Artigo do leitor: O papel do advogado na prestação jurisdicional

por Carlos Britto // 29 de setembro de 2015 às 20:32

Em mais um artigo, a advogada e colaboradora deste Blog, Simone Duque de Miranda, destaca a maneira equivocada que muitas pessoas – e até alguns profissionais da área – interpretam o trabalho dos advogados. No texto, ela fala sobre o papel desses profissionais na prestação jurisdicional.

Acompanhem:

As prerrogativas do advogado protegem o direito do jurisdicionado, e não o advogado

Nos últimos dias, por força do episódio envolvendo o ministro Gilmar Mendes, no qual ele fez a afirmação “Eu sou Ministro da Corte e o advogado é só advogado”, a questão do papel do advogado na prestação jurisdicional tornou-se mais evidente.

Interessante como esse papel, não raro, é interpretado de forma equivocada, até mesmo por alguns colegas.

Uma coisa é certa: O advogado deve ser respeitado não  apenas porque merece tratamento cortês como qualquer cidadão, isso é uma questão de boa convivência. Na verdade, o respeito  ao papel do advogado tem razões mais profundas, pois ao se menosprezar suas prerrogativas estar-se-á  menosprezando o direito, que todo cidadão tem, de  acesso à justiça.

É que somos nós, advogados, os autênticos representantes do povo perante o Poder Judiciário.  Assim, enfraquecer o papel do advogado no trinômio da prestação jurisdicional (ministério público, magistratura e advocacia) é enfraquecer a voz do cidadão, e consequentemente, a própria democracia.

Em assim sendo, há que se observar a postura correta de todos os elementos envolvidos, sejam eles magistrados, servidores,  ministério publico e advogados. A cortesia deve permear essa relação, e a consciência recíproca do valor de cada um também.

No que nos diz respeito, acredito que o advogado consciente do que representa para o cidadão que necessita de justiça, com domínio técnico e fático do caso levado a juízo, e imbuído da boa-fé (sentimento próprio de quem trabalha o bom direito), dificilmente terá suas prerrogativas desrespeitadas, pois a força  que emana de quem busca fazer o seu melhor, com humildade e zelo, normalmente não encontra barreiras, não importando de onde venham, e quando as encontra, as contorna facilmente.

Ao magistrado, por sua vez, cabe olhar o advogado como o portador do direito desse cidadão que necessita de justiça, e assim entender a essencialidade de sua participação na entrega dessa justiça. 

Acredito, pois, que o que não se pode esquecer é que todos estão ali, tão somente para levar justiça a quem precisa de justiça. Esse é o fim colimado. Esse é o sentido da existência do judiciário, e ao nos distanciarmos desse sentido não somos mais o que nos propusemos a ser. O cidadão fica desprotegido e a democracia, bem maior de um povo, fragilizada.

Esse é o verdadeiro sentido, jamais podemos esquecê-lo!

Simone Duque de Miranda/Advogada

Artigo do leitor: O papel do advogado na prestação jurisdicional

  1. rui2 disse:

    reconheço o papel ,o valor do advogado sua importância na sociedade sua posição sobre as leis, as injustiça sofrida pela sociedade. agora existem casos em que o advogado presta um dolo para com a sociedade quando de plena conciência encontra falhas em processos e conseque a liberdade para um bandido ladrão assaltante devolvendo ele ao contato com a sociedade . alem do mais o trabalho do advogado é remunerado pelo bandido com dinheiro ilicito fruto de assaltos que em muitas da vezes com mortes.

    1. Pedro Lima disse:

      Caro Rui,
      Se o advogado encontra falhas em um processo significa que alguém não fez o seu trabalho direito. Acredito que se um dia você vier a ficar vulnerável frente ao judiciário, será do seu interesse que o processo seja o mais correto, justo e transparente possível, sem nenhuma mácula que venha a te prejudicar, correto? Acho que é um salto muito grande de sua parte achar que o trabalho de todo advogado é remunerado com dinheiro de roubo. Muitas vezes o que acontece nessas situações é aparecer mães ou familiares tirando de onde não tem para poder livrar um filho ou um parente da cadeia. Rui, meu amigo, não seja injusto. Que Deus te abençoe!

      1. rui2 disse:

        estou mim referindo ao advogado que tira o bandido da cadeia por falhas no processo e onde fámilia de bandido tem dinheiro eles tem um caixa extra para essa eventualidade dado pelo bandido no caso de cair. se um processo for feito com cuidados e boa fé duvido advogado tirar conheço amigo essa aréa e sei como funciona existem muitos advogados do bem policiais do bem delegado do bem quando vocês se deparam com essa situação adeus defesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários