óticas carol
river
saae

Projeto apresentará em Petrolina ‘cult movies’ consagrados pela crítica

Cine Raiz programação Setembro 2014O projeto ‘Cine Raiz/Cine Clube’ trará neste mês para Petrolina a Mostra CultClassic, formada por filmes que são sucessos de crítica e nem sempre de público.

Idealizado pela Associação Raízes, o projeto  brindará os fãs  dos clássicos cinematográficos. As sessões acontecem a partir das 18h, no Espaço Cultural Janela 353, que tem capacidade para 60 lugares.

Os convites são entregues a partir das 17h30 na Rua Antonio Santana Filho, 353, Centro da cidade , ao lado do Colégio Maria Auxiliadora. O projeto tem o apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco

A programação é a seguinte:

Dia 6/9 - Acossado (ano 1959/FRA – Diretor: Jean-Luc Godard)
Sinopse: Após roubar um carro, Jean-Paul Belmondo ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Jean Seberg, uma estudante americana, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem.]

Dia 13/9: Depois Daquele Beijo (Blow Up) – ano 1966/ITA – Diretor: Michelangelo Antonioni
Sinopse: David Hemmings é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos.

Dia 20/09: O Homem da Linha (ano 1985/HOL – Diretor: Joe Stelling)
Sinopse: Clima de tensão e claustrofobia a partir da obsessão de um homem solitário por uma mulher. Ele vive isolado numa estação de trem, praticamente deserta, onde uma viajante desce desavisadamente, pensando ser seu ponto de chagada.

Dia 27/09: O Encouraçado Potemkin (ano 1925/URSS – Diretor: Sergei Eisenstein)
Sinopse: Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin, quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.

No segundo debate na TV, Dilma e Marina deixam Aécio em segundo plano

dilma marina e áecioO segundo debate presidencial destacou-se pela polarização entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). Fizeram perguntas uma para a outra e relegaram Aécio Neves (PSDB) a um plano inferior. O tucano tentou até o fim se destacar dos nanicos e polemizar com Dilma, mas com pouco sucesso. Não lembrou de Marina, que o ultrapassou nas pesquisas, salvo no último minuto. Tarde demais.

Aécio repetiu a dobradinha com Levy Fidelix (PRTB), usando o nanico como trampolim, mas o aero-trem não o levou a lugar algum.

O Pastor Everaldo (PSC), que tanto defende a família tradicional, teve que explicar que se separou da primeira mulher, ao negar a acusação de agressão a que responde na Justiça. A pergunta o pegou com a guarda baixa.

Eduardo Jorge (PV) perdeu o efeito surpresa do primeiro debate. Deu o tom geral do evento com a frase “não tenho nada a ver com isso”. Entre mortos e feridos, ninguém se salvou. Nada que ocorreu tem potencial para mudar os rumos da corrida presidencial. É bom para quem está na frente: Dilma e Marina. (Fonte/foto: Estadão)

barretus

Único representante do Movimento rede Sustentabilidade em PE, Roberto Leandro quer engrossar luta por preservação do Velho Chico

Roberto Leandro2Único representante do Movimento Rede Sustentabilidade em Pernambuco, o candidato a deputado federal pelo PV, Roberto Leandro, quer levar ao Sertão do estado a mesma mensagem que já vem propagando na Região Metropolitana do Recife (onde tem suas bases eleitorais). Em visita ao Blog na tarde de hoje (1), ele afirmou que a ideia essencial do movimento é dar novos rumos ao país.  “Somos parte de um amplo movimento que almeja por mudanças e, com essa motivação, nos organizamos na forma de um partido novo que tem como desafio ser um espaço de inovação no sistema político brasileiro”, explicou.

O Rede Sustentabilidade nasceu como partido político, mas teve seu registro impedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A atual candidata à presidência pelo PSB, Marina Silva, é uma das principais personagens na implantação do movimento.

Leandro defende os princípios do partido, que  se baseiam no desenvolvimento sustentável, além da integração através das redes.

Ele explica que o movimento acredita na democratização dos meios de comunicação e no uso das tecnologias como forma de acesso da população à construção do movimento. “Temos o auxílio das novas tecnologias de informação e comunicação. Precisamos usá-las intensivamente em favor de idéias e da participação popular”, e completou, “a nossa proposta é o desenvolvimento unido: ecologia, economia, justiça social, ética”, disse.

Questionado sobre as propostas relacionadas ao Rio São Francisco, o candidato afirma que esta é uma preocupação de todos.  “É um assunto que pertence a todos, não só a essa região. O Rio, conhecido da Integração Nacional, é importante para várias cidades e estados do Brasil”, avaliou.

Leandro cita ainda preocupação com o Velho Chico após as obras de Transposição. “Nos preocupamos com a recuperação do São Francisco e outras fontes hídricas no pais. Vamos trazer Marina (Silva) aqui para Petrolina e Juazeiro e, junto com entidades e organizações, discutir a recuperação do Velho Chico”, prometeu.

História

Para quem ainda não o conhece na região, Leandro já foi presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, deputado estadual e atuou no fim da remuneração extra, paga aos parlamentares durante as convocações extraordinárias na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Foi gestor da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e, nessa missão,  coordenou a implantação do Sistema Estadual de Meio Ambiente. Junto com Marina, foi um dos fundadores do movimento Rede.

 

 

 

Não prestigiou

comitê geraldoAlguns dos principais nomes do PT de Pernambuco prestigiaram, na noite de ontem (31/8), a inauguração do comitê de campanha do vereador e candidato a deputado estadual, Geraldo da Acerola, no N-9 do perímetro Senador Nilo Coelho.

Estavam lá o deputado federal Fernando Ferro, que disputa reeleição e faz dobradinha com Acerola; também compareceu ao evento a ex-deputada Isabel Cristina, atualmente suplente do candidato a senador, João Paulo, além de nomes históricos do PT de Petrolina. Até o secretário municipal de Governo, Orlando Tolentino, apareceu por lá para falar em nome do prefeito.

Mas a ausência de uma liderança petista em Petrolina foi sentida: a do deputado estadual Odacy Amorim. Convidado para a inauguração, o parlamentar – que tenta renovar seu mandato à Assembleia Legislativa – não deu o ar da graça. Coincidência ou não, Acerola fez declarações à imprensa, incluindo este Blog, reprovando sutilmente a opinião de Odacy, de que ele deveria adiar seu projeto, já que levou tanto tempo (20 anos) para conquistar uma vaga de vereador na Casa Plínio Amorim. Há quem diga que o deputado não gostou muito do que andou ouvindo do colega. (Foto/divulgação)

Estudantes mobilizados para 8ª Olimpíada de Matemática de Petrolina

OMMP 2014Estudantes do 5° ao 9° anos do ensino fundamental  e da 3ª e 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) já estão mobilizados para a 8ª edição da Olimpíada Municipal de Matemática de Petrolina (OMMP), promovida pela Secretaria de Educação.

O  objetivo, conforme a assessoria, é estimular e promover o estudo da disciplina entre os estudantes da rede municipal. As inscrições para a primeira fase já se iniciam amanhã (2) e vão até o próximo dia 13.

O calendário completo das atividades é o seguinte:

- 2 a 4/10/2014 – Entrega das avaliações da 1a fase;

- 2 a 13/9 – inscrições da 1ª fase (realizada automaticamente pela Secretaria de Educação);

- 8/10 – Avaliações da 1ª fase (realizada na própria escola, pelo professor do horário);

- 6/11 – Avaliações da 2ª fase (local a ser definido), ficando a organização, aplicação, correção e a divulgação dos resultados sob a responsabilidade da equipe de ensino da Secretaria de Educação.

Rogério Júnior comemora novo momento da Prefeitura de Santa Maria

Rogério JuniorDepois da nuvem pesada que rondou o início da gestão de Eliane Costa (PSL) na Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista (PE), o ex-prefeito Rogério Júnior (esposo de Eliane), começa a enxergar o horizonte.

Ao Blog, Rogério revelou que a fase das dívidas felizmente está ficando para trás. “O momento agora é de correr atrás de recursos”, comemora.

IF Sertão-PE abre seleção para cursos técnicos de 2015

cartaz ps 2015Começaram hoje (1) e vão até 9 de outubro as inscrições para os cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) com ingresso em 2015. São oferecidas 1.395 vagas, distribuídas entre os campi Petrolina sede, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista. Os pedidos de isenção poderão ser feitos até 11 de setembro.

As inscrições poderão ser realizadas pela internet no endereço (http://www.ifsertao-pe.edu.br/processoseletivo/) ou presencialmente, em cada campus. A taxa de inscrição é R$ 10 e deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no ato da inscrição.

As provas serão aplicadas no dia 16 de novembro, das 13h às 17h (horário local), e o resultado final será divulgado em 22 de dezembro.

Os cursos técnicos são oferecidos em três modalidades: Médio Integrado, para os concluintes do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental; Subsequente, para os egressos do Ensino Médio; e Proeja, para quem concluiu ou está concluindo o ensino fundamental ou 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na modalidade Médio Integrado, são 460 vagas para os cursos técnicos de Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática e Química. Para o Subsequente, são 750 vagas em Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Logística, Refrigeração e climatização e Zootecnia. No Proeja, são disponibilizadas 185 vagas para os cursos de Agroindústria, Edificações, Eletrotécnica e Informática. Os cursos do Médio Integrado e do Proeja possuem duração de quatro anos. Na modalidade subsequente são dois anos. Mais informações www.ifserao-pe.edu.br. As informações são da assessoria.

Sem serviço de banda larga, comunitário corneta operadora: “O que a Oi tem contra a Vila Eulália?”

OiInconformado pelo fato de a Operadora Oi ainda não ter disponibilizado o serviço de banda larga da internet para o bairro Vila Eulália, zona norte de Petrolina, o comunitário Antonio Araújo faz apenas um único questionamento: “o que a Oi tem contra a Vila Eulália?”.

Confiram:

Sei que a Vila Eulália tem maiores problemas e que outros bairros também tem problemas com a Oi, mas gostaria de entender o porquê da Oi não disponibilizar Velox para o bairro.

Há oito anos, quando fui morar no bairro, foi uma novela para conseguir transferir o telefone fixo, não conseguiam sequer achar a rua, e venho sempre tentado adquirir a Velox sem resultado.

Será que não tem mais moradores no bairro que gostariam de ter internet Velox em casa? Vejo várias casas com antena de internet via rádio, mas por que ter que pagar mais por menos velocidade com sinal que sofre mais interferência do ambiente?

Ou então, quando teremos outra opção de internet em Petrolina senão a Oi? Vale lembrar que nestas conexões via rádio provavelmente tem uma Velox do lado do provedor. Observar que os bairros Caminho do Sol e Pedra Linda possuem Velox. A Vila Eulália está no meio dos dois.

Antônio Araújo/Comunitário

Municípios do Agreste podem perder recursos da União se desrespeitarem Lei da Transparência

portal-da-transparenciaO Ministério Público Federal (MPF) em Garanhuns e Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) expediram recomendação à União para obrigar 40 municípios do Agreste a implementarem Portais da Transparência. Caso os municípios não cumpram a determinação, o MPF recomenda que verbas de convênios não sejam repassadas aos municípios. O prazo para o acatamento da recomendação é de 60 dias.

Em dezembro do ano passado, o MPF havia expedido uma recomendação conjunta com MPPE para que os municípios aderissem, após o prazo para adequação, mas diversas prefeituras não adotaram as providências necessárias.

O Portal da Transparência tem o objetivo de evitar danos ao patrimônio público, e atos de improbidade administrativa. Além da recomendação, houve ajuizamento de ações civis públicas, pelo MPPE, para garantir a implementação dos portais. As ações foram movidas contra os municípios de Inajá, Manari, Garanhuns, Lagoa do Ouro, Buíque, Tupanatinga, Águas Belas, Itaíba e Sertânia.

Os portais devem disponibilizar informações relativas às despesas pagas e receitas arrecadadas, licitações, contratos, convênios, quadros funcionais, servidores cedidos e temporários, despesas com diárias e passagens, planos de carreira, leis municipais vigentes e data de atualização dos portais.

Os municípios que fazem parte da área de atribuição do MPF/Garanhuns são: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha, Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Tuparetama e Venturosa. (Fonte: Ascom MPF/MPPE)

Utilidade pública: Jovem sai de casa para negociar um carro e desaparece há três dias

DanielFamiliares de Daniel Andrade Rolenberg Batista (Foto), 31 anos, não escondem a aflição desde a manhã da última sexta-feira (29/8). Foi exatamente nesse dia que ele foi visto pela última vez saindo de casa, no bairro Castelo Branco em Juazeiro, às 7h, para fazer algumas cobranças e negociar um automóvel, segundo informações de uma amiga. Desde então ninguém teve mais notícias do paradeiro dele.

Mais conhecido por Daniel ‘Expresso do Leite’, ele dirigia um Fiat Grand Siena, cor branca, placa OLF-6644. Familiares e amigos já fizeram buscas em hospitais e no IML, mas  até o momento nenhuma informação foi obtida. Segundo informações repassadas agora à tarde ao Blog, a polícia teria encontrado o carro de Daniel numa estrada entre o distrito de Rajada e o povoado de Pau Ferro, na zona rural de Petrolina. Daniel estava casado há nove meses e residia em Juazeiro.

Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Daniel Expresso do Leite, pode ligar para 87-8808-9931 ou entrar em contato com a Delegacia da Polícia Civil de Juazeiro, onde o caso foi registrado.

Durante encontro na Fazenda Milano, Cappellaro é elogiado por Jarbas

cappellaro em encontro_640x427Um encontro que discutiu os novos modelos de reforma agrária para o Sertão do São Francisco, realizado no último final de semana, reuniu na Fazenda Milano, em Santa Maria da Boa Vista, autoridades locais e estaduais. O evento partiu do vice-prefeito de Santa Maria da Bo Vista, José Gualberto.

Compuseram a mesa o senador e candidato a deputado federal, Jarbas Vasconcelos (PMDB), o candidato a estadual Vilmar Cappellaro, a deputada estadual e candidata à reeleição, Terezinha Nunes, e o atual presidente da Cooperativa dos Agricultores da fazenda Milano, Argemiro Souza.

Empresário bem sucedido no ramo da fruticultura, Cappellaro ressaltou, na ocasião, que “todo modelo que venha a ser benéfico para a sociedade é bem-vindo, ainda mais quando envolve a agricultura, a terra e a cultura da subsistência”.

O candidato destacou também que a necessidade de aumentar o número de trabalhadores e valorizar o trabalho do homem do campo, são necessárias. “É preciso mais. Além de um novo modelo de reforma agrária, o governo deve ensinar a população a conviver com a seca”, afirmou.

Conhecimento

Jarbas argumentou que o conhecimento de Cappellaro no setor seria importante na Assembleia Legislativa para colaborar com a região. “Vilmar Cappellaro conhece muito sobre essa área de sequeiro, ele é agricultor e sabe os problemas da região, da agricultura, o problema da água. Obtendo mandato, o povo confiando nele, ele irá fazer um bom trabalho“, afirmou. Também estiveram presentes no encontro trabalhadores da fazenda, professores e filhos dos trabalhadores da Milano.

Na sexta (29), Cappellaro ainda participou da 54ª festa dos Vaqueiros de Jutaí, zona rural de Lagoa Grande. (Fonte/foto: Assessoria/divulgação)

Prefeitura confirma que assumirá alunos da Casa da Criança

casa da criança_640x457Os 300 alunos atendidos pela Casa da criança, entidade vinculada à Apami, devem mesmo ser assumidos pela Prefeitura de Petrolina.

Por orientação do prefeito Julio Lossio, a coordenadora do Programa ‘Nova Semente’, Mônica Couto, esteve na sede da Casa da Criança para se inteirar do perfil dos alunos da instituição. Ela levantou uma série de informações, a exemplo de idade, série, e bairro onde moram.

Segundo a coordenadora, os dados servirão para que os alunos sejam mais bem distribuídos na rede de educação municipal.

Mônica Couto reforça ainda que, após o reconhecimento do histórico escolar e de moradia das crianças assistidas, uma reunião será agendada com os pais dos alunos para informá-los sobre qual será o novo destino dos filhos. “Queremos tranquilizar as mães e dizer que o prefeito Julio Lossio nos solicitou urgência para resolução desse caso e que nenhuma das 300 crianças ficará sem um local adequado para estudar, seja numa unidade Nova Semente ou Cemei“, concluiu. (Fonte/foto: Ascom PMP)

Em Senhor do Bonfim, prefeito confirma apoio a deputado Roberto Carlos

dr.correia e roberto carlos_640x480Em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, o deputado estadual e candidato à reeleição, Roberto Carlos (PDT), conquistou o apoio do prefeito da cidade, Dr.Correia.

Segundo o prefeito, “seria uma injustiça” apoiar outro candidato à Assembleia Legislativa da Bahia, diante dos serviços prestados pelo parlamentar a Senhor do Bonfim. Uma das ações foi a emenda de R$ 1 milhão, fruto de emenda individual de Roberto Carlos, para pavimentação de diversas ruas.

Não seria coerente apoiar outro candidato, uma vez que Roberto Carlos é um dos poucos que trabalha para levar obras para Senhor do Bonfim”, declarou Dr.Correia. (Foto: Assessoria/divulgação)

No encalço

armando monteiroPaulo Câmara5A semana será movimentada em Petrolina com a presença já confirmada d a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), e do ex-presidente Lula (PT) na cidade, nesta quinta-feira (4). O líder petista vem acompanhando o candidato a governador de Pernambuco, Armando Monteiro Neto (PTB), a vice Paulo Rubem (PDT) e a senador, João Paulo (PT), numa grande carreata.

Mas Petrolina não deve ficar sem um evento da Frente Popular no mesmo nível. O candidato a governador, Paulo Câmara (PSB), também deve aportar por aqui em breve. A data ainda não foi marcada, nem se a candidata a presidente, Marina Silva (PSB), virá. Mas a intenção é trazê-la.

Apami encerra hoje inscrições para o concurso 1º Outubro Arte

Cartaz Outubro Arte ApamiQuem deseja participar da primeira edição do concurso artístico ‘Outubro Arte’ da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) tem até hoje (1º) para fazer sua inscrição na Galeria de Artes Ana das Carrancas até às 20h. O evento faz parte da programação do Outubro Rosa realizado pela entidade filantrópica em parceria com o SESC Petrolina, TV Grande Rio e apoio de outras empresas e instituições.

As premiações para o 1º, 2º e 3º colocado serão respectivamente um tablet, celular e celular. Outros detalhes do concurso estão no regulamento que pode ser visualizado na Galeria de Artes Ana das Carrancas.

Câmara critica política de distribuição de recursos e afirma: “Não vou esperar o Governo Federal para ajudar prefeitos”

Aluísio Moreira 3A concentração de recursos por parte do Governo Federal voltou a ser alvo das críticas do candidato da Frente Popular ao Governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Segundo ele, a União praticou uma política perversa nos últimos anos, retirando verbas dos Estados e municípios. “Os municípios foram os principais atingidos, muitos quase faliram. Como governador, eu vou trabalhar em parceria para ajudar os prefeitos a desenvolver suas localidades. Não vou esperar pelo Governo Federal“, garantiu o socialista, na noite desse domingo (31), em Maraial, depois de participar de uma caminhada.

Câmara previu que a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, vencerá a disputa, e que ela tem o compromisso assumido por Eduardo Campos de rever o Pacto Federativo. Porém, ele explicou que terá como governador participação efetiva na defesa dos municípios. “Mostramos que o Estado pode ser estratégico nessa questão, como fizemos com o FEM, que salvou muitas prefeituras da falência e vai virar o política de Estado em nosso Governo“, exemplificou.

Câmara foi recebido, junto com seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB), foi recebido pela prefeita Marluce Santos (PSD) e pelo ex-prefeito Nia, que organizaram uma animada caminhada, que lotou as ruas da cidade. Em discurso, ao final do ato, o candidato se comprometeu a realizar um antigo sonho do município: pavimentar a estrada que leva ao Distrito de Sertãozinho. (fonte:Assessoria/foto:Aluísio Moreira/divulgação)

Prefeitura de Petrolina intensifica fiscalização em transporte escolar do município

IMG-20140816-WA0022A Prefeitura de Petrolina, por meio da EPTTC, realizou mais uma vistoria aos 135 veículos de transporte escolar da rede municipal. A frota passa por uma revisão rigorosa nos seus itens de segurança. A fiscalização é feita por profissionais da EPTTC, que verificam tacógrafo, cinto de segurança, suspensão, extintor, pneus, freios, faróis, alertas, entre outros itens para garantir a segurança no transporte dos alunos. Segundo a Secretaria de educação, esse serviço é feito periodicamente, a cada início de semestre escolar.

A diretoria de transportes também tem feito vistoria periódica, circulando toda semana nas comunidades onde os alunos são atendidos pelo transporte escolar do município. (Foto: Assessoria PMP/divulgação)

Candidato a estadual Marcelino Granja defende projetos para Sertão e fala em “reconhecimento” sobre apoio a palanques distintos

Marcelino Granja1Secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco na segunda gestão do ex-governador Eduardo campos, Marcelino Granja é o nome indicado pelo PCdoB para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Na série de entrevistas com candidatos a deputado estadual promovida pelo Blog, Marcelino reforçou suas bandeiras de luta, caso seja eleito em outubro, que passam, por exemplo, por projetos que visam à implantação de placas de energia fotovoltaica (solar) e a industrialização da agricultura irrigada no Sertão, além de um ramal da Ferrovia Transnordestina de Parnamirim a Petrolina.

Em relação ao cenário político, o candidato frisou que o apoio a palanques distintos – o de Dilma Rousseff (PT), no cenário nacional, e o de Paulo Câmara (PSB) no estado – deve-se, primordialmente a uma palavra valorizada pelo seu partido: o reconhecimento. A entrevista você confere amanhã (2).