Apagando a história: Casa onde Gonzagão passou a infância em Exu é demolida

por Carlos Britto // 14 de junho de 2012 às 11:18

No ano em que completaria 100 anos de idade, o eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga, caiu na boca do povo de sua cidade-natal, Exu, no Sertão do Araripe. Mas, infelizmente, não foi da forma como normalmente se costuma falar ou se lembrar dele.

A casa onde Gonzagão passou sua infância na Fazenda Araripe foi demolida, apagando o registro de um verdadeiro “tesouro” da história cultural não apenas do Nordeste, mas do país. A justificativa é de que uma outra casa será erguida, restaurando assim a original.

Ontem (13) a TV Grande Rio mostrou, inclusive, uma reportagem sobre as origens do Rei do Baião, dando detalhes do seu lar, em Exu. Mas de acordo com os leitores Francisco Aires de Alencar Filho e Maria e Diva Maria Souza Aires Alencar, a casa já não existe mais. E desabafam: “A título de recuperar, foi demolida para erguer algo que jamais representará as memórias de Luiz Gonzaga. É necessário que as pessoas aprendam a distinguir o que significa restaurar, recuperar, de outros verbos como destruir, acabar, sumir”.

Apagando a história: Casa onde Gonzagão passou a infância em Exu é demolida

  1. Fabiano disse:

    Pocha, como pode uma coisa dessa…estava ouvindo uma musi de Luiaz quando vi essa reportagem… Isso nao poderia ter sido feito, falta de respeito.

  2. Tiberio Alencar disse:

    Lamentável demolir parte de nossa história. A casa devia sim, ser tombada.

    1. Carla disse:

      Quantos imóveis tombados pelo Estado são conservados? Reveja pois não é o que se vê por ai.

  3. YONEIDE disse:

    É BOM QUE TODOS LEMBREM-SE DE QUE O QUE IMPORTA NÃO SÃO PAREDES DE BARRO NEM TELHADO VELHOS. O QUE IMPORTA SÃO AS MARCAS CULTURAIS E DE UM POVO NORDESTINO QUE ELE ESCREVEU E CANTOU. ISSO NINGUÉM NUNCA DERRUBARÁ NEM DARÁ SUMIÇO.A LEMBRANÇA DE LUIS GONZAGA FICA NA MENTE DE UM POVO QUE ELE TANTO SOUBE REPRESENTAR..

    1. Carla disse:

      Se somente isso que foi mencionado fosse só o importante, não existiriam os museus. Pra que? Juntar tanta tralha, pra que? Será que você não guarda álbuns de recordação, o primeiro sapatinho do seu filho? Não vamos ser hipócritas.Tudo que se possa ser utilizados para manter uma história devem ser reunidas, para que as pessoas possam vivenciar, sentir um pouco do que passou.

  4. MARIA DE BRITO disse:

    povo besta, ficam ai so escrevendo procaria, ja morreu e fedeu, ja era…

    1. Fabiano disse:

      Mais besta ainda é quem perde o PRECISO TEMPO LENDO, PRA DEPOIS CHEGAR A CONCLUSÃODE QUE LEU PORCARIA.
      Que porcaria…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Gil disse:

        A mais pura prova de um pensamento arcáico esse dessa tal Maria de Brito, sinceramente !

  5. ANTONIO NUNES disse:

    QUEM TEVE A INFELIZ IDEIA DE DEMOLIR A CASA ONDE GONZAGA PASSOU A SUA INFÂNCIA, DEVE RECEBER A MEDALHA DE HONRA DE ASSASSINO DE MEMÓRIAS.

    1. DALTO ALENCAR disse:

      VCS QUE FICAM COMENTANDO BOBAGENS, DEVERIAM CONHECER A FAZ. ARARIPE E A VERDADEIRA SITUAÇÃO QUE A CASA DE SEU LUÍZ PASSOU A INFÂNCIA ESTAVA, O PROBLEMA É QUE NINGUÉM NUNCA SE IMPORTOU COM NADA DE LÁ, (DE LUÍZ GONZAGA) AGORA QUE É CENTENÁRIO DE LUIZ VEM QUERER SE IMPORTAR, VÃO TODOS PROCURAR O QUE FAZER…. PORQUE NÃO VEM AJUDAR EM ALGO EM VEZ DE CRITICAR…..?

    2. Lívia disse:

      Em primeiro lugar, esta casa foi a residência em que Sr. Januário e Dona Santana viveram enquanto seu ilustre filho, Luiz Gonzaga vivia no Rio de Janeiro, e se encontra plenamente restaurada.
      Gostaria que este veículo de comunicação publicasse uma foto original desta e sua real história!

  6. Leitor disse:

    Um ponto turístico a menos!

    So sendo de EXU, pra ter uma ideia absurda dessas!

    1. Exuense ! disse:

      porque não se identifica e faz uma visitinha aqui a nós amigão …
      vamos mostrar a vc o que é ser Exuense e te mostrar o que temos de melhor, será sempre bem vindo !
      Talvês mude de opinião e deixe de morar na Grécia !

  7. Jonh disse:

    Diferença primordial, ainda ontem se não me engano, assisti uma matéria na televisão falando sobre a cidade serrana de Bento Gonçalves – RS e o magnífico estado de conservação das casas e estruturas da época da colonização dos imigrantes italianos, tudo muito bem conservado e limpo, até um pilão em série movido a roda d´gua esta em perfeito funcionamento. Bom, se essa desconstrução da casa onde o REI DO BAIÃO nasceu contiver a proposta de reconstrução por um especialista em casa de taipa e preservar os detalhes originais da casa e em um processo de restauração, creio que SEU LUA entonará solos geniais de sanfona por todo o firmamento em seu aniversário de 100 anos!

    1. Exuense ! disse:

      Parabéns pelo comentário, tudo foi feito por especialistas, vc precisa ver as fotos depois da reforma, está tudo no seu devido lugar, centímetro a centímetro !

      1. Luis Gonzaga disse:

        Basta voce ver as fotos da casinha original, os escombros após a demolição e o inicio de uma “recuperação”, mal conduzida, desastrada e irresponsavel.

      2. De Exu disse:

        Tá se vendo os especialistas, onde eles estavam mesmo? ah chupando cana debaixo de um pé de pau. Faça-me um favor.

  8. manoel disse:

    a familia era para se enpor isso so´ aconteceu porque eles deixaran

    1. Bárbara disse:

      Ledo engano, como um dos proprietários da área e advogada, lamento informar que você está tecendo comentários sem nenhum fundo de conhecimento. Tudo aconteceu muito rápido, em verdade foi proposta uma ação judicial contra o responsável, agora é com a justiça.

  9. Gil disse:

    Gente a casa estava caindo aos pedaços, a mesma segundo os responsáveis, é tombada foi FUNDARPE, a reforma foi feita com engenheiros, tudo está no seu devido lugar, foi reaproveitado o piso, a calçada, as linhas, cáibros, ripas, telhas e tudo medido cada centímetro para que continuasse como sempre foi, vcs precisam ver as fotos depois da reforma.
    Abraço a todos que se preocupam com a conservação da nossa cultura.

  10. Vitor Alencar disse:

    Esse projeto é da FUNDARPE, assim tudo foi feito seguindo os minimos detalhes. A realidade é que ninguem nunca se importou com essa casa, e agora que alguem teve a iniciativa estão querendo condena-la. A casa foi reconstruida, porque restaurar seria dificil, tendo em vista a situação em que ela se encontrava. Quem quiser ve-la, assista ao globo reporter no dia 29 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários