TSE aprova registro de 33º partido político do país

por Carlos Britto // 11 de dezembro de 2019 às 12:40

Foto/reprodução

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite desta terça-feira (10) o registro do 33º partido político do país, o Unidade Popular (UP). Antes do UP, o último partido a obter registro tinha sido o Partido da Mulher Brasileira (PMB), em setembro de 2015. O país já teve 35 partidos em atividade, mas alguns foram incorporados, como o PRP, que se converteu no Patriota.

A nova legenda apresentou 497,2 mil assinaturas de apoio, divididas em 15 Estados. Segundo o TSE, preencheu os requisitos previstos em lei. O número do novo partido é o 80. Pelo entendimento do tribunal, o UP já poderá participar das eleições municipais de 2020.

Outro partido que deverá solicitar registro à Justiça Eleitoral no ano que vem é o Aliança pelo Brasil, de direita, lançado no mês passado pelo presidente Jair Bolsonaro. A criação do partido ainda depende da coleta de assinaturas e de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número escolhido para a nova legenda é o 38, alusão ao calibre de um dos modelos de revólver mais comuns. (Fonte: G1 c/TV Globo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários