Artigo: Após sucesso de mais uma edição do ‘Janeiro Tem Mais Artes’, supervisor de cultura do Sesc vê com bons olhos 2014

por Carlos Britto // 04 de fevereiro de 2014 às 21:34

Neste artigo, o supervisor de cultura do Sesc Petrolina, Jailson Lima, vê com boas expectativas o ano de 2014 para o segmento, principalmente após o sucesso de mais uma edição do Festival ‘Janeiro Tem Mais Artes’, que aconteceu no mês passado.

Confiram:

okUm bom começo para um ano que promete muito

Os bons ventos das férias escolares fizeram soprar sobre as ruas de Petrolina um verdadeiro redemoinho de atrações artísticas neste início de ano. Foi bom demais a 6ª edição do Festival Janeiro Tem Mais Artes, que encheu de agradáveis surpresas nossas tardes/noites com um leque variado de atrações teatrais, música, poesia, dança e artes visuais. Mesclando linguagens e diversificando espaços – ora no Sesc Petrolina, ora no Bambuzinho e até nas águas do Velho Chico, O Janeiro Tem Mais Artes desse ano superou as edições anteriores com mostras de singular beleza, espetáculos magistrais e uma série de ações de capacitação, incluindo duas residências artísticas em teatro e dança e mais sete oficinas de artes com temas, a exemplo de Iniciação Teatral, Dança do Ventre e Iniciação ao Canto e Técnica Vocal para Jovens e Adultos.

Traçando um olhar panorâmico sobre a cena regional, tivemos logo na abertura (22/01), o Samba de Véio da Ilha do Massangano. E para agradecer tamanha gentileza, nomes conhecidos do cenário musical, a exemplo de Fabiana Santiago, Eugênio Cruz, Joyce Guirra e Camila Yasmine brindaram o público no Teatro Dona Amélia com o espetáculo Da Ilha pra Cá. Um musical que emocionou a todos com releituras fantásticas e livremente inspiradas nesta que é, seguramente, uma das maiores referências da cultura popular do Vale do São Francisco.

Daí até o encerramento, no dia 31, com um concorrido show do Coletivo Não Identificado, cantando músicas de carnaval, não faltaram atrações para públicos de todas as idades. Invariavelmente, o movimento começava às 18h, na Praça do Bambuzinho, com intervenções artísticas curtas. Nosso foco era a oferta gratuita de atrações culturais para o público comerciário, de saída do trabalho neste horário. Depois, as atenções se voltavam para o Sesc Petrolina, onde o público pôde conferir espetáculos de excelente qualidade, a exemplo de A Pena e a Lei, com o TPA – Teatro Popular de Arte – e exposições como “Imagens, Vestígios do Tempo”, do fotógrafo/poeta juazeirense Euvaldo Macedo Filho, que fica aberta até o final de março.

E por falar em Euvaldo Macedo, outro momento inesquecível desta 6ª edição do Janeiro Tem Mais Artes foi certamente o Recital Travessia Poética, quando em pleno rio São Francisco, a bordo de um Catamarã, compartilhamos uma bonita homenagem à poesia deste artista, com versos e canções apresentados por poetas de Juazeiro e Petrolina.

Considerado um dos três festivais mais importantes do Sesc Petrolina, ao lado do Vale Dançar (realizado em abril) e da Aldeia do Velho Chico (em julho/agosto), o Janeiro Tem Mais Artes 2014 também será lembrado pela Leitura “Loretta Strong”, com Renata Pimentel (única atração visitante), e ainda pelos espetáculos infantis “Dó Ré Mi” e “Mundo do Circo”. O Ensaio Curral Grande impactou a plateia com o tema pouco conhecido dos Campos de Concentração no Ceará, durante a Seca de 1932, e o Recital “Para se Encontrar” fez todo mundo reviver a palavra/canção de Caetano, Chico e tantos poetas entre nós. Para completar tanta alegria na poesia em janeiro, o espetáculo “Para Sempre Teu”, que foi apresentado aqui no dia 29, pela nossa Qualquer Um dos 2 Cia de Dança, ganhou em Recife, no dia 30, o Prêmio Apacepe de Melhor Coreografia. Certamente, um bom começo para um ano que promete muito.

Jailson Lima/Supervisor de Cultura-Sesc Petrolina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários