Afogados da Ingazeira: Serra do Giz perto de se tornar área de preservação ambiental

por Carlos Britto // 18 de novembro de 2016 às 12:32

serra-do-giz-afogadoa-da-ingazeiraA Serra do Giz, localizada em Afogados da Ingazeira (PE), no Sertão do Pajeú, é uma dos mais importantes sítios arqueológicos da pré-história nordestina. São mais de 300 hectares de caatinga nativa que foram adquiridos pela Prefeitura Municipal, com recursos próprios e o objetivo de criação de uma área municipal de reserva ambiental.

Na noite de quinta (17), na Câmara de Vereadores, durante a posse do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, a empresa Cepan (Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste), vencedora da licitação, apresentou o plano de trabalho para o estudo técnico que irá transformar a Serra do Giz na segunda unidade municipal de conservação ambiental de Pernambuco, a primeira em área.

A apresentação foi feita pelo Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Severino Ribeiro Pinto, coordenador da ação. Segundo ele, essa é uma iniciativa que merece todos os aplausos possíveis, uma vez que apenas 1% da caatinga nativa no Estado está sob a preservação legal. Nas visitas preliminares à Serra do Giz, a equipe técnica identificou quatro espécies ameaçadas de extinção.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente conta com representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Compesa, IFPE, ONG’s, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), associações de moradores, dentre outras representações da sociedade civil. A próxima reunião está marcada para o próximo dia 23, no auditório da Secretaria de Educação, às 14h. (de Anchieta Santos/para o Blog/foto: Mais Pajeú)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários