Artigo do Leitor: Em Pedrinhas, moradora diz que população reclama, mas não quer água tratada na comunidade

por Carlos Britto // 28 de março de 2017 às 20:00

 

Mary Gonzaga, proprietária de casa na comunidade de Pedrinhas, área ribeirinha de Petrolina, escreve ao Blog para explicar sobre a situação polêmica da água consumida pelos moradores do lugar. Lá, existem um sistema novo, pronto para levar água tratada às residências, mas um impasse entre os próprios moradores, tem impedido que a população passe a consumir água potável. Confira:

O caso específico de Pedrinhas é algo marcante, inusitado e tenho certeza de que o prefeito Miguel Coelho não tem conhecimento desses desmandos. Na primeira semana de 2017, o prefeito Miguel Coelho reuniu autoridades e pessoas de sua confiança e da Codevasf e foi inaugurar um “Elefante branco” que estava lá há anos.

O vereador Ibamar Fernandes é testemunha de quantos anos tem essa coisa que está lá no meio da praça. Eu estava lá. O Prefeito inaugurou simbolicamente. Agora o povo não quer. E aí? Começou a ocorrer um aguaceiro que se direciona para minha casa que fica na esquina. É da caixa velha antiga que ao que tudo indica tem um problema.

Tem que transbordar, porque do contrário não abastece as demais casas da vila que ficam nas laterais do asfalto. A caixa nova, disse-me o Sr. Moreira, que teria ficado encarregado de ligar o sistema, na presença da sua esposa, que lhe foi entregue uma chave por um encarregado da Codevasf (ele não soube precisar o nome).

Que deveria o Sr. Moreira ligar essa água todos os dias para evitar queimar um determinado dispositivo. Segundo a presidente da Associação, Dona Helena, o encarregado entregou essas chaves a ela, que é presidente e que isso deveria ser feito por um mês, para testar. Desde então a caixa é ligada, mas não temos água tratada nas nossas casas.

A presidente disse que lá não terá água tratada porque o povo não quer. Nem ela. Que o povo não pode pagar! O mesmo me falou o Sr. Moreira: que o povo não quer.

Por outro lado, moradores estão abrindo valas e valas em direção ao que seria uma pracinha e enchendo-a de água de esgoto. O chamado esgoto a céu aberto. O vizinho da casa da Vice Prefeita Luska Portela fez, a do outro lado também e assim vai, uma podridão sem fim, possibilidades de doenças várias e outras endemias.

Os mesmos moradores que não querem a água, estão culpando o prefeito. A pergunta é: culpando do quê? O prefeito sabe desses desmandos? A Codevasf não age por quê? Quem liga essa água precisa de autorização do povo? É assim que funciona?

O que falta é uma ação coercitiva, o que é normal no Direito Administrativo, no sentido de preservar o bem público, evitar o desperdício e evitar endemias e até possíveis epidemias. Nesse sentido o Poder Público pode agir. E creio que o prefeito, bem intencionado que foi e que é, agirá conforme a Legislação, usando seu Poder de Polícia, inerente ao Direito Administrativo.

Mary Gonzaga, proprietária de casa nas Pedrinhas

Artigo do Leitor: Em Pedrinhas, moradora diz que população reclama, mas não quer água tratada na comunidade

  1. Josemir Gomes de Amorim disse:

    Justamente, Mary Gonzaga! Excelente a sua colocação! O prefeito Miguel Coelho, que assumiu o mandato agora, não tem culpa por essa situação de desrespeito com a população de Pedrinhas. Pois, o problema é antigo. Mas, como gestor eleito pelos contribuintes, que pagam caro para ter o mínimo de serviços básicos, ele tem o dever institucional de solucionar os problemas pelos quais, os cidadãos estão passando. E pelo que tenho observado desde o início de sua administração como prefeito desta cidade, é que ele está com boa vontade de fazer o melhor pra nossa cidade. E principalmente, para as localidades do interior, que geralmente ficam à margem quando se refere a serviços públicos. Acredito que o Miguel Coelho, irá tomar providências quanto a este problema, resolvendo de uma vez por todas essa situação que coloca em risco, a saúde de crianças, jovens e idosos daquele povoado tão importante como pólo turístico de nossa cidade. Nós, cidadãos de Pedrinhas, não podemos ficar à mercê da vontade de uma Presidente do local, ou de um morador, para termos água potável e com frequência em nossas torneiras. Água potável esta, que é um direito básico de todo cidadão.

  2. josefa maria disse:

    A população de Pedrinhas, como sempre, causando polêmicas e criando problemas.É assim em todos os sentidos. Eita comunidade sem futuro aquela.

  3. CARLOS disse:

    se isso for verdade mesmo deveria cortar essa agua de vez de la…pela primeira vez vejo uma comunidade recusando agua tratada, isso deve ser melhor esclarecido…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…