raullins
Penhor da Caixa
river

Univasf receberá em setembro exposição do grupo Jornadas Fotográficas do Vale

jornadas fotográficasO prédio da reitoria da Univasf em Petrolina vai abrigar, de 4 de setembro a 4 de outubro, a exposição “Riso a cavalo e galope do sonho”, que reúne 36 imagens do grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco.

A mostra comemorativa aos quatro anos do grupo, que produz ensaios sobre eventos e locais de interesse histórico, artístico e cultural, é uma homenagem ao escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, falecido no último dia 23 de julho. De acordo com o fundador do grupo, o fotógrafo e mestre em sistemas digitais, Marcus Ramos, trata-se de “um recorte da riqueza do Nordeste que se desenvolve em diferentes contextos e conjuga com a diversidade das contradições. É parte do que o Suassuna receitava contra o desespero, a tristeza e a morte”, ressalta.

A visitação gratuita será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A exposição promete surpreender o público com imagens que afloram das forças que Suassuna considerava propulsoras da sobrevivência humana. Trata-se de uma contribuição que provoca múltiplas interpretações da nação brasileira.

jornadas fotográficas2Valorização

Criado em setembro de 2010, o Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco, que reúne em torno de 230 componentes, já realizou 40 mostras em lugares como o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), Canudos (BA) e eventos como a Serenata da Recordação, em Santa Maria da Boa Vista (PE) e a Vaquejada, em Juazeiro (BA). Além de reunir profissionais e amadores visando ao desenvolvimento técnico e artístico dos participantes, o grupo também pretende reunir material para a publicação de um livro, contribuindo assim para a valorização da linguagem fotográfica no sertão. (Fonte/fotos: CLAS Comunicação)

 

 

saae

Deputada Terezinha Nunes quer repetir bom desempenho no Sertão e garante que apoio a Câmara não é incoerência política

Terezinha Nunes3Conhecida na Região Metropolitana do Recife, mas com bases sólidas no Sertão do São Francisco (principalmente em Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande), a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) quer repetir este ano na região o mesmo desempenho de eleições passadas.

Nem mesmo o fato de ter sido uma das críticas mais ferrenhas, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), da gestão socialista e agora dividir o mesmo palanque da Frente Popular, tira o otimismo da deputada.

Em entrevista ao Blog na tarde desta sexta (29), Terezinha afirmou que o seu eleitorado compreende a conjuntura que a levou a optar pelo apoio ao candidato a governador da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB).  Admitiu também que esperava uma candidatura própria dos tucanos ao governo do estado. Mas destacou o mais importante: “O que conta para o eleitor é a coerência do candidato”. A entrevista completa com a deputada, você confere na próxima segunda-feira (1/9) pela manhã. Não percam.

Prorrogadas as inscrições para seleção de professores da Facape

Facape1Educadores das áreas de Ciências Contábeis, Administração e Comércio Exterior têm até o dia 2 de setembro para se inscreverem na seleção de professores temporários da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O prazo terminaria nesta quinta-feira (28), mas foi prorrogado pela autarquia.

Os interessados devem se inscrever no site da Facape (www.facape.br), no link ‘Concursos’, Edital 13/2014. Com a prorrogação, a prova de conhecimento e desempenho didático agora será realizada no dia 5 de setembro. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 10 do mesmo mês.

barretus

Juazeiro: Ponte vai ligar BR-235 com estrada da Adutora

br 235A Prefeitura de Juazeiro anunciou o início da construção de uma Ponte ligando a BR-235 à estrada da Adutora. A obra será construída em parceria com moradores da região e terá oito metros de extensão, novo acesso com manilhas de um metro de diâmetro e cascalho.

Esse acesso é de grande importância para a localidade, pois dará maior segurança e qualidade de fluxo a população“, informou o gerente de Manutenção Urbana, Bartolomeu Cardoso.

Recentemente a prefeitura construiu outros acessos sobre alguns canais que atravessam diversos bairros em Juazeiro: sobre o do Mulungu Remanescente, entre os bairros Monte Castelo e Barranqueiro; uma ponte sobre o canal Malhada, ligando os bairros Alto da Aliança ao Jardim das Acácias, e melhorias na ponte de madeira, que fica sobre o canal Malhada no bairro João XXIII. As informações são da assessoria da PMP. (Foto/reprodução)

Líderes comunitários de Petrolina reforçam campanha de Lucas Ramos

lucas Lot.Recifelucas RioCorrente (2)Em ritmo intenso antes do último mês de campanha, o candidato a deputado estadual, Lucas Ramos (PSB), ganhou o reforço de alguns conhecidos líderes comunitários de Petrolina.

Esta semana o socialista visitou os bairros Loteamento Recife, Rio Corrente e km 2. Em todas essas comunidades, Lucas teve o respaldo das lideranças e foi saudado pelo moradores.

No Loteamento Recife, o candidato foi acompanhado pelo líder comunitário Juvêncio Gama; no Rio Corrente, ele caminhou ao lado de Edivanilson José de Amorim; já no Quilômetro 2 Lucas teve a companhia de Alípio da Silva (presidente da associação de moradores), Cardoso de Miranda, Florêncio Xavier, Antônio Almeida e Virgínia Moura. Nas três caminhadas o ex-vereador César Durando também esteve presente.

Já estava decidida a votar nele, até pelos serviços prestados pelo seu pai, Ranilson Ramos, a nossa região. A visita me fez ter ainda mais certeza de que escolhi o candidato certo para me representar na Assembleia”, afirmou a vendedora Aline.

Incremento à campanha

Além das caminhadas, o candidato socialista vem incrementando sua campanha junto ao eleitorado com minicarreatas diárias que percorrem vários bairros da cidade, além de mobilizações em locais de grande circulação, como avenidas. (Fonte/fotos: Assessoria/divulgação)

Fiepe/Sertão do São Francisco entra no debate e sabatina candidatos a deputado federal

Diálogo da Fiepe URSF com Fernando Filho2O Conselho de Empresários da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe)/Unidade Regional Sertão do São Francisco iniciou em Petrolina a sabatina com candidatos a deputado federal. O primeiro a participar da rodada de debates na segunda-feira (25) foi Fernando Bezerra Filho (PSB), que disputa a reeleição.

“O diálogo é importante para sabermos dos candidatos as propostas que eles possuem para o setor industrial da região, bem como apresentarmos nossos anseios e ideias para o crescimento do segmento“, explica Albânio Nascimento, diretor da unidade.

Fernando Filho reconheceu o esforço dos empresários, mas que é preciso mais incetivo no setor de indústria. “Estou consciente que o país precisar melhorar o sistema logístico, trabalhista, tributário, energético, de forma a sermos mais competitivo e produtivo“, disse.Os candidatos Adalberto Cavalcanti, Gonzaga Patriota e Guilherme Coelho serão recebidos nos próximos encontros.

 

Agência Fluvial de Juazeiro pode ser elevada à Capitania

Alaor, Rafael e Joselito (1)A Agência Fluvial de Juazeiro pode ser elevada à Capitania. Essa é uma antiga reivindicação da sociedade juazeirense, que sempre contou com o apoio da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) e de outras instituições. De acordo com informações de Joselito Menezes, presidente da Soamar,  para concretização há um diálogo com a Marinha, que deve buscar recursos necessários para concretização do projeto.

O anúncio foi feito na noite de ontem (28), durante a solenidade cívico-militar de passagem de comando da Agência. Deixa o cargo o tenente Cláudio Luiz da Conceição e assume a agência  o capitão-tenente Rafael Sanctos Paulucci.

Na oportunidade também foi anunciada a reforma e ampliação da Agência. O projeto foi feito pela Codevasf e entregue ao novo agente fluvial pelo superintendente regional, Alaôr Grangeon, e pelo presidente da Soamar, Joselito Menezes, que também é funcionário da companhia.

“Esta é uma maneira que a nossa empresa encontrou para ajudar a promover o desenvolvimento regional, considerando que todas as ações ligadas ao rio São Francisco são de nosso interesse, e nós sempre procuramos colaborar da melhor maneira possível“, justificou Grangeon. Também houve, na ocasião, a entrega da comenda Amigos da Marinha para personalidades de Juazeiro e Petrolina.  (Fonte/foto: Ascom Soamar/divulgação)

 

 

Entidade que representa lojas maçônicas no país lança ‘mandamentos’ para eleitorado

Uma iniciativa da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), instituição que congrega as grande lojas maçônicas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, quer levar o eleitorado do país a votar com consciência nas eleições deste ano.

Um documento, intitulado ‘Carta de Belo Horizonte’, foi elaborado durante a 43ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB, que acontece até amanhã (30) da qual saíram alguns ‘mandamentos’. Confiram:

IMG-20140812-WA0006

 

Bairro João de Deus receberá neste sábado ações voltadas à saúde das mulheres

mulheresDepois de serviços voltados ao público masculino, a Secretaria de Saúde de Petrolina realizará neste sábado (30) várias atividades destinadas às mulheres nas duas Unidades de Saúde do bairro João de Deus, zona oeste da cidade. Os atendimentos acontecerão das 8h às 12h, informou a assessoria de comunicação do órgão.

Durante a parte da manhã serão realizadas consultas médicas para agendamento do exame de mamografia na faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 50 a 69 anos, além de exame citológico (preventivo) para mulheres entre 25 e 64 anos, aplicação de vacina e dispensação de medicamentos.

Já os testes rápidos para sífilis e HIV serão disponibilizados somente na Unidade de Saúde Álvaro Rocha. Também haverá palestras sobre planejamento familiar e câncer de colo de útero, que serão abordadas pela equipe das unidades e estudantes da UPE.

Para realizar o exame citológico, é necessário que a mulher não tenha relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame. Ela também não deve usar duchas higiênicas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame, nem estar menstruada.

Presidente da FIEB estará em Juazeiro na próxima semana

carlos gilberto fiebO presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Gilberto Farias, estará em Juazeiro nos dias 4 e 5 de setembro. Na ocasião ele apresentará o programa de atividades da entidade para a região, informou a assessoria.

Acompanhado por membros de sua diretoria, ele participará de um jantar com empresários e lideranças locais e visitará o terreno da futura unidade integrada Sesi/Senai, no Distrito Industrial de São Francisco. Farias também terá um encontro com a imprensa regional às 19h, no Hotel Rapport, para uma coletiva.

Sexta maior cidade da Bahia, com quase 200 mil habitantes e um PIB estimado em R$ 2 bilhões (15º maior entre os municípios do estado), Juazeiro é considera prioridade para a FIEB. O forte da economia local é o setor de serviços, que responde por 73% do PIB, enquanto a indústria representa 16%. A economia local vem crescendo a taxas elevadas, com a média de 4,4% ao ano entre 2003 e 2011. (Foto: Bahia Econômica/divulgação)

Após denúncia no Blog, comunitário da Vila Eduardo diz que construtora comprometeu-se em resolver situação em rua

construtora vila eduardo (2)Após denúncia publicada neste Blog, no último dia 22/8, o comunitário Hugo Rocha nos escreve para informar que a Construtora Ferraço comprometeu-se em regularizar a situação da Rua Constelação Ursa Menor, na Vila das Imbiras, bairro Vila Eduardo, na zona leste de Petrolina.

O comunitário criticou o material de construção civil deixado pela empresa naquela via pública, o que comprometia a locomoção de pedestres pela área. Hugo também aproveita para ressaltar que uma das fotos utilizadas para ilustrar a nota não correspondia ao material da construtora. A areia pertencia a um vizinho seu, que também se prontificou em retirá-la.

 

Ele já sabia

josephO ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira (PSB), teve sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral – para alegria dos seus correligionários mais fanáticos.

O socialista vai tentar mais uma vez uma vaga na Câmara Federal, mas estava sob o risco de não disputar o pleito devido a ressalvas em suas contas na época em que foi prefeito de Juazeiro. Joseph nunca acreditou que isso fosse empecilho para torná-lo inelegível. Pelo visto, estava certo.

Perigo: Bueiro desnivelado na Rua da Polônia provoca riscos de acidentes

bueiro rua da polonia_640x480Recentemente a Rua da Polônia, no bairro Areia Branca, zona leste, passou por obras de pavimentação asfáltica. Mas a empresa responsável pelo serviço deixou um bueiro abaixo do nível, o que tem causado dores de cabeça para os condutores de veículos.

Em contato com o Blog, o leitor Alessandro Luís informou ter presenciado, na noite de ontem (28), um pequeno acidente no local com uma mulher que dirigia seu carro, e só não foi mais grave porque ela vinha devagar – segundo ele. O bueiro fica nas imediações do Supermercado Bontempo.

Presidente do Movimento pelas Emancipações pode vir a Petrolina

izacolandia emancipaçãoO presidente nacional dos Movimentos Pelas Emancipações, Augusto César, está acertando sua vinda a Pernambuco, que será confirmada assim que a cúpula da candidata a presidente, Marina Silva (PSB), confirmar também que participará do encontro.

Na conversa que teve com representantes da Comissão Pró-Izacolândia, por telefone, Augusto mostrou-se muito indignado e surpreso com o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto que define novas regras para a criação de novas cidades, porque o projeto saiu do próprio governo.

Está prevista também a possibilidade do representante dos emancipacionistas vir a Petrolina, em reunião que ainda está sendo articulada para incluir as presenças de lideranças de outros quatro estados.

Animado com pesquisa, prefeito de Cabrobó promove ato em prol da Frente Popular

10646970_533263153441721_1256005474260947999_n10483732_533263343441702_2345643849619238149_nO prefeito de Cabrobó (PE), Dr.Auricélio Torres (PSB), não escondeu a empolgação pela recente pesquisa Ibope/rede Globo, mostrando a reação do candidato a governador pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB). Presidente do diretório municipal socialista, ele promoveu na noite de ontem (28) um grande ato para mobilizar o eleitorado a reforçar a campanha de Câmara.

Durante a reunião, Dr.Auricélio apresentou alguns vídeos de seus candidatos e reforçou a importância de parcerias com os mesmos, caso sejam eleitos, para ajudar a continuar o desenvolvimento de Cabrobó.

Potenciais turísticos de Petrolina serão apresentados a outras regiões do país durante encontro

petrolinaAtendendo a uma demanda da Secretaria Executiva de Turismo de Petrolina e do Trade Turístico da região do São Francisco, membros da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) estiveram na cidade durante a última semana.

O objetivo foi selecionar os pontos turísticos mais bem estruturados para receber visitantes e formar um roteiro integrado para a realização de um evento destinado a jornalistas, conhecido como ‘Fampress’, que será realizado no mês de setembro, quando profissionais de imprensa de diversas regiões do país virão conhecer in loco as opções preparadas para eles.

Um dos itens escolhidos é o roteiro  das águas e dos vinhos, que compreende as Ilhas do Rio São Francisco e vinícolas e fazendas de uvas, além de um city tour pelas cidades pernambucanas situadas no Sertão do São Francisco. As informações são da assessoria da PMP.

 

Polícia prende foragido da justiça e encontra quase um quilo de maconha na zona rural de Santa Maria

7 CIPMPoliciais militares da 7ª Companhia Independente prenderam ontem (28) três pessoas no projeto Caraíbas, zona rural de santa Maria da Boa Vista, Sertão do São Francisco.

Um dos detidos é foragido da justiça e estava escondido na residência de um primo dele. No local a polícia ainda encontrou 930 gramas de maconha pronta para o consumo. A esposa do primo, que também foi detida, não soube informar a procedência da droga.

Ao ser localizado pela equipe da 7ª CIPM, o homem foragido tentou resistir á prisão, sendo contido pelo efetivo policial. Nenhum dos detidos teve os nomes revelados. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil (DPC) local, juntamente com a erva apreendida. A ação contou com apoio da equipe Malhas da Lei e do Serviço de Inteligência (NIS-4) da Companhia.

Representantes da Prefeitura e Apami discutem futuro de beneficiários assistidos pela Casa da Criança

Casa da CriançaO gestor do programa Nova Semente, Josaías Santana, e a coordenadora Mônica Couto participaram ontem (28) de uma reunião administrativa com Rafael Coelho, representante da Apami, mantenedora da Casa da Criança. O intuito foi definir uma linha de trabalho para que nenhuma criança fique sem referência escolar após o fechamento da instituição.

Segundo Santana, a coordenadora Mônica Couto vai traçar o perfil das mais de 300 crianças e assim distribuí-las no Nova Semente e na rede de ensino municipal da melhor forma possível.

Mônica vai à Casa da Criança ver quesitos como faixa etária, série e endereço.  A partir desses dados o município irá indicar uma das Unidades do Nova Semente, ou conforme o caso em nossas escolas, para matrícula desses alunos. A determinação do prefeito Julio Lossio é para fazer o melhor possível, pensando na criança e nas famílias e não deixá-las desamparadas“, explicou. As informações são da assessoria.

Seminário discute problemática de comunidades quilombolas do São Francisco

27AGO2014_ Seminário Quilombola_mesa de abertura_Por Wilton Merces AscomCBHSFQuinze comunidades ribeirinhas participam até hoje (29) do 1º Seminário Situacional das Comunidades Quilombolas do Rio São Francisco, que acontece em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. O evento, que é organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, tem o objetivo de discutir  a problemática das comunidades e também formular um documento, a ser encaminhado aos organismos governamentais, que expresse os anseios dos quilombolas acerca da degradação do meio ambiente na bacia do São Francisco, principalmente quanto aos recursos hídricos.

Durante o encontro estão sendo discutidos temas como saúde e educação, regularização fundiária, políticas públicas, impactos ambientais; e Pacto das Águas também integram a programação do seminário.

Durante abertura, na última quarta-feira (27), a coordenadora de comunicação do CBHSF, Malu Follador,  falou sobre o papel e a atuação do Comitê do São Francisco, assim como ressaltou o esforço do coordenador da CCR para deixar sempre de pé a bandeira dos povos quilombolas nos encontros e nas reuniões que acontecem pelo Brasil. (Foto: Assessoria/divulgação)

Candidatos a governador da Bahia ficam satisfeitos com resultado de debate na TV

eleições 2014Os candidatos a governador da Bahia saíram do debate da Rede Bandeirantes, nesta quinta-feira (28), avaliando como “boa” e “gratificante” suas respectivas presenças na discussão.

Marcos Mendes (PSOL) já havia agradecido o espaço por ser “democrático” e compensador para ele, que não conta com muito tempo na televisão em comparação aos seus adversários. Ao concluir, teceu opinião sobre os outros candidatos. “Queremos que o dinheiro público seja para o público [...] os outros candidatos prometem várias ideias, mas não vão cumprir porque já fizeram acordos antecipados”, disse.

Paulo Souto (DEM) declarou ser positivo o debate, pois “expõe os candidatos”, e pelo confronto. “Algumas críticas são naturais, o debate significa um novo momento da campanha”, disse o postulante mais popular nas pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além de qualificar como boa a discussão, pois possibilitou “conhecer os candidatos”, Rui Costa (PT) ainda agradeceu a presença de membros da sua chapa, João Leão (vice) e Otto Alencar (candidato ao Senado), e anunciou o seu comício em Valença marcado para esta sexta-feira. “O eleitor viu quem pensa em uma Bahia moderna, e não quem fica preso no passado e só critica. O eleitor viu quem está mais capacitado para governar o estado”, alfinetou o petista.

Rogério da Luz (PRTB) considerou também o debate de extrema importância, pois o tempo de todos são iguais, assim como suas exposições, e “aconselhou” o público a não votar em quem já teve oportunidade de mudar a Bahia e não o fez (referindo-se a Rui Costa e Paulo Souto). “Queremos ter essa chance de fazer e ser cobrado também”, disse.

Lídice da Mata (PSB) destacou o debate como importante para que os eleitores compreendam as questões fundamentais para o estado. “Quero ser governadora da Bahia. Fazer aqui no estado uma nova política de Segurança Pública”, comentou. (Fonte: Bahia Notícias)