Após chuvas, moradores do Distrito de Ibó sofrem com falta de estrutura nas ruas

por Carlos Britto // 29 de abril de 2013 às 07:40

[slider id=”ibo”]

A chuva que chega à região traz alívio para muita gente, mas também provoca aborrecimentos em quem sofre com a falta de infraestrutura em sua comunidade. É o caso dos moradores de Ibó, distrito de Abaré, no Norte da Bahia. Atento ao problema, o leitor Espedito Novaes enviou seu relato ao Blog no qual lamenta o descaso e critica as autoridades.

Acompanhem:

No distrito de Ibó, a mudança climática com a chegada das chuvas satisfez a todos, já que a maioria das pessoas é ligada à agricultura e à pecuária e possui parentes que residem nas áreas rurais, onde enfrentam com dificuldade o período de estiagem.

Mas bastou surgirem as primeiras pancadas de chuva para que as ruas ficassem em estado de extrema calamidade. De tanto ser constante, o problema já se tornou objeto de comédia pelos populares, que enfrentam com humor a situação degradante de abandono pelo poder público.

O fato é que, ano após ano, o problema volta a atormentar a vida das pessoas e nada é feito sequer para amenizar a situação. O município alega não ter boa relação com o governo do estado, mas não foi capaz de celebrar convênio no âmbito federal para garantir a obra de grande importância para o distrito, nem mesmo quando um dos grandes parceiros da administração, o ex-ministro Gedel Vieira Lima (PMDB), ocupou o Ministério da Integração Nacional e já agora, na grande influência do PMDB, partido do atual prefeito no Planalto Central, tendo inúmeros ministérios sob controle, e inclusive o vice-presidente Michel Temer, que também é integrante na legenda.

A verdade é que a situação se agrava a cada pequena chuva que ocorre em Ibó (BA), deixando a população revoltada e criando um clima de desapego de muitos que enxergam ao redor cidades extremamente estruturadas, como é o caso de Cabrobó, no estado de Pernambuco, porém localizada a 20 km do distrito, que apresenta uma situação inversa no sentido de desenvolvimento. A comparação leva a crer que as forças políticas precisam agir e evitar que distritos de Abaré, como no caso do Ibó, passem a ganhar apelidos comuns aos que já se ouvem nas calçadas, a exemplo “Mangue” e “Garimpo”.

Espedito Novaes/comunitário-Abaré (BA)

Após chuvas, moradores do Distrito de Ibó sofrem com falta de estrutura nas ruas

  1. maria joana disse:

    meu amigo seus politicos são fracos e tenho pena de pessoa como vc que é inteligente e capaz de mudar a situação mas por trás da ua ilustre pessoa tem inúmeros umbigueiros que não se importam com o social e sim só com o bocal….kkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Espedito Novaes disse:

    Eita!! kkkkk Maria Joana tá falando de mim?? Ainda bem que não me associou ao “bocal”. Certamente deve saber que eu tenho competência suficiente pra falar o que falei sem segundas intenções!! É uma questão democrática! A sociedade precisa utilizar os meios de comunicação pra protestar e mostrar a realidade! Ainda bem que você não falou que eu estava mentindo até porque sabe muito bem que essa realidade ultrapassa os poços de lama no centro do Ibó. Se você fala tão apaixonadamente do SOCIAL deve entender também que o retrocesso não é culpa minha e sim daqueles que vivem do famoso “BOCAL” usufruindo daquilo que é de direito da massa em detrimento de inúmeras famílias que aqui vivem e não vêm nada no horizonte. Cidade sem comando, sem ações de gente que realmente se interessa pelo desenvolvimento dos seus munícipes. O governo municipal é pra desenvolver ações e não um balcão de criticas a governo estadual ou federal por falta de recurso A ou B. Não precisa ter pena de mim!! A minha pratica intelectual independe tanto da sua comoção quanto da influência de “umbigueiros”. Tenho personalidade própria e jamais serei fantoche de ninguém!! Essas matérias criticas são exatamente pra propor a mudança da realidade que você tanto fala! É assim que estou tentando ajudar a melhorar a situação. São meios de comunicação como esses que nos possibilitam criar discussões e alertam os responsáveis para a necessidade de agir.
    Agradeço ao Blog do Carlos Britto pelo espaço deste que é uma grande ferramenta de informação moderna!
    Estamos juntos diagnosticando os problemas e ajudando a sensibilizar os governantes para buscar as soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários