2ª edição de projeto que recolhe cães do Campus Sede da Univasf para castração acontecerá nesta sexta

por Carlos Britto // 27 de abril de 2018 às 06:20

Cães soltos no campus da Univasf. (Foto: Arquivo/Divulgação)

A 2ª edição do Projeto ‘CastrAção’ acontecerá na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nesta sexta-feira (27), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina e o Hospital Veterinário Universitário (HVU). O projeto de extensão é vinculado ao Colegiado de Medicina Veterinária. Desde a última segunda-feira (23), cães errantes que circulam pelo campus sede da instituição estão sendo recolhidos.

A captura dos animais é realizada pelo CCZ, que faz o transporte para o HVU. Lá, é feita uma triagem com a realização do teste para leishmaniose. Os cães que não apresentam a doença são encaminhados à castração. Em seguida, estes retornarão ao CCZ, para o pós-cirúrgico. Após a recuperação completa, os animais serão colocados à disposição da comunidade para adoção responsável, e os que não forem adotados serão devolvidos ao campus sede. Os animais com teste positivo para leishmaniose serão submetidos a outros exames no CCZ para confirmar a ocorrência da doença.

Esta é segunda vez que o CastrAção acontece no campus sede. No ano passado, 12 cães foram castrados. Há também a previsão de que o projeto seja realizado no CCA, com data a ser divulgada posteriormente. A castração é um procedimento importante para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e para a redução do temperamento agressivo, no caso dos animais machos, além de conter o aumento da população.

De acordo com a estudante de Medicina Veterinária e monitora do projeto Keila Reis, esta ação é importante, pois é uma oportunidade dos cães serem adotados já castrados. “A ideia é reduzir o número de cães se reproduzindo, mas para isso temos que ter o apoio da comunidade acadêmica com ações simples, como não colocar comida para os animais, já que isso estimula a vinda de outros cães para o campus, além de fazer campanhas para adoção dos cachorros”, afirma Keila.

2ª edição de projeto que recolhe cães do Campus Sede da Univasf para castração acontecerá nesta sexta

  1. Gleide disse:

    Muito bom mesmo o que estão fazendo em prol dos cachorros,pois a castração é uma forma de evitar doenças e gestações. Petrolina tem muito cachorro e era mesmo preciso essa atitude de quem quer que seja…muito obrigada,gente!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários