Ao contrário de Juazeiro, Petrolina amplia faixa etária para público da vacina contra HPV

por Carlos Britto // 22 de agosto de 2017 às 14:10

(Foto: Reprodução)

Ao contrário de Juazeiro (BA), a Secretaria de Saúde de Petrolina seguirá a determinação do Ministério da Saúde para imunizar homens e mulheres com idade de até 26 anos contra o HPV.  De acordo com o Governo Federal, a ampliação da faixa etária é válida para os municípios que possuem doses da vacina em estoque e com prazo de validade até setembro de 2017.

Em Juazeiro, a Secretaria de Saúde informou que o estoque de vacinas já foi utilizado. Já em Petrolina, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, existem duas mil doses que serão destinadas à faixa etária de até 26 anos. Com o fim desse estoque, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas ao público-alvo, de 9 a 15 anos.

As doses podem ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na zona urbana, das 7h às 17h, e na área rural, das 7h30 às 14h.  É importante levar a carteira de identidade, cartão do SUS e cartão de vacina.

Para as meninas, a vacina protege contra o câncer de colo de útero, que atualmente é o terceiro mais frequente e a quarta causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Para os homens, o objetivo é proteger contra os cânceres de boca, pênis e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais. É importante ressaltar que a vacina é contraindicada para mulheres grávidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários