Artigo do leitor: “Novembro de muito sol e céu azul”

por Carlos Britto // 09 de novembro de 2017 às 20:32

Neste artigo enviado ao Blog, o médico urologista Iálisson Lino comenta sobre o ‘Novembro Azul’ e a conscientização dos homens para prevenção do câncer de próstata. “Devemos ficar alertas para superarmos as barreiras do preconceito e desinformação“, ressalta.

Acompanhe, na íntegra:

Sai de cena o outubro rosa – e o clima ameno – e entra em cena o mês de conscientização para prevenção do câncer de próstata. Novembro azul!  Os mais atentos me perguntarão: “doutor, se eu fizer exame anualmente, não terei câncer na próstata ?”. Não é bem assim. Se literalmente interpretada, a campanha iniciada na Austrália, em 2003, tem por escopo a conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O exame anual de próstata permite diagnosticarmos – e não evitarmos – o tumor em suas fases iniciais, possibilitando a oferta de tratamentos curativos. Os principais tratamentos com este intuito são a cirurgia e a radioterapia, as quais, quando aplicadas logo no início da doença, podem alcançar até 97% de cura. Em contrapartida, tumores detectados nas fases mais avançadas (metásticos) se tornam incuráveis e receberão tratamentos paliativos para minimizar as complicações e sofrimento do enfermo.

Tendo em vista tratar-se do segundo câncer mais incidente entres homens e o segundo tumor que mais causa mortes entre brasileiros do sexo masculino, devemos ficar alertas para superarmos as barreiras do preconceito e desinformação. Não tenha pressa, o novembro passará, mas você sempre poderá contar com seu médico urologista para orientá-lo, diagnosticá-lo e tratá-lo tão logo seja preciso.

Iálisson Lino/Urologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários