Alepe aprova criação de Frente Parlamentar em Defesa da Chesf

por Carlos Britto // 30 de agosto de 2017 às 07:00

Lago de Sobradinho-BA. (Foto: Reprodução)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou ontem (29) a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). A proposta, de autoria do deputado Lucas Ramos (PSB), recebeu o respaldo de 30 parlamentares.

De acordo com Lucas, o colegiado promoverá um debate aprofundado acerca das consequências da privatização da estatal. A ideia é trazer para essa discussão a sociedade, técnicos do setor e representantes da empresa e do Governo Federal. Os trabalhos resultarão em um relatório que irá apresentar os riscos da venda da estatal. “A Chesf desempenha um papel importante para o desenvolvimento regional e é um patrimônio de todos os brasileiros. Não deixaremos que seus destinos sejam guiados pelos desejos do mercado, colocando em risco a sua função social”, detalha o parlamentar.

O deputado também demonstra preocupação com a gestão das águas do Velho Chico. “O rio é a redenção do Nordeste, a integração do Brasil. Além de gerar energia, garante o abastecimento para consumo humano e o sustento de milhares de famílias que vivem da agricultura irrigada e da pesca. Privatizar a Chesf é vender o Rio São Francisco, colocando suas águas nas mãos de empresários que sempre terão como objetivo o lucro”, alerta.

O próximo passo é a instalação do colegiado, referendando o deputado Lucas Ramos como coordenador-geral e os deputados Odacy Amorim (PT), Zé Maurício (PP), Rodrigo Novaes (PSD) e Laura Gomes (PSB) como membros. “Temos urgência na elaboração de uma agenda de trabalho que permita a ampla discussão do assunto”, diz Lucas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…