Médico responde a artigo de paciente que reclamou do seu atendimento na UPA de Juazeiro

por Carlos Britto // 09 de março de 2017 às 10:05

O médico da UPA 24 Horas de Juazeiro/BA, José Alberto Veloso, enviou artigo ao Blog, esclarecendo denúncia do leitor Ricardo Luiz que foi postada aqui e que reclamou sobre o atendimento recebido pelo profissional na unidade de saúde baiana. Confira:

Senhor Carlos Brito, caro leitor Ricardo Luiz, demais leitores do Blog e comunidade Juazeirense, inicialmente quero agradecer pelo direito de resposta, caso publique na íntegra esta nota. Sobre a “denúncia do leitor Ricardo Luiz”, esclareço que após rever todas as fichas de atendimentos realizados por mim no último domingo (05/03/17), não consta nenhuma ficha de atendimento com o nome Ricardo Luiz, porém consta uma ficha de atendimento de um jovem, J.B.S.S; este deu entrada às 15:17h, foi atendido na classificação de risco às 15:25h (sinais vitais normais), recebeu classificação de risco VERDE, que significa pouco urgente. Nesses casos o atendimento pelo médico deve ser em até 120 minutos, conforme normativas do Ministério da Saúde.

Mas o paciente foi atendido logo que saiu da sala de classificação de risco, sendo avaliado em todas as suas queixas e realizado o exame físico como é de praxe em todos os meus atendimentos, não sendo constatada anormalidades que indicasse a necessidade de realização de exames complementares, realizei a prescrição indicada para o caso às 16:04h (1. Dipirona EV; 2. Diclofenaco IM e 3. REAVALIAÇÃO).

Senhor Jornalista e caros leitores, inclusive Ricardo Luiz, será que alguém com fortes dores recusaria ser medicado? Recusaria ser reavaliado? (neste caso inclusive por outro médico). Tudo está registrado para averiguação. Este jovem simplesmente recusou a medicação e saiu da UPA24h às 16:06h (isso mesmo leitores, 02 minutos após a prescrição, tempo de sair do consultório e caminhar até o posto de medicamento). Nem toda dor no peito é infarto, e nem toda dor no peito tem indicação de realizar Eletrocardiograma. Lastimável é trabalhar com ética, zelo, responsabilidade e respeito às pessoas, e ver seu nome sendo exposto em Blog e redes sociais desta forma caluniosa e mentirosa por um desconhecido.

Trabalho na UPA desde a inauguração, onde sou servidor público da prefeitura de Juazeiro por mérito conquistado na base de muito estudo, aprovado para o cargo de médico emergencista em concurso público realizado pela PMJ em 2012. Vou continuar meu trabalho honrado e admirado pelas pessoas de boa índole, e não por pessoas do seu tipo. A UPA 24h que parece não ter nenhum valor pra você caro leitor Ricardo Luiz, e senhor jornalista Carlos Brito, ela é formada por pessoas dedicadas e compromissadas, a nossa equipe inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de RX, recepcionistas, cozinheiras, farmacêutica, vigias, maqueiros, administradores, entre outros.

São estas pessoas que dedicam a vida para ajudar o próximo, aliviar a dor, aliviar o sofrimento, limpar o sangue e o pús, ficar ao lado no último instante, lamentar a perda e muitas vezes choramos juntos ou mesmo não conseguimos dormir pensando na dor da perda de alguém que às vezes acabamos de conhecer, vibramos quando conseguimos salvar vidas e salvamos, observamos o sorriso da pessoa que teve a sua dor aliviada, e muitos são gratos e são estes que alimentam a nossa alma, nosso espirito e tornam a nossa jornada menos árdua, nós que levantamos no meio da noite, na madrugada, nos dias de festas, nos sábados, domingos e feriados, ainda assim somos acusados de faltar com empenho e dedicação.

Caros leitores, quanto deve ser competente o leitor Ricardo Luiz falando de atendimento humanizado e dizer que “Definitivamente a saúde pública não necessita de investimento financeiro”. Você, Ricardo Luiz possivelmente não deve ser um usuário do SUS. Reflitam comigo leitores e senhor jornalista, Carlos Brito: Seria humanizado oferecer uma poltrona para um idoso(a) passar a noite deitado aguardando exames ou transferência? Seria humanizado os pacientes ficarem dias e até semanas em observação numa UPA (as normas do Ministério da Saúde estabelecem como tempo máximo de permanência de pacientes nas UPAs 24 horas de observação)? Seria humanizado oferecer uma cama sem um lençol para um paciente? Seria humanizado os pacientes ficarem vários dias na sala vermelha aguardando um leito de UTI? Seria humanizado os pacientes ficarem dias, semanas, meses aguardando uma cirurgia? Caro leitor Ricardo Luiz acredito que deve existir muitos gestores com o seu pensamento e por isso a saúde pública está na UTI.

Prometo que ao exercer a arte de curar, Mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, Da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, Meus olhos serão cegos, Minha língua calará aos segredos que me forem revelados, Os quais terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes, Ou favorecer o crime. Se eu cumprir esse juramento com fidelidade, Goze eu, para sempre, a minha vida e a minha arte, De boa reputação entre os homens. Se os infringir ou deles me afastar, suceda-me o contrário.

Dr. José Alberto Veloso – CREMEB 20.977 Médico Emergencista UPA24h

Médico responde a artigo de paciente que reclamou do seu atendimento na UPA de Juazeiro

  1. Antenada disse:

    Boa resposta! Aplaudi de pé!!!

  2. Amaral disse:

    Ótimo , nenhuma dúvida

  3. ligada na mentira disse:

    Atendimento médico da upa é sim péssimoooooo!!!!.Basta precisar ir na upa que vemos o quanto os médicos tratam mal a população ,atendem com mal humor,deixam horas a espera para uma reavaliação , quando chegam não tem paciência para explicar um resultado de exames. ficam irritados para conversar com os familiares ou com o próprio paciênte. Essa defesa imediata a cima aposto são de funcionários kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Emerson dos santos cruz disse:

    Boa tarde conheço esse profissional e com certeza igual a ele são poucos. Parabéns Dr Veloso como o conhecemos aqui. Abraços

  5. Antônio Gomes disse:

    Fiquei curioso com um fato desde a publicação da denúncia. Se o paciente estava correto e tinha algo sério e reclama que foi mal avaliado, onde foi tratado após ter saído da UPA? Qual foi o diagnóstico? Está internado? Ou foi apenas mais uma reclamação teatral como vemos frequentemente nos bancos, hospitais, etc…

  6. Ana Paula disse:

    Gestos de carinho, atenção e delicadeza fazem-nos perceber quanto algumas pessoas são especiais na forma de ser e como são bem-vindas as suas ações . Só tenho a agradecer pela seu profissionalismo José Alberto Velosoobrigado!

  7. Bianca disse:

    Quem conhece o profissional Dr Veloso sabe de sua competencia.Sou moradora de Jaguarari onde o mesmo prestou seu serviços de medico alguns anos e nos orgulhamos da sua postura e profissionalismo.

  8. Francisca disse:

    Dr. Veloso é um profissional de caráter, responsabilidade, compromisso e acima de tudo humilde! Acompanhei todas as suas conquistas foram sempre com muita garra e dedicação. Respondeu a altura dá sua inteligência… Jamais vão conseguir lhe defamar…

  9. Izadora Ribeiro disse:

    Sou enfermeira e tive o prazer de trabalhar ao lado de um medico como Dr Veloso, um profissional que abraça a causa da Humanizaçao na saude, que tem todo o carinho e respeito pelo seu proximo, paciente ou nao. Se todos os profissionais da saude agisse com a etica e o profissionalismo desse medico, o quadro da saude do Brasil seria outro!!! Parabensss Dr Alberto Veloso, o senhor e um profissional de excelencia, tanto que como sempre tem todos os procedimentos e exame clinico documentados nos prontuarios do paciente, e essa prova e incontestavel.

  10. Paula Soany disse:

    Acima do médico, conheço o ser humano Alberto e acredito não proceder tal denúncia já que trata-se de um exemplo de empatia.

    1. Dinorah disse:

      Para quê tantas desculpas Doutor? Se o senhor se garante ser inocente. Muitas desculpas esfarrapadas, que é povo, do povo, sabe que de nada tem valor suas explucaçoes e os comentários dos seus amiguinhos. O povo tem omhos grandes e abertos. Falta respeito sim. Falta tratar gente como gente. Falta vocês trabalharem sem cansaço, sem mau humor. Temos sim hospitais muito bem aparelhados.. O que falta realmente é gente com coração trabalhando neles.

      1. Silvia disse:

        Noooooossa, “trabalhar sem cansaço”. O Dr. aí vai ter q morrer e re-encarnar em máquina. Tá proibido se cansaaaarrrr kkkkkkkkkkk ridícula !!!!

  11. Edivania disse:

    Bom dia!! doutor estou muito preocupada com migo,fui ao médico ele falou que estou com grastrite nervosa, estou tomando ameplozol mim sinto melhor,meu pai faleceu faz 1 mês esses sintomas que sinto e muito a estranhos pra mim!sinto tremores no estomago no organismo tenho fraqueza de manhã cedo tontura dores nas costa,Não durmo direito a noite abatidas forte do lado do peito,passei três dias sem almoça antes do meu pai face ser a que foi isso que mim prejudicou???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários