Após visita de Dilma, Transposição sofre novo atraso

por Carlos Britto // 27 de agosto de 2014 às 16:01

transposição 1/Foto divulgaçãoLonge do guia eleitoral, técnicos do governo federal reconheceram um novo grande atraso na transposição do Rio São Francisco. Os primeiros 16 quilômetros da obra originalmente testariam o transporte da água do Velho Chico para o Sertão até setembro de 2011, prazo que havia sido adiado para este ano, até o mês que vem. Semana passada, contudo, um dia após a presidente Dilma Rousseff (PT), em plena campanha, visitar a obra em Pernambuco e gravar imagens para o guia, o Ministério da Integração Nacional conseguiu o que havia pedido: o funcionamento da primeira etapa da obra foi adiado em dois anos, para até setembro de 2016.

A autorização foi da Agência Nacional de Águas (ANA). Não é o prazo do fim da obra, mas para ver a água correr só no primeiro trecho da transposição, o que o governo esperava primeiro em 2011 e depois este ano.

A obra, orçada em R$ 8,2 bilhões, tem dois longos canais. O Eixo Leste beneficiará Pernambuco e Paraíba e o Norte levará água para esses Estados, o Ceará e Rio Grande do Norte. O governo espera beneficiar 12 milhões de pessoas. A obra começou em 2007, na gestão Luiz Inácio Lula da Silva, orçada em R$ 4,5 bilhões. O Eixo Leste deveria sair em 2010 e o Norte, em 2012.

Após vários adiamentos, no último balanço do PAC antes da campanha atual, em junho, técnicos do governo Dilma já haviam pedido novo adiamento da primeira fase de operação. A informação sobre a “meta piloto” não consta no documento. A transposição, já com 469 km, ficou para dezembro de 2015

Em plena campanha, quinta-feira passada, Dilma visitou exatamente as estações de bombeamento da “meta-piloto” em Floresta e gravou imagens para o guia. Procurado, o ministério informou que o projeto está 62,4% concluído, mas ignorou perguntas sobre o motivo de pedir mais dois anos para a água começar a correr na obra: “Em relação à resolução da ANA, esclarecemos que o prazo para início da operação venceria em setembro de 2014. Por isso, optou-se por renová-lo por mais dois anos: até setembro de 2016.” (Fonte: Jornal do Commercio).

Após visita de Dilma, Transposição sofre novo atraso

  1. mara disse:

    sera que quem inventou essa transposição pensou como vai ficar o Rio São Francisco quando um dia tudo ficar pronto? por que até hoje não vejo uma preocupação das autoridades de como tá e vai ficar o Rio com essa tal transposição?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários