Armando Monteiro lidera intenções de votos ao Campo das Princesas. FBC aparece como mais forte entre socialistas

por Carlos Britto // 28 de outubro de 2013 às 06:45

armando_640x480FBC_640x427A um ano das eleições 2014, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) – único nome já definido para a disputa estadual – lidera a corrida para a sucessão do governador Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco, de acordo com a primeira pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e o Portal LeiaJá, sobre a disputa. Com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o levantamento englobou 2.423 entrevistas a eleitores de todo o Estado, nos últimos dias 21 e 22, e traz outras importantes sinalizações do cenário pré-eleitoral:

1- O ex-ministro Fernando Bezerra Coelho é, hoje, a opção mais forte do PSB para a disputa (principalmente no Sertão e Região do São Francisco, sua maior base eleitoral);

2- O tucano Daniel Coelho mostra-se com potencial significativo no Recife e Grande Recife (importante recall de sua performance nas eleições municipais de 2012), o mesmo acontecendo com o ex-prefeito João Paulo, nome cogitado pelo PT após o racha do partido com o PSB de Eduardo;

3- É muito alto, hoje, o percentual de eleitores indefinidos ou dispostos a votar em branco ou nulo (chegando perto de 60% em todos os cenários apresentados);

4- Há muito desconhecimento sobre nomes cogitados para a eleição, principalmente em relação aos socialistas – o secretário Tadeu Alencar (Casa Civil), o vice-governador João Lyra Neto e até o próprio ministro Bezerra Coelho;

5- A sucessão em Pernambuco pode tornar-se uma disputa Eduardo x Lula, tal o peso sinalizado pelos eleitores para uma possível influência dos dois maiores líderes do PSB e PT na hora de escolher o voto (leia matéria na página 4).

Na pesquisa estimulada, com os nomes de pré-candidatos apresentados ao eleitor, o IPMN apresentou quatro cenários. Participando de todos, já que é o único postulante até agora definido, o senador Armando Monteiro Neto largou na frente em todos. No primeiro, tendo apenas Bezerra Coelho como adversário, ele obteve 26% das intenções de voto contra 12% do socialista, enquanto 42% sinalizaram o voto em branco ou nulo e 20% não souberam ou não quiseram responder. Por região, Armando derrotou Bezerra no Recife, Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão, perdendo apenas na Região do São Francisco.

No cenário 2, entrando também João Paulo na disputa, Armando ficou com 23% das intenções de voto, João Paulo com 14% e Bezerra com 11%, enquanto 31% optaram pelo voto em branco ou nulo e 21% não souberam ou não quiseram responder. Na divisão por região, Armando perdeu para João Paulo apenas no Recife e para Bezerra no Sertão e no São Francisco, ganhando para os dois no restante.

No cenário 3, Armando obteve 26% contra 11% do tucano Daniel Coelho e 4% de João Lyra Neto, apresentado como a opção do PSB. Já no quarto e último cenário apresentado, o senador do PTB lidera com 28% contra 11% de Daniel Coelho e 1% de Tadeu Alencar, agora colocado como o nome do PSB. Nos dois, Armando ficou abaixo de Daniel apenas no Recife. (Fonte: JC Online)

Armando Monteiro lidera intenções de votos ao Campo das Princesas. FBC aparece como mais forte entre socialistas

  1. simplício disse:

    Ainda ha tempo para Eduardo voltar na frente. Apoiar Dilma, compor com Armando, colocando um poste como vice e Fbc pra senador. Do contrário sua exposição para presidente em 2018 poderá ser negativo, se ele insiste em se candidatar agora. Uma zebra para residente agora, seria uma zebrérrima. Perder pra presidente, o mais provável, e perder o governo do estado, será como se diz no popular: por cima de queda, coice? Volta Dudu!…

  2. Rafael disse:

    Boa! espero que Armando continue no auge até 2014!! Não quero FBC governador!!! prefiro Armando ou até mesmo Humberto costa do que FBC!!!

    1. Viuvinha da Prefeitura disse:

      Esse não deve ser petrolinense.

    2. Marivaldo disse:

      Seu candidato era Julio mas escorregou no meio do caminho!

      1. Rafael disse:

        Nunca pensei em votar em Lóssio para governador, até por que ele não tem jeito para administrar um estado (e município). Apenas vou depositar minha confiança em um cara que já foi deputado federal três vezes, presidente da federação das indústrias de pernambuco por quatro mandatos consecutivos e atual senador de pernambuco!!! Ou seja, vou optar por alguém que tenha um melhor currículo para governador de um estado do que um cara que só por que foi ministro (e só tem este cargo de alto escalão no currículo pobre dele) está se achando o máximo!!! Veja que FBC só tirou bons votos no sertão e maioria da população de PE não está no sertão!

  3. joão disse:

    Armando Monteiro é candidato a mais de um ano……..e Fernandão está somente cogitado…….ver indecisos? vai pra cima Fernando…. é o sertão unido com você.

  4. jorgilson disse:

    Eita zé povinho, ficar brigando por políticos sem escrúpulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários