Artigo do leitor: “Mais do que nunca precisamos de uma Constituinte Exclusiva”

por Carlos Britto // 28 de maio de 2015 às 17:53

Congresso Nacional/Foto reprodução InternetNeste artigo enviado ao Blog, o leitor Aristóteles Cardona Júnior reforça a necessidade de uma Constituinte Exclusiva para mudar o sistema político brasileiro, principalmente depois do que viu na votação da Reforma Política na Câmara dos Deputados, ontem (27).

Confiram o que diz o leitor:

Mais do que nunca precisamos de uma Constituinte Exclusiva para mudar o nosso sistema político.

Parece notícia velha. Mas não é. Na noite da última quarta-feira, 27 de maio, o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, liderou mais um golpe à democracia em nosso país.

Somente um dia depois de a própria Câmara rejeitar a inclusão do financiamento empresarial de campanha na Constituição, uma articulação capitaneada pelo Eduardo Cunha organiza uma manobra e coloca o tema em votação novamente. E nesta outra votação, ganha a proposta de emenda que permite que partidos recebam doação de empresas.

Tanta pressa tem um motivo: está em julgamento no STF uma ação proposta pela OAB que poderia proibir a doação de empresas a campanhas, por inconstitucionalidade. E a maioria dos ministros do STF já havia se manifestado a favor de tal proibição. O julgamento só não havia sido concluído porque um dos ministros, o Gilmar Mendes, pediu vistas e ainda não tinha retornado com uma resposta.

No fim das contas, a Câmara Federal trouxe à tona uma série de debates, mas quem se beneficia com a velha política conseguiu o que queria e realmente importa pra eles: colocar na Constituição o financiamento empresarial de campanhas.

Que o golpe desta quarta-feira nos traga uma lição. Reforma Política de verdade e condizente com as necessidades do nosso país, somente com uma Constituinte Exclusiva e Soberana para o Sistema Político.

No ano passado, mais de 8 milhões de pessoas se manifestaram em um Plebiscito Popular a favor da Constituinte. Agora a nossa luta é por uma consulta legal. O povo quer participar e mostrará nas ruas que não quer ficar a reboque desta velha política.

Aristóteles Cardona Júnior/Médico de Família e Comunidade, Professor da Univasf e militante da Consulta Popular

Artigo do leitor: “Mais do que nunca precisamos de uma Constituinte Exclusiva”

  1. Carlos disse:

    Concordo com o professor.
    O aparecimento de figuras como o senhor Vaccari e Delúbio Soares, que estão no epicentro dos maiores escândalos de corrupção da história brasileira, quiçá do mundo, estimulados, entre outras coisas, pelas “doações” de empresas a partidos, notadamente o PT, é motivo sim, de acabar com tais doações.
    Só discordo em absoluto que, nos moldes que os pseudo “movimentos sociais” e o senhor Gilberto Carvalho querem é ABSOLUTAMENTE INVIÁVEL a tal constituinte, que, em verdade, é um avanço -se é que podemos chamar assim – das ideologias socialistas e do gramscismo, que estão levando nosso país ao quarto mundo.
    MAIS SOCIALISMO-COMUNISMO-PETISMO-GRAMSCISMO não, meu senhor, o povo consciente agradece, guarde para Cuba ou Coreia do Norte, tal ideologia.
    O Brasil já está afundado em ideologias vermelhas demais…
    GOLPE sim, é a constituinte petista e isso o pais não aguenta mais.

  2. francisco oliveira disse:

    Constituinte Exclusiva é uma ova !!!! Nós precisamos é tirar esta quadrilha do poder junto com este foro de são paulo, Unasul e toda ideologia comunista e o Brasil precisa ter o brilho que sempre teve, sem separação da sociedade a nossa pátria nunca teve tão dividida com esta ideologia diabólica.

  3. Carvalho disse:

    Mais professores, menos militantes comunistas em nossas Universidades, é o que precisamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Essas modernizações só tem piorado a prestação dos serviços