1ª Convenção Nacional dos Produtores de Coco será realizada em Salvador

por Carlos Britto // 11 de janeiro de 2019 às 08:40

A 1ª Convenção Nacional dos Produtores de Coco será realizada na próxima semana – dias 17 e 18 – no Auditório Rosa Abreu da Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri). O encontro é promovido pelo Movimento Nacional dos Produtores em Defesa da Cadeia Produtiva do Coco. O evento reunirá empresários do setor e pessoas ligadas a essa cultura em dez Estados brasileiros. No dia 17, a convenção acontecerá das 9h às 17h; no dia 18, das 9h às 13h.

O evento debaterá sobre a grave crise da cocoicultura do país, que está afetando mais de um milhão de pessoas envolvidas na cadeia produtiva. Esta crise é catalisada pelas importações desenfreadas de produtos derivados do coco por parte de grandes indústrias brasileiras. Tais derivados importados de coco, possuem baixa qualidade nutricional e alto potencial de contaminação microbiológica porque são resíduos de baixo valor em seus países de origem.

O pior é que tais importações contam com a anuência das autoridades de diversas esferas de governo estaduais e federal. Essas indústrias contam com significativos benefícios fiscais concedidos em troca de ações de estímulo à produção local. No entanto, a realidade é outra. As industrias desativaram as unidades de extração e processamento e agora apenas reembalam a matéria-prima importada, adquirida a preços muito baixos, e é vendida no mercado brasileiro como sendo produtos fabricados no país, originado nas fazendas brasileiras.

Tal prática, força o preço pago ao produtor brasileiro a valores abaixo do custo de produção. Já o produto de exportação para países como EUA, usa matéria-prima brasileira extraída dos coqueirais brasileiros.

Associação

O evento culminará com a fundação da Associação Nacional dos Produtores de Coco (Aprococo), no dia 17, às 9h, no auditório da Secretaria de Agricultura da Bahia, entidade localizada à 4ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia. A instituição será vinculada à cadeia produtiva que irá desenvolver ações de regulamentação da qualidade dos produtos de coco junto às autoridades sanitárias brasileiras e de defesa do consumidor – entre outras.

1ª Convenção Nacional dos Produtores de Coco será realizada em Salvador

  1. J EVALDO D COELHO disse:

    “O Sindicato Nacional dos Produtores (Sindcoco) alerta que o coco ralado e a água de coco importados de países asiáticos, como Indonésia, Malásia, Vietnã, Tailândia e Filipinas, são de “baixa qualidade” e podem conter “fungos cancerígenos”. O alerta já foi feito pelo Sindcoco ao Ministério da Agricultura e à presidente Dilma Rousseff pelo senador Humberto Costa (PT/PE).

    Por incrível que pareça, o Brasil também compra em Sri Lanka e Costa do Marfim, na África, o coco ralado que adoça nossos bolos e quindins. Isso acontece principalmente entre junho e outubro, quando a produção do Nordeste diminui. Sem respeitar as mesmas exigências sanitárias e compromissos trabalhistas dos produtores brasileiros, os exportadores conseguem colocar o produto aqui com preços baixos, configurando uma concorrência desleal que inibe o crescimento da produção brasileira”.
    TUDO ISSO FOI ALERTADO A MUITO TEMPO, ESPERAMOS QUE AGORA SE RESOLVA O PROBLEMA…. AGRICULTORES DO VALE DO SÃO FRANCISCO ESTÃO AMARGANDO PREJUÍZOS E NADA FOI FEITO PELOS POLÍTICOS LOCAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…