Nova reunião na ANA avalia situação do Velho Chico

por Carlos Britto // 09 de outubro de 2014 às 10:05

rio são franciscoUma nova reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) na manhã de hoje (9) faz uma análise da situação do Rio São Francisco à jusante do reservatório de Sobradinho (BA), diante da redução da vazão. O encontro, que está acontecendo na sede do órgão federal, em Brasília (DF), deverá conter ainda na pauta a nova proposta do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) com relação a operação e a situação hidráulica no reservatório de Três Marias, localizado no Alto São Francisco, em Minas Gerais. As informações foram repassadas pela assessoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF)

O presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, deverá participar da reunião. Miranda tem insistido com o setor elétrico para que sejam feitas as devidas compensações pelas perdas ambientais provocadas pelo segmento no rio São Francisco. Além disso, o Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) também tem sido questionado quanto à apresentação de documentos referentes aos impactos ambientais provocados pela redução continuada de vazão no Velho Chico.

Por outro lado, prefeitos de municípios da região do Alto São Francisco, a exemplo de Pirapora (MG), questionam judicialmente as decisões da ANA.

Desde o dia 8 de abril de 2013 a ANA aplica a defluência mínima de 1.100 metros cúbicos por segundo à jusante de Sobradinho, com o argumento de que a redução temporária da vazão mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, leva em consideração o atendimento dos usos múltiplos da bacia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários