Adagro finaliza sorologia da avicultura em Pernambuco

por Carlos Britto // 29 de dezembro de 2015 às 20:02

sorologiaDesde outubro a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) vem realizando coletas de amostras nas granjas do Estado para compor o inquérito soroepidemilógico, que tem por finalidade verificar a circulação do vírus da Newcastle e da Influenza Aviária em todo os estados brasileiros.

A sorologia é uma das etapas do Sistema de Vigilância Brasileira para a avicultura e visa a habilitar o plantel avícola industrial do Brasil como livre dessas doenças, possibilitando a abertura de novos mercados que exigem a certificação de sanidade das aves.

 “Foram oito semanas de trabalho, 10 equipes e mais de 50 funcionários da Adagro envolvidos. Nos locais visitados foram coletadas 3.270 amostras de soro do sangue das aves e 1.308 suabes de traqueia e cloaca”, relatou a coordenadora do Inquérito e Chefe da Unidade Estadual de Defesa Animal, Elayne Gonçalves.

Ao todo foram visitadas 276 granjas, sendo 200 de corte, 56 de poedeira comercial, 14 de matrizes e seis de codornas. Todas as amostras coletadas foram enviadas ao Lanagro de Campinas (SP) – laboratório oficial responsável por analisar tais doenças. Pernambuco tem 882 granjas cadastradas e uma capacidade de alojamento para 25 milhões de aves.

Resultados

O estudo está sendo realizado em todo o território nacional e os resultados serão apresentados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A influenza aviária nunca foi detectada no Brasil, sendo considerada uma doença exótica em todo o território nacional, o que coloca o país em uma condição privilegiada perante grandes produtores mundiais.Já a doença de Newcastle foi registrada pela última vez no país em 2006, no estado do Rio Grande do Sul com focos isolados e em aves de fundo de quintal. A doença pode ser prevenida por meio de vacina. (fonte/foto: Ascom Adagro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários