11° Aldeia do Velho Chico movimentará Petrolina com 147 atrações

por Carlos Britto // 29 de julho de 2015 às 21:00

Intervencao -Creditos Romulo LimaA partir deste sábado (1° de agosto), o Sesc Petrolina dará início à programação do 11° Festival de Artes do Vale do São Francisco – o ‘Aldeia do Velho Chico’. Este ano nada menos que 147 atrações movimentarão a cena cultural da cidade, entre artistas locais e nacionais, no Teatro, Dança, Música, Artes visuais, Cinema e Literatura.

Considerado o maior acontecimento cultural da região, o festival este ano movimenta os municípios de Petrolina e Lagoa Grande, até o próximo dia 22, trazendo vários artistas da música, a exemplo de Tiê (São Paulo-SP), Rubi (São Paulo-SP), Ceumar (Itanhandú-MG), Coco Bongar (Olinda-PE) e a paraibana Cátia de França. Do cenário local, vários nomes também vão se apresentar, entre eles Fabiana Santiago, Gean Ramos, Samba de Véio e o Reisado do Lambedor.

Com grande parte da programação gratuita, destacam-se ainda as atrações teatrais “Eugênia – primeiro monólogo de Gisela de Castro” (Rio de Janeiro – RJ); “No Se Puede Vivir Sin Amor” – com o grupo Atores Rapsodos (Rio de Janeiro – RJ); e “O Fio Mágico”, do grupo Mão Molenga (Recife-PE). Essa edição traz também o espetáculo infantil “Nina”, o monstro e o coração perdido, e a intervenção Dança Contemporânea em Domicílio, ações do Palco Giratório/Projeto do Sesc Nacional de circulação de espetáculos.

De acordo com o coordenador do evento, Jailson Lima, o festival mobiliza cerca de 1.000 artistas e a expectativa é reunir um público estimado em mais de 70 mil pessoas. Jailson lembra que o projeto também conta com outras linguagens. “Teremos ainda exposições, performances, mostras de cinema, o mercado cultural, recitais e várias atividades formativas, a exemplo de palestras, bate-papos, lançamentos de livros, oficinas de capacitação para profissionais e oficinas de iniciação para alunos da rede pública de ensino”, acrescenta o coordenador.

O coordenador também adiantou que a abertura oficial continua sendo com o tradicional ‘Abre Alas pro Velho Chico’, que percorrerá do Sesc Petrolina até a Orla da cidade com um cortejo cultural. O festival será encerrado com o Virarte, a já conhecida maratona com 12 horas ininterruptas de atrações artísticas, na qual o público terá acesso a diversas experiências estéticas. Incentivar espaços para reflexões sobre a criação artística continua sendo uma das marcas do Aldeia. “No Tecendo Ideias, teremos 10 conversas sobre linguagens artísticas, para uma maior troca de experiências acerca de assuntos como curadoria, criação literária e a obra do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, a quem dedicamos uma semana inteira do festival”, concluiu Lima.

Lagoa Grande

Em Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, as ações vão acontecer em um palco montado no centro da cidade, além da programação especial na comunidade do Lambedor, e em Petrolina, nas dependências do Sesc, na Praça do Bambuzinho, no CEU Rio Corrente, no Café de Bule, em escolas públicas, na Ilha do Massangano e até nas águas do Rio São Francisco. A programação completa do Aldeia do Velho Chico pode ser encontrada no site www.sescpe.com.br/aldeiachico. Informações sobre inscrições e compra de ingressos poderão ser obtidas pelos telefones (87) 3866-7474 ou (87) 3866-7454. (fonte: CLAS Comunicação/foto: Rômulo Lima)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários