Artigo do leitor: “Juazeiro humaniza, menos na Saúde”

1

Bastante insatisfeito com a saúde pública de Juazeiro (BA), o comunitário Joaquim Afonso dos Santos deixa um duro recado às autoridades municipais.

Confiram:

Em Juazeiro temos um forte agravo na área da saúde pública, aquela que não é utilizada no dia-a-dia dos senhores vereadores e secretários de Juazeiro. Mas que é necessária pra minha vida e a de muitos.

Nossos líderes políticos não poupam belos textos quando vão tecer promessas para a saúde, porém esse quadro lastimável na história de Juazeiro continua sem alteração nenhuma! Temos uma vice-prefeita médica! Temos uma secretária de Saúde médica! Mãe e filha! E em contrapartida, temos um caos instalado e inalterado.

Trabalhadores da saúde em greve, paralisados de suas funções e nas ruas em manifestações. Recentemente os Agentes de Endemias vieram a público para externar coisas drásticas que ocorrem naquele segmento, e a Secretaria de Saúde emite notas vazias, sem conteúdo legítimo.

Sou morador do Bairro Alagadiço, proximidades do terminal de ônibus e do estádio, e sabe uma realidade que me assola dia a dia? Meu PSF do Alagadiço está sem médico para atender há 3 meses! Já notifiquei a Ouvidoria, já enviei nota às mídias e nada é feito.

O PSF continua sem médico para atender. Lá está um enfermeiro que me prescreveu exames básicos de laboratório e me disse que quando eu receber os resultados, leve que ele vai olhar pra mim! Pergunto: Isso é legítimo? Um enfermeiro pode avaliar exames de laboratório e prescrever medicação? Ou ele vai apenas olhar e me dizer: “está tudo bem, pois não temos médico aqui”.

O enfermeiro com boa vontade tem feito ali o papel do médico, porém chamo atenção do COFEN, pois isso não é legítimo!

PSF em Juazeiro voltou a ser Posto de Saúde (local físico apenas), Hospital Regional não recebe mais o SAMU com urgências porque está sem orçamento bem administrado. UPA, virou piada ser atendido ali. Maternidade Municipal falta até copo descartável, imagina recursos técnicos.

Ora, estamos vivendo assim em Juazeiro! Esses dias a prefeitura veiculou uma matéria na qual a secretária Fabiola Ribeiro estava extremamente sorridente em reunião com a secretária de Saúde de Petrolina. Resolvendo situação da hemodiálise em Petrolina, que não vai nada bem, e estão buscando o apoio de Juazeiro! Levante seu sorriso pra outras realidades, Fabíola Ribeiro.

É ridículo trabalhar tão mal. Juazeiro extremamente mal servida de secretários! Ponto final.

Joaquim Afonso dos Santos/Comunitário

(Foto/reprodução arquivo)

1 COMENTÁRIO

  1. triste é saber que a saúde da cidade vinha há muito tempo ruim e o povo elegeu um governo de continuismo que disse na campanha que a saúde seria prioridade e não está sendo!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome