Artigo do leitor: “A importância de uma boa Nutrição”

por Carlos Britto // 22 de março de 2018 às 21:01

Livia Barreiros Pinheiro Lima é nutricionista formada pela UFBA. (Foto: Arquivo Pessoal)

A nutrição adequada e balanceada é essencial para uma vida saudável e plena. As suas escolhas alimentares diárias afetam diretamente a sua saúde e o seu bem-estar. Por isso uma boa nutrição é uma parte relevante do processo de se levar uma vida sadia. É o que recomenda a nutricionista Livia Barreiros Pinheiro Lima, através de um artigo ao Blog. Segundo ela, uma alimentação saudável deve se basear em quatro princípios: quantidade, qualidade, harmonia e adequação.

Acompanhe:

No dia 31 de março  é celebrado no Brasil, o dia da Saúde e Nutrição, e tem como principal objetivo fazer com que as pessoas reflitam sobre como está sua saúde e seus hábitos alimentares.

O Ato de alimentar-se é um processo vital onde  o organismo  recebe o necessário para  a  sua manutenção. Com este suprimento, podemos respirar, falar caminhar, pensar, dependemos totalmente do que comemos para que possamos nos manter vivos.

É de conhecimento público que a alimentação interfere na saúde do indivíduo, mas não somente na origem de doenças. A alimentação e nutrição adequadas promovem a saúde, a qualidade de vida, melhora a capacidade de aprendizagem e de trabalho, diminui gastos com saúde e ausências no trabalho, aumenta a longevidade, ou seja, é de extrema importância para a sociedade.

Uma alimentação saudável deve se basear em quatro princípios: quantidade, qualidade, harmonia e adequação.

Quantidade: A quantidade dos alimentos deve ser suficiente para satisfazer as necessidades energéticas do organismo. Estas dependem do sexo, da atividade física e da idade. Quando se consomem mais calorias do que as que se gastam o corpo armazena em forma de gordura, produzindo-se assim a obesidade e os problemas a ela associados. Por outro lado, quando a ingestão de calorias é muito baixa, dá-se a desnutrição.

Qualidade: Os alimentos devem fornecer ao organismo todos os nutrientes essenciais para o seu correto funcionamento. Os nutrientes são essenciais para o crescimento e manutenção de um corpo saudável ao longo da vida. A melhor forma para isso é tendo uma alimentação variada e colorida.

Harmonia ou do Equilíbrio: Os alimentos devem guardar entre si uma relação de proporção de modo a evitar o excesso ou deficiências de nutrientes. O equilíbrio na combinação dos nutrientes é de suma importância para evitar a doença.

Adequação: A alimentação deve ser adequada a cada pessoa, respeitando as características de cada indivíduo, tendo em conta, os hábitos alimentares, a atividade física, a idade, o estado de saúde, o nível econômico etc. Por exemplo as necessidades de uma grávida são diferentes das de uma pessoa idosa e, esta por sua vez, tem necessidades diferentes das de um desportista.

Os alimentos, quando bem escolhidos e combinados, são  uns dos principais aliados da saúde, promovendo qualidade de vida e bem estar.

Aproveite essa dia para fazer uma auto avaliação sobre a forma de como está nutrindo o seu corpo, e caso necessário consulte  um Nutricionista que é o profissional adequado para a orientação alimentar.

Livia Barreiros Pinheiro Lima/ Nutricionista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/ Especialista em Saúde Pública pala Faculdade  Estácio de Sá/ Nutricionista do Espaço Viver Bem/ Unimed Lar/ CRN 6-6515/S

Artigo do leitor: “A importância de uma boa Nutrição”

  1. Justino disse:

    Então os pobres estão lascados, pois para escolher o que comer tem que ter dinheiro e para ter dinheiro no Brasil ou você é corrupto, puxa-saco ou ladrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários