Odacy explica condenação por improbidade administrativa e garante: “Juiz já entendeu que não houve má fé”

Odacy1O deputado estadual Odacy Amorim (PT) deverá recorrer de uma decisão do juiz da 17ª Vara da Justiça Federal, Arthur Napoleão, que o condenou por improbidade administrativa quando foi prefeito de Petrolina (entre 2007 e 2008).

O processo, n.º 16 – 0001181-11.2013.4.05.8308, foi promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) e também tem como autor o município de Petrolina e Agência Nacional de Águas (ANA). Odacy, conforme decisão do MPF, teria deixado de prestar contas de um convênio do programa ‘Águas do Brasil’, cujo objetivo era a construção de cisternas na zona rural. Além de multa de R$ 5 mil, o ex-gestor ficou proibido de contratar com o poder público, diretamente ou por meio de empresa que seja sócio ou na qual tenha qualquer tipo de participação.

Ao Blog, Odacy comentou com exclusividade sobre o fato, na última sexta-feira (24), durante audiência pública sobre a Reforma Política. Ele explicou que o convênio foi herdado do seu antecessor, Fernando Bezerra Coelho, que na segunda gestão como prefeito firmou o convênio para construir as cisternas.

O problema, segundo Odacy, é que a empresa contratada “mergulhou nos preços”, ou seja, elevou o valor das cisternas, levando o então prefeito a tentar fazer o destrato e contratar outra empresa. Por conta da pendenga, a administração da época teria deixado de pagar os pedreiros contratados para construir as cisternas.

O deputado contou ter conseguido terminar de resolver a questão, mas atribui a uma falha no setor de convênios da prefeitura a pendência que ficou com a justiça. “Houve apenas um desencontro, por uma falha no setor de convênios, que não encaminhou o dinheiro à prestação de contas”, ressaltou Odacy, acrescentando que esse encaminhamento deveria ter sido dado pelo seu sucessor, Julio Lossio. Apesar de ter prazo para recorrer, ele se mostrou tranquilo. “Não houve desvio de recursos e o juiz já entendeu que não houve dolo, nem má fé. Há um prazo para o recurso e estou convicto de que serei isentado de qualquer responsabilidade”, declarou.

Notificada por mancha no Velho Chico, Chesf garante que vem procurando apurar causas do fenômeno

mancha no rio sfA Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) se posicionou acerca de uma estranha mancha que surgiu nas águas do Velho Chico, no Reservatório de Xingó. Por meio de nota, a Chesf ressaltou que desde o último dia 9 de abril vem interagindo com órgãos ambientais e de pesquisa, monitorando a mancha – conhecida cientificamente como Ceratium furcoide – e procurando apurar as causas mais prováveis e minimizar os efeitos desse fenômeno.

A Chesf tem enviado relatórios e laudos de análises para as diversas instituições, bem como tem participado de reuniões institucionais, a exemplo das reuniões com os órgãos ambientais e com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, na busca de soluções para resolver o problema”, diz a nota.

Nesse sentido a Companhia e o Operador Nacional do Sistema (ONS) vêm implantando operações de pulsos de vazão com o objetivo de diluir a mancha. Tais operações vêm surtindo efeitos, com diminuição gradativa da dimensão e densidade da mancha. Porém, até o momento ela não se dispersou por completo.

Informamos ainda que o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) enviou para a Chesf um auto infração por entender que a empresa contribuiu para o desequilíbrio, resultando no aparecimento da mancha. A Chesf irá responder à Notificação emitida pelo IMA dentro dos prazos legais”, fecha a nota.

Petrolina se deteriora aos olhos do poder público e de uma cidade calada


IMG_1944
Esta imagem de um canteiro deteriorado é na orla de Petrolina, cartão postal da cidade. Fica exatamente em frente ao restaurante Barretus Grill.

Pela orla inteira várias imagens como essas vão se repetindo. Pela orla, apenas não, pela cidade inteira.

Não é possível que na prefeitura inteira não exista alguém que veja que a cidade está se acabando em deteriorização. Nem pedimos grandes obras, já que isso é realmente coisa de um passado glorioso e que não se tem mais competência para realizações desse tipo. Agora, só se tem obras federais que o município chama de suas; se apropria para esconder a própria incapacidade de produzir.

Seriam ações simples de reparo, conserto e cuidado com as vias públicas, praças e demais logradouros. É o simples cuidado com a cidade, que não se tem.

Em Petrolina, se acontece um acidente, um carro ou moto quebra um meio fio, uma calçada…Pronto, nunca mais aquele local será consertado.

Nenhum lugar que se tenha gelo baiano, e que um acidente já tenha sido registrado, recebe manutenção. Na rotatória da orla, próximo à subestação da Celpe, os gelos baianos estão soltos há anos e ninguém toma uma providência.

O ex-prefeito Augusto Coelho dizia, quando estava no exercício do mandato, que secretário seu tinha que “arruá” – que significa ir pra rua, olhar para a cidade, zelar dela, gostar dela.

Os secretarios municipais de Petrolina deveriam pedir ao chefe, que é oftalmologista, que lhes concedam uma consulta, pois não estão enxergando.

Aliás, melhor que o prefeito também peça ajuda a um colega, pois também não consegue enxergar os problemas da cidade. É a treva!

Jovens são encaminhados à delegacia após serem flagrados com quase 100 gramas de maconha na Ilha do Fogo

maconha ilha do fogoSeis jovens foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Petrolina após serem flagrados com maconha na Ilha do Fogo, entre Petrolina e Juazeiro, no início da tarde de ontem (26).

A ação contou com a participação do efetivo do Gati, da Rocam e Canil – do 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM) – e teve o objetivo de coibir o tráfico e o consumo de entorpecentes no balneário, que ainda encontra-se sob responsabilidade do Exército Brasileiro.

Conforme o 5º BPM, 58 pessoas foram abordadas, sendo seis delas flagradas com maconha. Os detidos estavam com 18 petecas da erva, totalizando 92 gramas.

Foram encaminhados à DPC Pedro Henrique Oliveira Santos, de 19 anos; Everton Chavier da Silva, Wanderson Gabriel Vieira do Nascimento, Luan Jhonatan Oliveira, todos de 18; Jorge Luiz Furtado Gomes, 19; e um menor de 16 anos.

Outras ações semelhantes devem ser realizadas pela polícia na Ilha do Fogo nos próximos finais de semana. (foto/divulgação)

13ª Medalha Lucila Angelim faz homenagem a mulheres que construíram história de Salgueiro

SAL1-800x534Como parte da programação pelos 151 anos de emancipação política de Salgueiro (PE), no Sertão Central, foi realizada ontem (26), na Câmara de Vereadores, a 13ª edição da Medalha Lucila Angelim. A honraria presta uma homenagem às mulheres que contribuíram com a história do município.

Na categoria Pessoa Física, quem recebeu a Medalha foi a professora Maria Alinita de Veras Santos, indicada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), por trabalhos prestados na área da educaçãoo.

Receberam a medalha, na categoria Instituição, as irmãs da Congregação das Carmelitas da Caridade de Vedruna, com um histórico de 28 anos de atuação, em Salgueiro, acolhendo jovens aspirantes à vida religiosa e formando lideranças. A indicação foi feita pela Sociedade São Vicente de Paulo.

O prefeito Marcones Libório da Sá fez a entrega da medalha às homenageadas. A comenda foi criada pela lei nº 1379/2002, ainda durante a gestão de Creuza Pereira, com a proposta de reconhecer a importância da mulher na sociedade e ações coletivas voltadas para a superação do preconceito e da desigualdade de gênero. Lucila Angelim foi professora da rede estadual de ensino de Pernambuco, a primeira mulher eleita vereadora, em Salgueiro, e gerenciou a Supervisão Regional de Educação, durante 16 anos. O evento de ontem contou com a presença de representantes do governo municipal, além de diversas outras autoridades.

Artigo do leitor: Uma afronta aos pernambucanos

energia caraNeste artigo, o professor da UFPE e colaborador do Blog, Heitor Scalambrini Costa critica duramente os consecutivos aumentos na tarifa de energia elétrica em Pernambuco, quando a concessionária responsável pelo setor (Celpe/Neonergia), deveria ao menos melhorar a qualidade do serviço oferecido à população.

Confiram a íntegra do artigo:

É uma afronta aos pernambucanos, que sofrem com o precário serviço de fornecimento de energia elétrica, os benefícios tarifários concedidos à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acaba de anunciar novo reajuste ordinário – a contar a partir de 29 de abril próximo. Para os consumidores residenciais, o reajuste foi de 11,19%, e, para as indústrias, de 10,91%.

Estes reajustes só são possíveis devido às “facilidades” incluídas no contrato de concessão (também chamado de privatização). Ao calcular o reajuste, a Aneel considera os custos que a empresa teve, incluindo custos típicos da atividade de distribuição sobre os quais incide o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), e outros custos que não acompanham o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais. O IGP-M, índice adotado, apresenta valores superiores ao índice oficial da inflação, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Portanto, está nos contratos de privatização a “armadilha” que torna os aumentos nas contas de energia tão exorbitantes. Neste modelo as concessionárias nunca perdem. Na realidade, ganham sempre, pois é um modelo de “capitalismo sem risco”.

O caso da Celpe é emblemático. A própria Aneel mostra que, desde 2011 quando começou a ser divulgado, o Indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC) da Celpe só tem piorado. Ou seja, cai a qualidade do serviço e o consumidor é penalizado com aumentos devido às “facilidades” contratuais para a sua concessão.

Ano                             DGC               Classificação

2011                            0,67             4º lugar (entre 33 distribuidoras)

2012                            0,84             16º lugar (entre 35 distribuidoras)

2013                            0,99             24º lugar (entre 35 distribuidoras)

2014                            1,11             27º lugar (entre 36 distribuidoras)

Some-se o fato de que novas “facilidades” podem ser criadas – como é o caso, neste ano, da instituição das bandeiras tarifárias (no caso da bandeira vermelha, com previsão para todo o ano de 2015, representa um acréscimo de 8,5 % em média na tarifa), cujos valores arrecadados vão direto para os caixas das distribuidoras. Segundo estimativas da Aneel, as distribuidoras devem arrecadar cerca de R$ 18 bilhões este ano. Estas empresas ainda pleitearam e receberam um reajuste extraordinário nas tarifas, que no caso da Celpe correspondeu a mais um aumento de 2,2%. E, agora, soma-se mais este reajuste ordinário.

Os afrontosos aumentos nas tarifas de energia elétrica, atividade essencial, não deveriam ser concedidos sem que, ao menos, se levasse em conta a qualidade do serviço oferecido. Em recente pesquisa popular realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), os próprios usuários dos serviços da Celpe atestaram que costumeiramente falta energia em suas residências. De 624 entrevistados, 555 (89%) consideram comum a interrupção de energia.

Como fica claro, pelos dados oficiais, a deterioração dos serviços prestados à população pernambucana, os aumentos nas tarifas se tornam uma recompensa a ineficiência. Um estímulo para o “quanto pior o serviço, maior o custo para o consumidor”.

Precisamos de respostas a esta situação esdrúxula. Não se pode admitir que a empresa continue a ter reajustes em suas tarifas sem que se tenha no mínimo uma contrapartida na melhoria dos serviços prestados.

Heitor Scalambrini Costa/Professor – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Arte versus vandalismo

muro compesa (2) 2muro compesa (1)Uma parte do muro da Compesa em Petrolina, nas imediações da Avenida Tancredo Neves, Centro da cidade, vem sendo alvo de práticas do bem. Do bem e também do mal.

No mesmo espaço, as pichações dos vândalos estão por toda parte. Mas felizmente não é só isso que se vê por lá.

A arte dos grafiteiros, felizmente, se faz presente e chama atenção de quem passa pela área. E chama muito mais atenção do que os atos dos pichadores, que nem deveriam ser chamados de cidadãos.

Salgueiro faz história e vai disputar com o Santa a final do Campeonato Pernambucano

11195481_10153176868676893_2028538282_nO Salgueiro faz e entra para a história do futebol do estado. Pela primeira vez uma equipe do interior está na final do Campeonato Pernambucano. E com mérito.

O Carcará do Sertão ganhou a primeira contra o Sport por 2×0, no Estádio Cornélio de Barros, e empatou a segunda partida em 1×1 em plena Arena Pernambuco, no Recife.

O Salgueiro vai disputar a final contra o Santa Cruz. O time do Carcará agora não representa mais apenas sua cidade, mas todo o interior pernambucano. Nosso aplauso e reconhecimento. (Foto: NE10)

Lixo acumulado em rua vizinha a AME do Pedra Linda incomoda comunitários

Pedra Linda lixo AMENo bairro Pedra Linda, em Petrolina, a sujeira acumulada nas imediações da unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) tem gerado reclamações na comunidade.

O lixo está localizado na Rua 3, vizinha à AME, e chamou atenção do vereador Edilsão do Trânsito (PSL).

Edilsão já solicitou à prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, a limpeza do local o mais rápido possível.

Mulher mata companheiro a facadas na zona rural de Juazeiro

FACAJuazeiro registrou mais um homicídio. Dessa vez, o fato aconteceu no distrito de Maniçoba, na zona rural do município, no final da noite deste sábado (25).

De acordo com informações do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ricardo Francisco da Silva, de 33 anos, que era natural de Cabrobó (PE), Sertão do São Francisco, recebeu vários golpes de faca.

A autora do delito seria sua própria companheira, identificada como Maria das Dores Conceição. Antes de falecer, Ricardo ainda foi socorrido ao Hospital Universitário (HU) de Petrolina, mas não resistiu aos ferimentos.

O corpo já passou por procedimentos cadavéricos no DPT de Juazeiro. Esse foi o 46º homicídio registrado em Juazeiro em 2015. A reportagem do Blog não foi informada se a autora do crime foi presa. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Evento prestigiado marca lançamento de revista em homenagem a Gonzaga Patriota

IMG_1951 IMG_1953Foi lançada na noite de ontem (25), na Câmara de Vereadores de Petrolina, a edição especial da revista ‘Movimmento Documenta’ que traz uma homenagem ao deputado federal Gonzaga Patriota.

A edição, intitulada ‘Gonzaga Patriota: Um Parlamentar a Serviço do Brasil’, dedica 40 páginas para contar a história do parlamentar socialista, através de textos e imagens.

Além da imprensa local, o evento também foi prestigiado por amigos e admiradores que acompanham de perto a atuação de Gonzaga. A revista Movimentto é uma publicação da Attiva Editora, que tem sede no Recife (PE) e circula mensalmente em todo estado de Pernambuco.

Após duras críticas de vereador, IPA afirma que pipeiros começaram a ser pagos

Carro pipa_640x425/divulgaçãoEsta semana o vereador Ronaldo Cancão, líder da oposição na Casa Plínio Amorim, bateu duro no Governo de Pernambuco em relação ao atraso de oito meses no pagamento dos mais de cem pipeiros que abastecem a zona rural de Petrolina.

Mas em nota divulgada a este Blog, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), responsável pelo serviço, esclareceu que o estado já retomou o pagamento dos profissionais, e não somente no município. Confiram a nota na íntegra:

O Instituto Agronômico de Pernambuco- órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma agrária – esclarece que retomou o pagamento dos pipeiros não só de Petrolina, mas de todo o Estado, desde o mês de março, seguindo o calendário que foi amplamente divulgado pelos escritórios junto aos profissionais que prestam o serviço. 

Em março foi paga a folha de outubro e os resíduos existentes. Em abril, com o depósito efetuado na última quarta-feira (22), os pipeiros receberam duas folhas de pagamento referentes aos meses de novembro e fevereiro.

De acordo com a programação estabelecida, serão pagas duas folhas por mês. Desta forma, em três meses tudo estará regularizado.

O IPA esclarece, ainda, que se algum pipeiro não recebeu deve procurar o escritório regional do IPA para regularizar a documentação.

Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA

Produtores do N-6 comemoram chegada de caminhão para escoamento de frutas

5e43e4706dbe52081ad10658a1df375eOs produtores do N-6 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina, fizeram festa durante a entrega de um caminhão que vai ajudar no transporte das frutas produzidas na região. O veículo, no valor de R$ 167.790, foi adquirido com recursos de emenda individual do deputado federal Fernando Filho (PSB).

Além de entregar o veículo, o deputado ainda se comprometeu em colocar mais uma emenda no valor de R$ 25 mil para o término da fábrica de doces da localidade. “Os perímetros irrigados são ocupados, em sua maioria por pequenos produtores, que plantam em unidades com menos de 20 hectares. Mais de 90% estão dentro deste perfil, por isto o caminhão é fundamental para o escoamento da safra“, afirmou Fernando Filho.

Menores de 14 e 15 anos são apreendidos com maconha em Senhor do Bonfim

drogaadolescentesUma equipe do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Senhor do Bonfim, norte da Bahia, apreendeu na tarde de ontem (25) dois menores – um de 14 e outro de 15 anos – com uma quantidade razoável de maconha.

A erva, pronta para o consumo, estava distribuída em três trouxinhas. Os jovens foram abordados na entrada da cidade e se surpreenderam com a ação. Eles foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil (DPC) para as medidas cabíveis.

Depois de denúncia no Blog, estudantes mobilizam-se e garantem limpeza no curral da Univasf

11156791_782309008551161_549636289_nO cenário encontrado agora no curral da Univasf é bem diferente daquele mostrado recentemente pelo Blog. Esta semana estudantes de zootecnia e veterinária do campus de Ciências Agrárias cobraram providências da instituição quanto ao abandono do curral onde ficam as vacas holandesas.

E pelo visto a cobrança surtiu efeito positivo. Em contato com o Blog, o estudante Breno Ramon comemorou as melhorias e disse que após muito trabalho, os estudantes conseguiram limpar parte o estabelecimento.

Venho agradecer pela reportagem denunciando o descaso do Curral da UNIVASF. Porque se não fosse isso não iriam dar a menor importância dos alunos reclamando. Mesmo com tantos alunos trabalhando o dia inteiro só conseguimos limpar 1/4 das fezes”, disse em e-mail.

Polícia Militar forma centenas de alunos no Proerd em Juazeiro

formação proerdO Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), formou 350 crianças dos quartos anos, das Escolas da área de atribuição administrativa da 75ª CIPM: José Pereira da Silva, Dinorah Albernaz Melo Da Silva, Maria Franca Pires, Pro-Menor, Centro Social Urbano, Luiz Cursino, Escola Celso Cavalcante,  Centro De Educação Infantil Primavera e da Escola Teresinha Ferreira Oliveira, todas em Juazeiro.

As aulas foram ministradas pelo Cb PM-Proerdiano Rubenildo Almeida dos Santos, com o objetivo de eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens, além de prevenir comportamentos violentos por parte das crianças. Os estudantes aprenderam, ainda, a cantar de forma respeitosa o Hino Nacional Brasileiro, participaram de brincadeiras e receberem medalhas e brindes.

O Proerd, que é aplicado em mais de 50 países, tem como objetivo educar as crianças e adolescentes através do modelo sólido de tomada de decisão, para que não ingresse no mundo das drogas, com aplicação de currículos para quartos e sétimos anos do ensino fundamental, assim como para os pais das crianças. (fotos/divulgação)

Serrita: Primo do atual prefeito será candidato da oposição em 2016

muni_serrita_1-300x176A disputa eleitoral de 2016 promete ser mais acirrada do que a esperada em Serrita, no Sertão pernambucano. Isso porque o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) escolheu como candidato da oposição o ex-prefeito Maviael Sampaio Filho ‘O Viel’ que também é primo do atual gestor Carlos Cecílio.

De acordo com informações repassadas ao Blog, outro nome escolhido pelo partido é o de Dr. Esmeraldo que será o candidato do partido a vereador. Com a confirmação dos nomes, as costuras rumo a 2016 já começam a aquecer as rodas políticas na capital do vaqueiro.

Após denúncia no Blog, Secretaria de Infraestrutura promete recolher lixo e pneus abandonados em bairros de Petrolina

Após o Blog publicar duas matérias – uma sobre pneus abandonados no bairro Santa Luzia, zona norte de Petrolina, e a outra sobre lixo e entulho em um terreno no bairro KM-2 -, a assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura enviou nota ao Blog na qual informa que as devidas providências serão tomadas para sanar os problemas destacados nas matérias. Acompanhe a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, informa que juntamente com a secretaria de Ordem Pública está realizando trabalho de identificação de terrenos públicos para o descarte de restos de construção e poda, nesse sentido, cinco bairros já contam com essa área, que tem o lixo recolhido pela Infraestrutura semanalmente e  será incluído na programação o bairro KM-2, onde um terreno entre as ruas Governador Paulo Guerra e Rua Grande Otelo está servindo de depósito de lixo e o bairro  Santa Luzia, onde cerca de 40 pneus foram deixados na Avenida 12.

A fiscalização também é realizada diariamente pela Ordem Pública. O trabalho de identificação irá continuar por demais bairros. Vale salientar que o recolhimento da coleta domiciliar de lixo é feito pelo menos três vezes por semana em cada bairro, quanto a situação de descarte irregular de resíduos a população pode entrar em contato com a secretaria de Ordem Pública pelo telefone (87) 3862.9020, para informar sobre a situação e a secretaria  adotar as devidas providências.

Ascom/Seinfram

%d blogueiros gostam disto: