óticas carol
river

Morte da mãe de Luciana da Farmácia leva Osório a suspender sessão desta terça na Casa Plínio Amorim

casa plínio amorim 2Ao contrário do que este Blog informou há poucas horas sobre a morte da mãe da vereadora Luciana da Farmácia (PCdoB), não houve sessão plenária na Casa Plínio Amorim nesta terça-feira (2). O presidente da Casa, Osório Siqueira (PSB), solidarizou-se com Luciana e suspendeu a sessão, segundo nota enviada pela assessoria.

Confiram:

Consternado com o falecimento da senhora Lúcia Maria dos Santos, mãe da vereadora Luciana da Farmácia (PCdoB), ocorrido por volta das 16h10 desta terça-feira (2) no Hospital São Marcos, no Recife (PE), o presidente da Câmara Municipal de Petrolina, vereador Osório Siqueira (PSB), suspendeu a sessão plenária da Casa Plínio Amorim em solidariedade à colega parlamentar e seus familiares, pela irreparável perda.

Dona Lúcia Maria dos Santos tinha 59 anos de idade e vinha lutando contra um câncer de pulmão. De acordo com informações de familiares, o corpo será transladado do Recife para Petrolina ainda esta noite e o velório ocorrerá em sua residência, na Rua Rio Ipanema, 21, José e Maria. O horário e local do sepultamento será comunicado posteriormente.

saae

Produtores de perímetros irrigado de Petrolina vão conhecer plano de combate à mosca-da-fruta

DSC00006Depois de Juazeiro (BA), é a vez dos produtores dos perímetros irrigados de Petrolina conhecerem as estratégias de combate a uma das principais pragas da fruticultura:  a mosca-das-fruta. A mobilização começou ontem (1) e prossegue até esta quinta-feira (4), nas agrovilas.

As medidas de controle fazem parte do programa emergencial de supressão populacional da praga, que será implantado em 2014/2015, com o início previsto para a segunda quinzena de setembro. A iniciativa é do Governo de Pernambuco, através da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e da Biofábrica Moscamed.

Entre as medidas, o uso de inseticida orgânico, o controle cultural, a utilização de armadilhas para o monitoramento e o controle biológico por meio da técnica do inseto estéril serão as principais medidas aplicadas para o manejo integrado da praga.

De acordo com o presidente da Moscamed, Jair Virgínio, a colaboração do produtor é fundamental para o sucesso do plano. “Não adianta investimentos dos governos se não tiver a colaboração coletiva. Todos precisam aplicar corretamente as medidas e, principalmente, o controle cultural, que inclusive resolverá 70% do problema”, declara Virginio.

“Além de fiscalizar as ações contidas nesse projeto, a agência exigirá de todos os produtores as ações de controle da mosca-das-frutas previstas na Portaria Nº 08/2013″, informou a fiscal da Adagro, Maria Lisiê Santana, que vai ministrar as palestras nas reuniões.

Serão mais de R$ 2 milhões investidos através das agências de fiscalização de Pernambuco, Adagro e da Bahia - a Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia). Para saber o cronograma e obter mais informações, é só acessar o endereço eletrônico www.moscamed.org.br, ou ligar para o número (74) 3612-5399.

Candidatos aprovados no concurso dos Correios em 2011 estão sendo convocados

concurso_publicoCandidatos classificados no concurso público para o cargo de Agente de Correios /Atividade Carteiro, publicado no Diário Oficial da União do dia 23 de março deste ano, em Juazeiro, estão sendo convocados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Surgiu  uma vaga para o  cargo na cidade de Sento Sé, norte da Bahia.

Os candidatos interessados no preenchimento da vaga deverão apresentar requerimento presencialmente, em horário comercial, ou por meio de Sedex endereçado à ECT, Gerência de Educação Corporativa, 2º andar, na Avenida Paulo VI, nº 190, Bairro de Pituba, CEP. 41810-900. O prazo é de 5 dias úteis, contando o primeiro à data posterior ao da publicação no Diário Oficial da União.

A convocação será de acordo com a ordem de classificação, dentre os que manifestarem interesse. Mais informações acessar o site www2.correios.com.br/institucional/concursos/correios/ArquivosProsel/00391_011068.pdf.

 

barretus

Apami prorroga inscrições para concurso 1º Outubro Arte

Cartaz Outubro Arte ApamiOs interessados em participar da primeira edição do concurso artístico ‘Outubro Arte’, promovido pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) ainda terá uma chance para se inscrever no concurso. As inscrições foram encerradas ontem (1º), mas a entidade decidiu prorrogar o prazo até esta sexta-feira (5) .

O evento faz parte da programação do ‘Outubro Rosa’, realizado pela entidade filantrópica. Os interessados ainda podem fazer suas inscrições na Galeria de Artes Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina.

Zó conversa com comerciantes no Centro de Juazeiro e enaltece potencial de empregos da Bahia

zó no centro juazeiroO vereador e candidato a deputado estadual, Crisóstomo Lima, o Zó (PC do B), cumpriu uma agenda de campanha no Centro de Juazeiro. Acompanhado de sua militância e de líderes comunitários, ele percorreu o comércio local e conversou com vários lojistas na manhã de hoje (2).

Na oportunidade Zó destacou os números referentes ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que aponta a Bahia como líder na geração de empregos no Nordeste em 2013.

“Temos que continuar trabalhando para crescer mais. Vamos trabalhar por saúde, educação, segurança, mas vamos trabalhar principalmente pela geração de emprego para os jovens”, destacou. No final da tarde de hoje, Zó seguiu para o distrito de Campos e NH3, onde participou de reuniões com a comunidade. As informações são da assessoria. (Foto/divulgação)

Morre no Recife mãe da vereadora Luciana da Farmácia

Morreu por volta das 15h desta terça-feira (2), no Recife (PE), Lúcia Maria dos Santos. Ela era a mãe da vereadora Luciana da Farmácia. Lúcia lutava contra um câncer e havia sido encaminhada hoje para o Hospital São Marcos, na capital pernambucana.

A vereadora estava acompanhando a mãe nesses últimos dias de vida e até se ausentou na sessão plenária da Casa Plínio Amorim, conforme já havia justificado ao Blog a assessoria de Luciana. Apesar do fato, a presidência da Mesa Diretora confirmou a sessão desta terça, a partir das 18h.

Polêmico projeto de lei de Betão entra em pauta novamente nesta terça, mas dificilmente será aprovado

betão (2)_640x360O presidente da Casa Plínio Amorim, vereador Osório Siqueira (PSL), deverá colocar novamente na pauta desta terça-feira (2) o projeto de lei 030/14, de autoria do vereador Betão (PSL), que propõe a presença de um bombeiro civil em edificações e locais de grande aglomeração de público em Petrolina.

Na última sessão, quinta-feira (28/8), o projeto gerou polêmica após o comandante do Corpo de Bombeiros na cidade, Luís Cláudio, mostrar ressalvas à iniciativa, levando o vereador Elias Jardim (PP) a pedir vistas. O fato culminou num grande bate-boca entre o líder oposicionista, Ronaldo Cancão (PSL), e o autor do projeto. De lá para cá, pouca coisa mudou. O Corpo de Bombeiros vê algumas inconstitucionalidades no projeto. Betão discorda. E pelo visto, na sessão plenária de logo mais, dificilmente irá passar.

Projeto ‘Arte Agosto’ encerra atividades na região

10609696_10202044058378022_2330004212257967508_nApresentações teatrais, exposições e oficinas marcaram a programação do projeto ‘Arte Agosto’ que encerrou, no último domingo (31/8), suas atividades em Petrolina e Juazeiro. Durante todo o mês de agosto foram realizadas várias atividades com o objetivo de incentivar a arte e cultura na região.

O encerramento, que aconteceu na Ilha do Fogo, teve como tema os quatro elementos da natureza. Segundo o idealizador do projeto, o artista e especialista em Meio Ambiente, Tiago Carvalho, a ideia é democratizar a cultura no Vale do São Francisco.  “Percebemos as lacunas e a necessidade de que mais pessoas possam usufruir deste bem, que é a cultura no Vale do São Francisco. Também estamos expandindo o trabalho através de intercâmbio em cidades como Salvador, Feira de Santana entre outras cidades”, explica.

Uma das oficinas oferecidas durante o projeto trouxe uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente, através do teatro lambe-lambre, também conhecido como miniteatro e teatro de caixa.

Depois de prefeito, vereadores de Serrita reforçam apoio a Paulo Câmara

Foto Aluísio Moreira_15Depois do prefeito de Serrita, Carlos Cecílio (PSD), o candidato a governador de Pernambuco pela frente Popular, Paulo Câmara, ganhou novos aliados na cidade sertaneja.

Na noite desta segunda-feira (1), um grupo de cinco vereadores encontrou-se com Câmara para ratificar a parceria. Ronildo Oliveira (PR), Carlos Peixoto (PSDC), Erick Balbino (PSDB), Isaac Sampaio (PP) e Junior de Alfredo (PR) estiveram no escritório político da campanha para reforçar seu apoio à chapa majoritária.

Apoiamos Paulo desde o início e viemos aqui para mostrar que estamos unidos em torno dele“, disse Ronildo. Segundo o republicano, que também é presidente da Câmara Municipal, o vereador Luís Ferreira, o ‘Buda’ (PR), que não pôde acompanhar o encontro, também faz parte do grupo e está engajado na campanha do socialista. (Foto: Assessoria/divulgação)

Em discurso acalorado, Marília Arraes convoca militância de Armando: “Esta campanha é para ganhar bonito, não com comoção”

Marilia e Armando

Armando

Reunidos com cerca de 600 militantes no comitê da juventude, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, o candidato ao governo pelo PTB, Armando Monteiro, o candidato a vice, Paulo Rubem (PDT), a vereadora Marilia Arraes (PSB) e outras lideranças convocaram a militância para a “onda azul”.

“Estamos prontos para o debate com o candidato adversário. Quero convocar todos vocês a encher as ruas de azul, não apenas nas camisas e bandeiras, mas transformar o azul em um estado de espírito”, ressaltou.

A vereadora do Recife, Marília Arraes (PSB), lembrou à militância sobre os ataques recebidos pela candidatura e enfatizou que campanha não se ganha com comoção e voto não é homenagem, referindo-se ao crescimento do candidato adversário Paulo Câmara (PSB) nas pesquisas, após a trágica morte de Eduardo Campos (PSB).

“Essa semana é crucial para conquistar cada voto indeciso. Vocês podem contaminar os colegas que estão desencantados com a política”, salientou. “Homenagem não se faz com voto. Esta é uma campanha para ganhar bonito e não ganhar com comoção, o que é altamente desonesto com o povo de Pernambuco”, disparou.

Paulo Rubem chamou de ditadura de imposição o atual cenário das pesquisas, “o que temos hoje foi conquistado lá atrás. Temos 33 dias para impedir que a vontade do povo seja transformada na ditadura de uma imposição”, apontou.  (Fonte: Ascom Armando Monteiro. Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação)

Conselho Estadual do Meio Ambiente aprova criação do Parque Tatu-Bola

consema reuniãoPor 27 votos favoráveis, dois contra e uma abstenção, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou a criação do Parque ecológico Tatu Bola, que terá uma área de mais de 100 mil hectares e compreenderá os municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.

A votação aconteceu durante reunião ordinária do Conselho, no último fim de semana, nas dependências da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina foi representada pelo diretor presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Gleidson Castro, que também é membro do Consema.

O Parque representa um esforço conjunto de várias instituições, a exemplo das prefeituras dos três municípios envolvidos, da Universidade Federal do Vale do São Francisco e do Governo de Pernambuco. Uma minuta do decreto deverá ser encaminhada para avaliação do governador João Lyra Neto. Após a assinatura, o próximo passo é a publicação no Diário Oficial.

Um dos principais objetivos do projeto é permitir a conservação e preservação não somente do tatu-bola (animal mascote da Copa 2014, que corre risco de extinção), mas da fauna e flora típicos da Caatinga. As informações são da assessoria da AMMA. (Foto/divulgação)

Assessoria confirma que Luciana da Farmácia ausentou-se da Casa Plínio Amorim por problema de saúde de sua mãe

luciana posse casa plinio amorimEm contato com o Blog, a assessoria da vereadora Luciana da Farmácia (PCdoB) confirmou oficialmente que a ausência dela, na sessão plenária da semana passada, deveu-se a um problema de saúde de sua mãe, que está passando por tratamento contra um câncer.

Segue, abaixo, a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

A vereadora Luciana da Farmácia esclarece sua ausência na sessão da câmara de vereadores da Casa Plinio Amorim. Sua genitora (Lucia Maria), encontra-se enferma tratando de um câncer e, após exames realizados, foi detectado metástase, sendo necessária a transferência para a capital pernambucana. Na madrugada do dia 02/09/2014 foi realizado o transporte em UTI para o hospital São Marcos. Por motivo de força maior, ela está ao lado de sua mãe.   

Lossio respalda dobradinha Guilherme/Odacy. E agora, Adalberto?

guilherme, odacy e lossioA aliança entre o candidato a deputado federal, Guilherme Coelho (PSDB), e o deputado estadual Odacy Amorim (PT), que tenta a reeleição à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ganhou um aval de peso. O prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), que já apoiava a candidatura de Guilherme, respaldou a parceria com o petista durante uma reunião, ontem (1),que contou com a presença de vários amigos e correligionários das três lideranças.

Em outras palavras, os candidatos proporcionais de Lossio nestas eleições são Odacy e Guilherme .

Com o apoio do prefeito, a dobradinha promete acirrar a disputa nesta reta decisiva de campanha. Mas perguntar não ofende: O que Adalberto Cavalcanti (PTB), candidato a federal que vinha correndo trecho na região com Odacy, está achando dessa história? (Foto/divulgação)

Representante da Chesf concederá entrevista coletiva sobre instalação de parque eólico em Casa Nova

Parque eólico_267x200O superintendente de Projetos e Construção de Geração da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Ruy Babosa Pinto Júnior, dará detalhes nesta quarta-feira (3) sobre a instalação do parque eólico de Casa Nova, no norte da Bahia.

Ele vai reunir a imprensa regional para um almoço no Quality Hotel, orla 2 de Petrolina, a partir das 12h. Na ocasião Ruy concederá uma entrevista coletiva sobre o assunto.

Motoristas de transporte escolar de Tabira estão há dois meses sem receber

transporte escolarOs motoristas que trabalham no transporte escolar de Tabira (PE), no Sertão do Pajeú, vivem uma situação crítica. Segundo informações, há pelo menos dois meses a prefeitura não paga aos profissionais, que já não sabem o que fazer sem dinheiro para as despesas mensais.

Compromissos junto aos postos de gasolina, oficinas e comércio local estariam sendo prejudicados pelo atraso. A cobrança já foi feita ao prefeito Sebastião Dias que agora terá que resolver a questão.(com a colaboração de Anchieta Santos/para o Blog)

Prefeitura de Petrolina divulga lista de selecionados para vagas de estágio

Prefeitura1A Prefeitura de Petrolina já colocou à disposição dos candidatos que se submeteram ao processo seletivo para estagiários a lista dos aprovados. O resultado pode ser conferido no endereço eletrônico www.facape.br, e no Diário Oficial do Munícipio (http://doem.org.br/pe/petrolina). Foram oferecidas 328 vagas, que serão preenchidas de acordo com os términos dos contratos vigentes.

A Central de Estágios entrará em contado com os classificados assim que as vagas forem aparecendo. “Os estagiários terão a oportunidade de muita aprendizagem, o que certamente contribuirá com o desempenho dos futuros profissionais“, ressalta a coordenadora do setor, Julia Mirtes.

Os selecionados receberão um pagamento mensal de Bolsa Auxílio no valor de R$ 410 para nível superior, e R$ 364 para nível técnico ou médio, mais uma bolsa de R$ 90 para vale transporte. As informações são da assessoria da PMP.

Cabrobó realiza 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef

SAM_4603A Prefeitura de Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, realizou na última sexta-feira (29/8) o 1° Fórum Comunitário do Selo ‘Unicef Município Aprovado’ – edição 2013/2016. O encontro é uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de participação social no planejamento das políticas públicas para a população de zero a 17 anos, e avalia os municípios agrupados de acordo com a realidade socioeconômica, a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e Participação Social (Realizar obrigatoriamente dois Fóruns Comunitários).

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e articulador do Selo, Sávio Angelin, os Fóruns Comunitários são exigências do Selo Unicef e uma oportunidade de discutir as ações voltadas às crianças e adolescentes do município. O encontro aconteceu no Salão Paroquial de Cabrobó e também contou com a participação do prefeito, Dr.Auricélio Torres, que abriu o Fórum.

Segundo Sávio, houve ampla participação de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada, além de órgãos do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). “A reunião contou com seis grupos temáticos, que construíram propostas a serem consolidadas no Plano Municipal de Ação com vistas a implementação de políticas públicas, voltadas para crianças e adolescentes a fim de superar eventuais fragilidades dos índices municipais” explicou. Durante o Fórum foi apresentado diagnóstico de toda a rede de atenção à Criança e ao adolescente, nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

Homem é detido por desacato a policiais no norte da Bahia

pmbahiaUm homem foi preso no início da tarde de ontem (1), em Itiúba, na região de Senhor do Bonfim, norte da Bahia, por desacato às autoridades policiais.

Segundo boletim, Carlos Henrique da Silva Santos, de 35 anos, tentava recuperar sua motocicleta na Ciretran local, após o veículo ter sido apreendido por irregularidades.

Sem conseguir êxito, Carlos Henrique começou a ameaçar os policiais da guarnição. Alguns familiares que o acompanhavam também apoiaram a atitude do acusado. Funcionários que presenciaram as ameaças acionaram a Polícia Militar, que deteve os envolvidos. Na delegacia, o acusado tirou fotos de um policial, por meio de um celular, e continuou com as ameaças, escrevendo mensagens no aparelho.

Mais viadutos já!

Edilsão_contorno Facape UPEA construção de novos viadutos para desafogar o trânsito de Petrolina já virou discurso recorrente na Casa Plínio Amorim. O vereador Adalberto Filho ‘Betão’ (PSL), por exemplo, é um deles. Mas não está sozinho.

Conhecedor do trânsito da cidade, Edilson Leite, o ‘Edilsão’ (PSL), também reforça a reivindicação.

Segundo o vereador, já caberia um viaduto no cruzamento localizado entre a Facape e o campus da Universidade de Pernambuco (UPE), na Vila Eduardo. Edilsão acredita que a medida poderia evitar os acidentes que vêm acontecendo com frequência no local. O pedido foi encaminhado, mais uma vez, à EPTTC e ao prefeito Julio Lossio.