchando ao léu, baratas tontas. Com os aprovos (inventei o vocábulo, viu) de obras,educação,saúde,atitudes,decisões, o prefeito Isaac Carvalho abocanhou um Juazeiro com mudanças. Quem está lendo,vai vociferar: o socialista professor-escritor-filosofo Otoniel Gondim virou situação,vendeu-se? Nunca, leitor, nunca.

Posso, dá licença, de falar o que acho disso? Horrível do ponto de vista do meu guru D. Hélder Câmara: “Se discordas de mim, tu me enriqueces”. Os questionamentos, as agruras discordatórias, as deságuas sinceras têm sempre que existir na democracia (estamos tendo isso?).E se enfurecerem o poder situacional, o fará refletir,pensar,raciocinar. Todo governo democrático tem que ter oposição. Mas séria.

Ninguém, nem ninguém, nunca ninguém, pode ser detentor, usando de comandos próprios, da suprema verdade. Tem que ouvir a voz elevante do povo, seu voto, seu sofrimento.

Que os intelectuais, não me considero à altura, artistas, músicos, escritores, pensadores libertos, políticos sérios, se manifestem com imparcialidade. Cobre mais e mais e cada vez mais melhorias para essa cidade maravilhosa. Entretanto, não somente, com mentirosas politicagens. Sou um estudioso político,ganancioso por conhecimentos e cultura. Um humanista. Por isso tenho a alcunha de ser questionador e polêmico. Mas, não faço por graça. Por ideologia e existencialismo.

Abraços,

Otoniel Gondim/Professor, Escritor e Compositor

Artigo: Professor faz análise do atual momento da oposição a Governo Isaac Carvalho

  1. Guarabira Queiroz Lima disse:

    Em democracia existe o direito de discordar, sem ceifar o direito do outro em dizer e defender o que pensa. Depois da derrubada do muro de Berlin, muita coisa mudou sobre o fanatismo ideológico. O regime do governo cubano deixa a desejar, é o meu ponto de vista, nem mesmo Che Guevara tolerou os excessos da ditadura de Fidell Castro. O regime democrático com todos os seus defeitos ainda é um dos melhores. O homem não deve ser rotulado a nada, pois a vida é sempre uma eterna mudança, tudo passa, só não passa a mudança, pois a mudança é dinâmica. Ninguém pode mais do que o tempo, que é o ministro da vida e da morte, por isso é o senhor da razão. O egoísmo conservador e arcaico, infelizmente, existe. A onça mata o novilho porque o raciocínio da onça é que ela deve viver, se o novilho é tenro, tanto melhor, ela pensa em si, como se fosse um estatuto universal de sua sobrevivência. A natureza é mãe, mas quando si sente ofendida se transforma em inimiga, entretanto, a onça esquece desta reação. Dessa forma é a maioria dos homens quando se encontram no poder, na berlinda da vaidade, esquecem a ideologia que conservaram como ilha, durante alguns anos de vida. É isso que a gente ver.

  2. José J. Mateus disse:

    passou a mão nos cofre de Pilão Arcado, junto com o irmão prefeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários